A guerra dos tronos

Publicado por 3.1.20


Sinopse: Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e a deixar seu posto em Winterfell para rumar à corte, onde homens fazem o que lhes convém, não o que devem... E onde um inimigo morto é algo a ser admirado.
Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam à distância.
Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. E nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão exilado na Rebelião de Robert planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.

Este livro faz parte da série As crônicas de gelo e fogo*

Autor(a): George R.R. Martin | Editora: Suma | Páginas: 592 | Ano: 2019

Acredito que você já tenha ouvido falar em Game of Thrones, se não pelos livros enormes então pela série de sucesso exibida pela HBO e que teve sua conclusão neste ano.

Fugi um pouco do costume e acabei assistindo toda a adaptação para TV antes de sequer me aproximar realmente da grande obra escrita por George R.R. Martin e posso dizer que não me arrependo, ao menos não me senti prejudicada por ter seguido esta ordem. Claro que determinadas ações não são mais surpresa, visto que há semelhança com a série televisiva, mas nem por isso perdem a grandiosidade. 

O livro Guerra dos Tronos traz ao leitor mais do que uma mera introdução à saga, pois não se limita a apresentar os personagens e criar ambientação. Esta obra vai muito além e logo de início já mostra que veio para envolver o público em sua trama bem desenvolvida.

O autor nos apresenta as principais casas do reino, desde a mais leal até a mais traiçoeira. As alianças precisam ser firmadas, assim como em qualquer sociedade, para que a sobrevivência e as conquistas se efetivem. Aos poucos o leitor saberá em quem deverá confiar, contudo não se queixe caso no meio do caminho perceba que estava do lado errado.

A casa Stark segue sendo minha preferida, ao menos por enquanto, vamos ver como a história transcorre. Assim como na série da TV, consegui desenvolver empatia por alguns personagens e para outros revirei os olhos. Desculpa aí Sansa Stark, mas ainda não somos amigas.

Antes de iniciar a leitura ouvi diversos comentários sobre a escrita deste autor, variando dos mais intensos elogios até as mais sofridas lamentações. Confesso que não vi problema algum com a narrativa desta história, ao menos o meu envolvimento foi tão intenso que sequer notei o tempo passar e não reparei em detalhes excessivos ou lentidão na narrativa.

Os personagens são o ponto alto desta trama. Todos ricamente desenvolvidos e dotados de personalidade única. Até o, aparentemente, mais sem graça se mostra marcante de alguma forma.

Sem dúvida alguma recomendo a leitura desta obra, principalmente aos que se interessam por um mundo repleto de disputa por poder, um dose de fantasia e muita intriga. Observar o desenvolvimento dos personagens logo neste primeiro livro já é algo a se admirar, imagino como será a sequência.




2 comentários

Comentários
2 Comentários
  1. Oooi!
    Eu vi toda a série, mas ñ li nenhum dos livros. Dá uma preguiça quando vejo o tamanho deles, mas você me deixou ansiosa para conhecer os detalhes que só os livros trazem.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro, mas acredita que eu ainda não li?
    Só ouço elogios sobre o autor.

    ResponderExcluir