Vozes de Tchernóbil

Publicado por 31.7.19


Sinopse: "Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética , provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo. "
Autor(a): Svetlana Aleksiévitch | Editora: Companhia das letras | Páginas: 384 | Ano: 2016

Há algumas décadas um acidente nuclear mudou a vida de milhares de pessoas. Um incidente digno de ficar na memória da população mundial e despertar diversos alertas nas nações que se utilizam de tal meio para produzir energia.

"Em menos de uma semana, Tchernóbil se tornou um problema para o mundo inteiro."

Recentemente a HBO lançou uma mini série que explora o ocorrido naquele terrível acidente e como vidas foram impactadas pela falta de informação. Diversos momentos retratados realmente existiram, outros fizeram parte da ficção para atrair o público. 

"Antes de Tchernóbil, havia 82 casos de doenças oncológicas para cada 100 mil habitantes. Hoje a estatística indica que há 6 mil doentes para os mesmos 100 mil habitantes. Os casos multiplicaram-se quase 74 vezes."

Neste livro você terá a oportunidade de conhecer apenas o que realmente aconteceu na vida das pessoas atingidas por esta catástrofe. A autora se pautou em relatos, sem fantasias ou exageros, apenas as falas dos inúmeros personagens desta história.

A autora trouxe para as páginas deste livro algo digno de promovera empatia. A narrativa de cada personagem é distinta, pois cada um absorveu a tragédia de uma forma e com o passar dos anos puderam concluir de forma diferente o que acabaram vivenciando.

"Eu quero testemunhar , a minha filha morreu por culpa de Tchernóbil. E ainda querem nos calar. Dizem que a ciência ainda não comprovou, não há banco de dados."

Senti uma proximidade com cada narrador, é fácil ao leitor imaginar estar construindo um diálogo com cada um. Algumas perguntas começam a permear a imaginação de quem lê, mas nem tudo será respondido, lembre que até hoje, décadas depois do acidente, muita informação segue sendo ocultada.

"Dez anos se passaram. E é como se nada tivesse acontecido; se não fosse pela doença, eu teria esquecido..."

É uma leitura mais densa, carregada de dor, traumas, medos e insegurança, por este motivo acabei lendo em pequenas doses, intercalando com outras histórias mais leves ou totalmente ficcional. 




13 comentários

Comentários
13 Comentários
  1. faz tempo que tenho curiosidade em ler esse livro, depois de assistir a serie chernobyl da HBO fiquei ainda mais interessada nesse tema

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, o interesse também foi despertada após assistir a série.


    https://isabelcamaribe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que depois de ver a série sempre tive vontade de ler o livro tbm, adorei a sua opinião

    ResponderExcluir
  5. Parece uma ótima leitura, gostei que o livro narra uma história no ano que nasci

    ResponderExcluir
  6. Não tinha conhecimento do livro e já me despertou interesse. Parece ser muito bom, quanto a série, vou ficar de olho na HBO

    www.maedefases.com

    ResponderExcluir
  7. Conheço a historia, já vi um Documentário na tv, mas ler deve ter detalhes diferentes né, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  8. Eu li As últimas testemunhas da Svetlana, e tendo esta leitura como base imagino que As Vozes também deve ser um livro impactante e forte, a escrita dela nos coloca frente-a-frente com as vítimas de forma arrebatadora.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro tudo que for relacionado a esse acidente em Chernobyl sou a louca dia documentários e agora vou procurar esse livro pq realmente. Me interessei por essa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Vou procurar o livro para comprar. Eu ainda não pude assistir a série, mas ja assisti uma bem antiga e na época pesquisei bastante sobre Chernobyl. O acidente tem mais de 30 anos, é é incrível o impacto desta tragédia. Por ser uma leitura pesada, seguirei o seu conselho de intercalar livros. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, deve ser um livro com muita informação que foi escondida. Confesso que não consigo ler livros tão intensos, com histórias reais de algo tão trágico. Mas esse deve ser ótimo. É uma proposta maravilhosa poder ver um acontecimento sob perspectivas diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Eu já vi um documentario na tv, esse livro deve ter muitos detalhes . Gostei!

    ResponderExcluir
  13. Nao conhecia, mas ja achei interessante

    ResponderExcluir