O urso

Publicado por 6.2.19

 

Sinopse: Narrada pela voz inocente de uma criança, uma história sobre amor, perda e instintos que permitem a nossa sobrevivência. Enquanto acampava com a família em um parque florestal, Anna, de 5 anos, acorda ao som de gritos. Um urso-negro selvagem está atacando o acampamento — e seus pais são a presa. Escondendo-se na caixa térmica com seu irmãozinho recém-saído das fraldas, eles conseguem evitar a atenção do urso e sobreviver. Sua mãe, gravemente ferida, implora às crianças que embarquem na canoa da família e remem para longe. Mas, assim que escapam, os irmãos se veem sozinhos e perdidos na floresta, tendo de enfrentar a fome e as forças da natureza. A única esperança reside no amor desmensurado que Anna nutre por sua família enquanto se esforça para manter a coragem quando mais nada no mundo parece seguro.
Autor(a): Claire Cameron | Editora: Bertrand Brasil | Páginas: 300 | Ano: 2018

Era um dia como qualquer outro no acampamento. A família de Anna era comum, composta por pai, mãe e um irmão pelo qual ela nutre uma certa implicância característica de irmã mais velha. Todos vivendo em harmonia, conforme seus hábitos e costumes de convivência, porém se soubessem que estas seriam as últimas horas que teriam juntos, talvez tivessem aproveitado melhor.

Um animal feroz os amedronta, porém a inteligência de Anna e as orientações de seus pais a colocam a salvo junto com seu irmão. Mas pense, como duas crianças pequenas sobreviveriam sozinhas após o ataque mortal de um urso em seus pais? Nada de apoio, proteção e afago, apenas uma menina de cinco anos se responsabilizando pela segurança de seu irmãozinho.

A história transcorre de forma pesada, por vezes um pouco cansativa e sem grandes emoções. É evidente os riscos que os personagens correm, bem como é louvável a capacidade de sobrevivência que desenvolvem, porém com uma narrativa um pouco mais arrastada a empolgação acaba se perdendo um pouco.

Anna é uma boa narradora, porém não me acolheu ao ponto de me deixar envolvida pela trama e ansiando por um final feliz. Não digo que tenha me incomodado com sua forma de contar a história, apenas fiquei sonolenta em alguns trechos.

Apesar disto, preciso dizer que é uma leitura interessante e bem construída, com o desenvolvimento se encaixando perfeitamente e trazendo informações úteis ao leitor, sem exageros e sem desperdício de tempo.

Este livro é narrado por uma menina de apenas 5 anos e foi inspirado em uma história real. Então preciso avisar que nestas páginas o leitor encontrará um drama um pouco mais pesado e denso, principalmente por reunir elementos mais concretos e próximos da realidade de uma criança que tenta sobreviver sozinha.






5 comentários

Comentários
5 Comentários
  1. O enredo do livro é incrível! Principalmente por se apenas os dois. Adoraria ler! Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  2. Livro novo de 2018, já quero ler com certeza, vai pra minha lista

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei aqui maravilhada com sua resenha. Sou professora de literatura e parabéns por estimular a leitura. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Visto que é uma história baseada em fatos reais é comum que em alguns momentos sejam cansativa e arrastada pois na verdade a nossa vida é assim. Já gostei de sua observação de ser uma história bem construída mesmo que seja narrado por uma criança tão pequena/ nova.bjs

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante ser narrado por uma criança, gosto de histórias baseadas em fatos reais, só o que me indomada um pouco é saber que a narrativa é arrastada

    ResponderExcluir