Reinações de Narizinho

Publicado por 1.7.19


Sinopse: Reinações de Narizinho é o primeiro de uma série de livros que abriria as porteiras do Sítio do Picapau Amarelo para os pequenos leitores do Brasil. Com seu universo único e encantador, as aventuras que Narizinho, Pedrinho, Emília e tantos outros personagens vivem nos arredores do Sítio e no Reino das Águas Claras marcaram a história da literatura brasileira e consagraram Monteiro Lobato como o grande nome de nossa literatura infantojuvenil.
Autor(a): Monteiro Lobato | Editora: Companhia das Letrinhas | Páginas: 248 | Ano: 2019

Esta história me traz boas recordações da minha infância. Não lembro ao certo qual foi o primeiro livro que li na vida, mas sem dúvida alguma as obras do Sítio do Picapau Amarelo marcaram o início da minha trajetória como leitora.

Quando soube do lançamento desta nova edição, sob os cuidados da Companhia das Letrinhas, logo me empolguei com a possibilidade que reviver tais recordações, contudo senti um certo receio, pois agora já com um olhar mais crítico sobre assuntos como racismo e machismo poderia fazer cara feia para algumas cenas retratadas nesta obra.

Fui positivamente surpreendida. Esta edição carrega a história original de uma menina com uma grande imaginação, ótimos amigos e ambientes magicamente descritos, mas não deixou de lado o contexto histórico em que tal narrativa foi construída.

Diversas notas de rodapé, além de uma bela introdução, permitem que o leitor, seja ele novo ou não, evidenciar que algumas falas estavam de acordo com a época em que Monteiro Lobato criou sua grande obra, porém isso não significa que alguns resgates históricos sejam dignos de aplausos.

A língua afiada da boneca Emília permanece intacta, sua fala continua descontrolada em alguns momentos se monstra inconveniente, porém a nota de rodapé trará um puxão de orelha na personagem sem filtro.

Reinações de Narizinho traz o início de uma bela história de aventura, amizade e companheirismo. Neste livro há muita fantasia, reinos mágicos, príncipes e princesas, duques, viscondes e muita alegria. 

A jovem Narizinho, seu primo Pedrinho e os demais personagens do Sítio trarão uma leveza agradável para o seu dia, o levando a recuperar aquela imaginação que rolava solta em sua infância.

Caso você esteja pensando em ler para uma criança ou dar de presente para um pequeno leitor, pode ficar tranquilo. Como eu disse logo no início, esta obra vem completa, pois traz uma história divertida com observações importantes que instigam o leitor da mais variada idade.

Para ver mais detalhes sobre a edição é só dar uma passada lá no nosso Instagram @confraria.cultural.

7 comentários

Comentários
7 Comentários
  1. ah que nostalgia! li mt monteiro lobato na infância e amava!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. O livro é uma graça tem uma história bastante encantadora, a criança que ler esse livro vai gostar muito, pois o Narizinho é um personagem muito querido, gostei muito da sua indicação bjs.

    ResponderExcluir
  3. Amo as história de Monteiro Lobato, li Reinações de Narizinho com 7 anos, e fiquei encantada com a personagem que ja conhecia na TV. Amei o seu post.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Que dica legal :D eu adoro Monteiro Lobato faz parte da minha infância, vou comprar para meus sobrinhos ;)

    ResponderExcluir
  5. Na minha infância eu era louca pelo Sítio do Pica Pau Amarelo, porém quando cresci e descobri mais sobre o Monteiro Lobato e suas atitudes perversas, acabei perdendo um pouco o gosto... Entretanto, acho linda essa edição de Reinações de Narizinho!

    ResponderExcluir
  6. Olá Alessandra!
    Ahh que dição mais amorzinho, quando mais nova adorava assistir a série, mas não tinha o hábito de ler na época, o que as vezes me deixa bem incomodada rs' mas, faz parte da vida! Gostei de conhecer essa edição e é ótima para as crianças hoje, conhecer esse autor maravilhoso com histórias ótimas.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que capa mais linda! Quando penso em o sítio do picapau amarelo me lembro da série televisiva que eu adorava e de ir na biblioteca do colégio ler os exemplares, enfim, me recordo de momentos ótimos e sei que se colocasse a mão em um exemplar hoje em dia seria uma leitura repleta de nostalgia daquelas que aquecem o coração <3
    Adorei a sua resenha!

    Beijos,
    Andy StarBooks

    ResponderExcluir