Por que lutamos?

Publicado por 9.12.19


Sinopse: Este é um livro sobre feminismo através do olhar amoroso, da acolhida generosa, do entendimento de que este é um assunto de todas, todos, todxs nós. Não pretende ser uma bíblia do feminismo, mas sim, uma conversa, um abraço, um ponto de apoio, um boas-vindas pra quem acaba de chegar, um que bom que você está aqui pra quem já anda cansada de lutar. Escrito em tom de conversa, traz referências, sugere reflexões e desfaz o medo. 
Autor(a): Manuela D'Ávila | Editora: Planeta | Páginas: 160 | Ano: 2019

O feminismo vem ganhando cada vez mais espaço nas rodas de conversa, infelizmente ainda vejo muitas informações erradas sendo disseminadas. Ah como eu queria que estivéssemos em um momento mais calmo, onde fosse possível conversar, debater e compreender as diversas visões que as pessoas têm do mundo sem que houvesse necessidade de tomar cuidado. Cuidado para não causar mágoas, rancor, agressões, perseguições, etc.


"O machismo, afinal, é como uma piscina. Todas as pessoas estão se molhando. Algumas, apenas a sola dos pés, outras quase morrendo afogadas."

O livro "Por que lutamos?" chega em um momento conturbado da sociedade e se mostra como um diálogo sincero e sem rodeios, não se propondo a ser um manual que deve ser seguido, mas mostra através da escrita leve de uma mulher que assim como qualquer outra não nasceu sabendo de tudo.

Manuela D'Ávila é conhecida por seu posicionamento político, pelos seus mandatos bem sucedidos, pelo seu lado materno real e sem fantasia. Eu sou um pouco suspeita para falar sobre a autora deste livro, pois a admiro em diversos aspectos, contudo gostaria de lhe avisar que caso não goste tanto assim da Manu, ainda assim abra sua mente e se deixe envolver por sua escrita, mesmo que seja para ao final dizer que não concorda. 

Precisamos falar sobre feminismo. Não digo isso com o intuito de construir um grupo de militância, mas sim por perceber que ao meu redor ainda existem muitas mulheres que não sabem o que realmente significa ser feminista. 


"Dá pra pensar diferente em alguns pontos e até em muitos. A gente só não pode reproduzir esse ambiente, entre nós, de caça às bruxas que existe por aí."

Este livro lhe mostrará que é normal errar e que evoluir faz parte do processo de todo ser humano dotado de conhecimento. Ser mulher é algo incrível, mas que demanda um certo trabalho para garantir alguns direitos, assim como é importante olhar para o lado e perceber que outras minorias merecem direito à voz. 


A escrita deste livro é realmente muito fluida, leve, envolvente e sinceramente senti como se estivesse tendo uma conversa de pertinho com a autora, sem barreiras, de amiga para amiga.







6 comentários

Comentários
6 Comentários
  1. adorei conhecer esse livro! esse é um tema ainda muito atual e necessário para tds as mulheres

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, ainda não conhecia mas estou curiosa para ler, adoro esse tipo de assunto, é algo que deve ser muito valorizado sempre, nosso mundo!
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia mas é tão bom quando escritores, cantores ou atores falam sobre assuntos que existem na sociedade, sejam eles bons ou maus, é um abre olhos e corações à humanidade 🙏
    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  4. Estou DOIDA para ler esse livro. E concordo perfeitamente com você, infelizmente vivemos uma época de inflamação muito grande, eu mesma já fui muito "inflamada" para discutir certo assuntos. Mas o diálogo é sempre a saída. Ótima resenha!

    http://www.apenasfugindo.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bem interessante! Adorei a dica.

    O meu blog: https://celinaporai.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser interessante, valeu pela dica!

    ResponderExcluir