Casa das estrelas

Publicado por 27.3.19



Sinopse: Ao longo dos anos, Javier Naranjo, professor e poeta colombiano, coletou definições que seus alunos do curso primário davam a palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos. Os pequenos verbetes, reunidos no grande sucesso Casa das estrelas, oscilam entre o poético, o lúdico, o melancólico e o revelador.

Autor/Organizador(a): Javier Naranjo | Editora: Planeta | Páginas: 144 | Ano: 2018

Já pensou em ler um livro baseado na visão que as crianças têm do mundo? Então eis a oportunidade de se conectar um pouco com toda pureza destes meninos e meninas tão espertos.

Em "Casa das estrelas" o leitor será apresentado a uma espécie de dicionário onde a definição encontrada para cada palavra foi pensada por seres criativos, um pouco confusos, mas muito sinceros.


A forma como foi organizado permite que a leitura transcorra de forma fluida e descompromissada, afinal o leitor tem a possibilidade a abrir em páginas aleatórias e se divertir sem se ver forçado a seguir alguma sequência.

O autor/organizador explorou sabiamente a inocência do público infantil e sua vasta imaginação, contudo é preciso ter em mente que nem tudo fará sentido, estamos realmente falando do ponto de vista de seres que ainda estão em construção e que por vezes compreendem as orientações e a própria vida de uma forma muito peculiar.

Preciso confessar que algumas definições me deixaram um tanto quanto surpresa e temerosa. Sabe quando você lê algo e tenta imaginar o perfil de quem está por trás daquelas palavras? Senti isso em diversos momentos, porém nem tudo que foi escrito remete à recordações repletas de alegria e abre portas para interpretações um pouco mais sérias.


Este livro foi desejado por mim por um bom tempo, o que obviamente serviu para me deixar com enormes expectativas. Finalmente a oportunidade de lê-lo surgiu e admito que rolou uma pequena frustração, nada que afete o envolvimento com a obra, mas por ter encontrado determinados trechos que não me empolgaram, aparentando ser apenas para preencher espaço.



10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Aaah eu preciso ler esse livro!
    Nossa! Deu uma curiosidade absurda só de ler essa resenha.
    Vou procurar pra dar uma conferida.

    Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Laila

    ResponderExcluir
  2. Resenha incrível!
    Fiquei curiosa para saber
    Mais sobre a história,
    Vou pesquisa-lo por aqui.

    ResponderExcluir
  3. ah eu ja vi esse livro, é uma graça, as crianças sao mt puras e criativas, é legal demais ver as definições deles

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Nossa que livro heim
    Fiquei emocionada sobre o que falaram de assassinato
    ´é quando tiram o melhor de uma pessoa´

    ResponderExcluir
  5. amei conhecer esse livro, e gostei muito pois mostra a inocencia e pureza das crianças

    ResponderExcluir
  6. Fiquei louca para ler pelos trechos que você colocou, apesar da sua pequena frustração.
    Achei a proposta do livro muito interessante, bem legal ver o ponto de vista infantil.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bacana esse livro e a proposta! Com certeza uma forma de conectar aos pequenos.

    ResponderExcluir
  8. Olá amore tudo bom ? Pelo que vi aqui em sua resenha e pelos trechos, esse livro me parece ser maravilhoso,daqueles que nos prende até o fim. Fique bem curiosa para ler

    ResponderExcluir
  9. A temática é show de bola...a mistura de sentimentos ao ler da curiosidade, pena que depois de tanta expectativa não gostou de uns trechos
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  10. لذلك ، نحن نعتبر أفضل الشركات في مستوى تقديم أفضل الخدمات والضمان الشامل ، وشركتنا لتقديم الخدمات بأمان وبأفضل الطرق ، لذلك العميل العزيز لا تتعب نفسك كثيرًا ونضيع وقتك في البحث عن أفضل الشركات في مكافحة الحشرات ، أو أفضل شركة رش المبيدات في الرياض.
    شركة مكافحة حشرات

    ResponderExcluir