A mulher com olhos de fogo

Publicado por 20.3.19


Sinopse: Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência.“Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir… até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão.Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus.
Autor(a): Nawal El Saadawi | Editora: Faro | Páginas: 160 | Ano: 2019

Uma mulher misteriosa e praticamente incomunicável está prestes a ser executada, recusa-se a pedir clemência e está disposta a seguir o seu destino na prisão. Firdaus tem uma história que merece ser conhecida e você terá a oportunidade de se aproximar de sua dura realidade.


"Meu pai nunca ia para a cama sem jantar, não importava o que acontecesse. Às vezes não havia comida em casa; nessas ocasiões nós todos íamos para a cama de estômago vazo. Mas para ele sempre havia refeição." 

Desde cedo a vida lhe reservou sofrimento, tendo sua existência menosprezada e seus sonhos ignorados. Aquela doce menina que não compreendia as maldades que as pessoas lhe faziam precisou aprender formas de sobreviver e construiu meios para se manter segura, ao menos o mais segura que seria possível considerando a situação em que se encontrava.

Em meio a tanto sofrimento, sua família não pensou em protegê-la e lhe presenteou com um casamento arranjado que só lhe trouxe repulsa pela figura masculina, marcas na pele e péssimas lembranças.


"Eu sabia que mulheres não se tornavam chefes de estado, mas eu sentia que não era como as outras mulheres, nem como asoutras garotas ao meu redor, que só falavam de amor ou de homens."

A forma que encontrou para se salvar pode parecer simples para algumas pessoas, mas foi dura demais para ela. A prostituição lhe garantiu casa e comida, mas junto trouxe mais mágoas, dores e insegurança. Firdaus aprendeu que por mais que desejasse ser uma mulher independente, a sociedade lhe oprimia e os homens determinavam seu valor.


"Depois de passar três anos na empresa, percebi que era olhada com mais respeito quando era prostituta, também era mais valorizada e desfrutava de mais consideração do que todas as funcionárias."

A história de Firdaus merece ser conhecida, principalmente por se tratar de algo bem próximo à realidade e por ter sido inspirada em um relato verdadeiro de uma mulher que se encontrava em uma prisão no Egito. O que a levou a terminar seus dias em reclusão é algo que proporcionará ao leitor uma boa reflexão e sem dúvida alguma deixará marcas.

Com uma narrativa ágil e capaz de aproximar o leitor da protagonista, a autora construiu um livro pesado e com um forte ensinamento. Conheça Firdaus e perceba que tem muitas mulher em situação parecida, se identifique sua luta diária e a acolha com carinho.

7 comentários

Comentários
7 Comentários
  1. Parece ser muito interessante, não costumo ler muito, mas caso decida, já tenho uma opção bem legal a escolher!

    www.zonadebelezaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que incrível. Essa história com certeza deve ter sido baseada em histórias reais. Pois o que vemos de mulheres que são submetidas a estarem em posições que não são aceitáveis apenas pela crença, pela ideologia daquele povo parece até surreal. Por mais que nosso país seja racista, misógino e preconceituoso não conseguimos nem idealizar a realidade que existe em outros lugares... COm certeza deve ser um livro de bastantes ensinamentos. Já quero comprar.

    ResponderExcluir
  3. Oiii!! Não sou de ler muito, mas quando me interessar em ler alguma obra, vou optar por sua dica. Só pela sinopse dá para ver que é uma história intrigante.

    Beijocas!

    www.muraldabeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Muito interessante, Quero ler já:)
    Beijinhos Karina
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei se leria esse livro. Provavelmente ele deve ter vários gatilhos e eu ficaria muito mal.
    Mas a premissa da história é realmente interessante e deve ser um livro excelente para fazermos reflexões sobre a sociedade atual.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  6. Já quero esse livro, com certeza vou ler sem parar pra descanso, gosto de conhecer mulheres fortes, esse livro apesar de apresentar uma mulher sofrida, mostra a sua fortaleza! Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro e parece ser uma história envolvente né, adoro livros com mulheres fortes e que são inspirações! ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir