Daqui para baixo

Publicado por 9.2.21


Sinopse: Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.

Autor: Jason Reynolds | Editora: Intrínseca | Páginas: 354 | Ano: 2019

Sirenes pra todo lado, cada uivo cortando o barulho da cidade. Mas não os gritos. Os gritos sempre eram mais altos que as sirenes. Até que as sirenes. E esses eram os gritos para mais uma prática de violência no bairro de Will, um menino de 15 anos que sempre se viu presente nesse espaço, sempre recebia ensinamentos em casa de como deveria se comportar perante a sociedade, sobretudo, no seu bairro.

Os gritos e sirenes já eram comuns, claro que sempre doloroso, mas, quando é alguém pertencente a um vínculo familiar, é diferente, era o irmão de Will, com quem ele dividia quarto todas as noites. Se um sangue dentro de você corre dentro de outra pessoa, você nunca vai querer ver esse sangue correr fora deles.

Com todas as medidas já tomadas, a cena do crime isolada e o corpo de Shawn já embrulhado num saco e sendo carregado, Will se vê sem chão e sobe para sua casa, no oitavo andar, se tranca no quarto e, com a ajuda de um travesseiro, tenta abafar o som para não ouvir sua mãe chorar, o que ele também tinha vontade de fazer, mas não podia, pois, para essa situação, há três regras que nunca devem ser quebradas, são feitas para gente quebrada seguir.

O livro é composto em versos, esse estilo torna a história mais potente, fazendo com que as rimas e métrica que Reynolds construiu faça com que o leitor ficasse totalmente imerso neste mundo e se pegasse emocionado em alguns instantes emocionado e, com toda certeza, aflito, como eu fiquei! As descrições no livro são reais, só quem cresce em meio ao racismo e à desigualdade, sabe as realidades presente na obra.

Muitas pessoas não conseguem entender algumas atitudes perante alguns acontecimentos como esses, sobretudo, acontecimentos que envolvem violências. Pra isso, esse livro é uma dica importantíssima àqueles que querem ver mais de perto como funciona, infelizmente, a realidade de muitos jovens e adolescentes periféricos. Ainda que o autor não viva no Brasil, lembrem que as histórias se repetem em outros lugares também, até mesmo por aqui, ‘this is América’.

Daqui para baixo é um livro que deveria ser leitura obrigatória a todas as pessoas que não sabem como a realidade é vivida, sem todos os privilégios. Para que muitos possam parar de reproduzir alguns discursos meritocráticos e que ressoa totais privilégios que não são desfrutados por muitos. Jason deu uma grande aula com esse livro, houveram partes que precisei abrir a boca e começar a reproduzir os versos em voz alta, pois a vontade era só gritar para o mundo todo!


0 comentários

Comentários
0 Comentários