Por que devo ir à Bienal?

Publicado por 8.8.19


Difícil de acreditar, mas já se passaram dois anos desde a nossa queridíssima Bienal do Rio. Parece que piscamos e chegou o tão aguardado ano de 2019. Aquele ano em que todos os leitores cariocas aguardam ansiosamente, vem a aflição, as listas são intermináveis de livros pretendidos, a saudade de rever rostos conhecidos nos corredores da bienal.

As novidades deixam nossos nervos a flor da pele, sempre ficamos pensando qual será a novidade que as editoras estão preparando para nos receber. Ainda ficamos pensando em como estará o estande daquela nossa editora preferida.

Assim, para você que ainda tem dúvida ou para você que nunca foi à Bienal, separei 4 motivos pra te convencer a fazer um esforço e, quem sabe, aquele planejamento futuro.


Contato direto com o autor
Sabe aquele autor do seu livro preferido? Se ele for internacional e você tiver sorte, pode ser que ele esteja nessa imensa feira literária, mas se o seu queridinho é nacional, essa é a GRANDE HORA de você dar bastante amor em forma de carinhos (isso acontece quando não queremos matar, claro que na brincadeirinha). Ao mesmo tempo que ficamos felizes por encontrar aquela pessoa que, de certa forma, fez parte do nosso dia a dia, deixamos o autor feliz por estarmos o privilegiando.


Reencontrar amigos
Você deve estar se perguntando: “Como assim? Eu já vejo meu amigo todos os dias e irei com ele”. Aí que você se engana. Se tem uma coisa que é estabelecida durante a Bienal é amizade. Com certeza você sairá com alguns conhecidos das imensas filas de lá (se tem uma coisa que Carioca gosta é fila). Logo, eventualmente, você estará sempre reencontrando amigos e unindo tudo o que há de bom: literatura e amizade.


Eventos 
Além dos estandes nos três imensos pavilhões, possuem auditórios para que sejam realizados muitos eventos literários. E sim, a essência é a mesma, se não melhor, pois esse é o seu momento de aproveitar um clube do livro com seu amigo que você só consegue reencontrar a cada 2 anos. Diversos blogs se juntam e apresentam seu clube do livro dando enfoque a algum tema recorrente do ano ou fazem um clube totalmente temático. Ao final da conversa, você ainda pode garantir aquele brinde adquirido através do sorteio. Lembrando que esses encontros ocorrem, muitas vezes, com iniciativa do blog. Não é sempre que eles possuem um auditório ou coisas do tipo.


Meet and Greet
Tirando os eventos literários organizados pelos blogueiros, tem os espaços que são organizados pela própria Bienal (Arena Sem Filtro e Café Literário), onde são feitas mesas redondas num esquema de bate papo. Sendo você livre para comentar, perguntar, falar o que achou e como se sentiu. Cada espaço tem sua particularidade de temas. Logo, pode ser que você curta os assuntos que serão tratados apenas em um espaço ou de todos eles, isso vai do seu gosto pessoal. Já adianto que todos são ótimos e você pode sair de lá com uma bagagem grande de aprendizagem. Além disso, alguns deles tem a presença dos autores renomados nacionais e internacionais, já se imaginou bem pertinho e naquele bate papo gostoso com seu autor preferido (vamos combinar que ele nem precisa ser preferido também, né?).


Tem como não querer estar presente nessa grande e queridíssima Feira Literária? Como andam os preparativos de vocês para essa XIX edição? Conta aqui para a gente!


15 comentários

Comentários
15 Comentários
  1. Nunca fui na bienal do rio, eu sempre vou na de SP porque é mais perto de casa, mas morro de vontade de ir na do rio e dar uma de turista também hahahahahaha
    eu amo os encontros que a Bienal proporciona, eu conheço autores que eu amo e que acabaram virando meus amigos mas eu nunca tinha visto pessoalmente, conheço outras blogueiras e blogueiros, e claro, vou com duas malas pro evento, uma com livros pra autografar e outra pra encher de livros novos. Ansiosa pra chegar ano que vem hahahahahaha amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica ligada nos nossos stories que vamos atualizar geral que não pôde ir por lá. Tenha certeza que a experiência na Bienal do Rio é uma coisa surpreendente. Você adoraria.

      Excluir
  2. Nunca fui numa bienal e estou super ansiosa para participar da do meu estado, Pernambuco, e concordo que só por ter esse contato direto com um autor e outros blogueiros fazer ser uma experiência totalmente maravilhosa.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica atenta aos nossos stories que você ficará por dentro de tudo que acontecerá este ano. A Bienal do Rio é incrível e é uma experiência que deve ser vivida por todos!

      Excluir
  3. Oi Fabio, Bienal é tudo de bom mesmo, já fui em 2 em São Paulo e é uma experiencia incrível. Foco mais nos autores nacionais. No Rio não será possível ir, fica muito caro, mas um dia eu vou. Adorei o post.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eita, quem sabe um dia você não consiga? É uma experiência incrível! #VemPraBienal 😍

      Excluir
  4. Olá
    Ano passado fui em minha primeira Bienal, aqui em São Paulo. Infelizmente não tenho como ir na do Rio... Me resta aguardar ansiosamente pra 2020.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Não conseguirei participar da bienal esse ano, mas pretendo acompanhar o evento nas redes sociais. Concordo com tudo que disse! É um evento incrível para os amantes dos livros

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Se tem um evento que eu conto os dias pra chegar é a Bienal do Rio! Nem sempre consigo ir, infelizmente, mas sempre faço planos e tento ao máximo. Se tudo der certo, esse ano estarei lá! Adorei a postagem, concordo com todos os motivos e eles me deixaram ainda mais ansiosa!

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu quero muito ir numa Bienal do Livro, por enquanto ainda não consegui, mas amei seu post! Encontrar os amigos de longe, conhecer os autores, participar dos eventos e comprar livrinhos parece ser sensacional!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fabio, esse post seu quase me deu vontade de chorar. Ano passado eu fui pela primeira vez à Bienal de SP, e foi perfeito!!! Eu gostei muito mesmo. Eu me encontrei com velhos amigos, eu conheci amigos literários dos grupos do Whats, eu vi gente famosa, eu vi livros maravilhosos e me diverti TANTO!!! Nossa...
    Porém esse ano, por ser no Rio de Janeiro, meu marido não ficou muito tranquilo, e eu escolhi não ir pra não causar nada de mal a ele. hahahaha
    Tô tão triste!!!!

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho de leitora é ir a uma bienal, ainda não consegui realizar, mas espero que seja possível em breve. Fico em casa chorando vendo as fotos das pessoas lá hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim! Estou pensando em fazer um mega planejamento para a Bienal. Quero ver essa feira cheia e com geral lá! É sensacional demais, então todos merecem e devem ir! #VemPraBienal

      Excluir
  10. Quem mora fora do Rio e São Paulo só fica na vontade com eventos do porte da Bienal. Mas quem sabe um dia eu não possa ir.

    ResponderExcluir
  11. Oie, eu amo a Bienal demais! É uma oportunidade maravilhosa pra gente conferir um montão de coisa bacana. Eu infelizmente não irei esse ano porque no Rio é fora de mão, mas mal posso esperar por ir ao evento de 2020.

    ResponderExcluir