Sombra e ossos

Publicado por 5.4.21

 

Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

 

Autor(a): Leigh Bardugo | Editora: Planeta | Páginas: 288 | Ano: 2021


Alina, uma jovem órfã, que acredita piamente que seu destino era ser cartógrafa. Ok, ela não era das melhores e sabia disso, mas também não avistava qualquer possibilidade de ser útil de outra forma. Comum, singela e sem ambições, a jovem só queria seguir sua vida sem ser notada.

Maly, seu amigo de infância, demonstra ser completamente o oposto. O jovem órfão se destaca por onde passa, seja por sua aparência ou por seu trabalho impecável, digno de ser aplaudido por sua capacidade como rastreador. Não há o que ele não possa encontrar.

A jovem protagonista desta história, Alina, descobre no pior momento que tem poderes capazes de a tornarem uma lenda. O capacidade de conjurar o poder da luz, algo nunca visto antes, nem entre os Grishas mais habilidosos. 


"Por centenas de anos, a Dobra das Sombras tem feito o trabalho dos nosso inimigos, fechando nosso portos, sufocando-nos, tornando-nos fracos. Se você for uma verdadeira Conjuradora do Sol, então o seu poder poderia se a chave para abria a Dobra ou até mesmo destruí-la."


Darkling (acredito que pelo nome você consiga imaginar o que ele conjura, né?) é o oposto de Alina, um tanto quanto misterioso e com um poder imensurável. Sua aproximação com Alina é inevitável, a união dos dois ditará o futuro de Ravka. 

Os Grishas são conhecidos por seus poderes, sendo a maioria aprimorado, estudado e treinado desde muito cedo. Alina está um pouco atrasada em relação aos demais, mas seu poder é algo tão grandioso que não seria possível ignorá-la e mandar que retornasse para o seu trabalho como cartógrafa. 

Sabe aquele tipo de livro gostosinho de ler que faz com que você não sinta as horas passar? Sombra e ossos é capaz de lhe fazer mergulhar pelas páginas e lhe envolver ao ponto de não perceber o tempo voar. As aventuras de Alina, bem com a evolução dos personagens, é algo que desperta o interesse no leitor.


"Eu queria tão desesperadamente pertencer a algum lugar, a qualquer lugar. Estava tão ansiosa para agradá-lo, tão orgulhosa de guardar seus segredos. Mas nunca me preocupei em questionar o que ele realmente queria, qual seria sua verdadeira motivação."


Sabe o bendito triângulo amoroso? Sim, pode revirar os olhos caso não goste, mas tem um pouco neste livro. Acalme o coração, nada que se postergue ou cresça, é apenas um grão de areia no deserto, nada capaz de impactar no desenrolar da trama. Agora, se você é fã de triângulos, melhor não criar expectativas.

Através de uma narrativa ágil, com ação na medida certa e uma boa dose de magia, o leitor será imerso em uma realidade onde há uma linha tênue entre o bem o mal, onde relações de afeto e amizade podem salvar centenas de pessoas ou simplesmente mergulhar tudo na escuridão.




0 comentários

Comentários
0 Comentários