Coração de tinta

Publicado por 21.11.18



Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Autor(a): Cornelia Funke | Editora: Seguinte | Páginas: 456 | Ano: 2014

Há algum tempo comecei a assistir um filme com o mesmo título deste livro, confesso que não cheguei ao final, mas de alguma forma sua história ficou gravada na minha memória. Ao descobrir que havia uma trilogia de livros logo me empolguei, porém acabei postergando a leitura até que me rendi e na última semana me deixei envolver pelas palavras de Cornelia Funke.

Mo é um restaurador de livros, devido a sua paixão por literatura acabou por criar sua filha, Meggie, em meio a muitas histórias que a transformou em uma leitora voraz e apaixonada.

"Eles acolhiam Meggie de páginas abertas na mesa do café da manhã, espantavam o tédio nos dias cinzentos - e de vez em quando tropeçava neles."

Meggie é uma menina doce, porém determinada e intensa. Não é do tipo que acredita em tudo que ouve e sua lealdade é algo que não se pode questionar. As dificuldades que enfrentou não a enfraqueceram, pelo contrário, no decorrer da história pude vê-la crescer e se tornar ainda mais completa.

Há um mistério que envolve a família de Meggie e este é relacionado com uma especificidade de seu pai, conhecido como Língua Encantada. Mo tem um dom único. Capaz de trazer para o mundo real os personagens das histórias que lê, também acaba por causar um desequilíbrio que traz consequências para algumas pessoas. Mo opta por esconder este detalhe de sua vida, porém isso não significa que sua história deixará de ser comentada, afinal, ele trouxe para a vida real alguns personagens ambiciosos, perigosos e que desejam que o poderoso leitor traga dos livros outras figuras importantes.

"Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente."

Há diversas referências a outros livros no decorrer da história, realmente não tem como ler Coração de tinta sem se pegar recordando de outras narrativas que por ventura já tenha marcado o leitor. Eu, particularmente, me deliciei com diversas referências e recordando a existências de outros personagens que conheci durante minha vida como leitora.

"- Você mesmo sempre diz que os livros têm que ser pesados, porque o mundo inteiro está dentro deles."

A forma como a autora criou seus personagens, ambientou os acontecimentos e desenvolveu a magia presente em cada página, permitiu que eu me sentisse imersa na realidade vivida por Meggie. Em certos momentos consegui visualizar o que esta menina estava passando, como se os personagens saltassem realmente para fora das páginas. 

Esta é uma daquelas histórias gostosas de se ler, que mesmo tendo alguns toques de maldade não se torna pesada, sofrida e sombria. A magia é encantadora, os personagens são marcantes e intensos e a narrativa é ágil e completa, mas saiba que a história não termina por aqui...

12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Eu comecei a assistir o filme, mas desisti. Gostei da sinopse e fiquei curiosa em ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Parabéns pela resenha! Ainda não li esse livro, mas já vou colocá-lo na minha lista!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa extremamente cativante a sinopse, nunca tinha visto uma história de livro que fosse assim. Gostei porque é diferente de tudo que já li, e dá vontade de conhecer a trilogia. Ótima indicação <3

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar, mas gostei da resenha e deu até vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alê.
    Li esse livro há muitos anos e me apaixonei pela escrita da autora.
    Adoro como ela mistura fantasia com nossa paixão pela leitura.
    Espero que tenha a chance de ler os próximos livros!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia este livro e nem o filme, mas a resenha e a sinopse me cativaram, achei bem diferente e criativa a premissa do livro. E a capa é muito linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu acho essa edição muito bonita, assim como tudo que a editora Seguinte lança. Me parece uma fantasia muito cativante.
    Fiquei curiosa para saber mais, já que ainda não tive oportunidade de assistir a filme.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Ola Alessandra, tive aa oportunidade de ler esse livro quando estava na adolescencia ainda e me encantei por essa historia que é ate dificil de falar. Achei muito incrivel encontrar uma resenha dessa depois de anos. Confessor pra ti que tive um problema serui com o filme, mas sou apaixonada por esses livros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Tenho esse livro há muito tempo em minha estante mas sequer sabia do que se tratava. Confesso que após ler sua resenha eu fiquei pensando: meu Deus, porque não li antes?! rs Adorei essa premissa onde o Mo consegue dar vida aos personagens criados nas páginas. Já quero conferir e me encantar com esta história também. Amei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha fez renascer em mim a vontade de ler esse livro, sempre vejo comentários positivos sobre ele e gostei bastante do filme. Amo livros com magia e que falem de livros.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alessandra. Rudo bem?
    Que bela resenha, mulher!
    Eu ainda não conhecia esse livro e me encantei com ele só de ler a sua opinião sobre a leitura, fiquei aqui toda empolgada para poder ler também. Adorei o fato de ter referências a outros livros, adoro quando isso acontece. Enfim, amei a sua resenha, uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  12. Li este livro em 2010 e na época fiquei encantadíssima., Li toda a trilogia, mas este livro aqui é o melhor sem dúvida. Ler sua resenha me deixou nostálgica.
    beijos

    ResponderExcluir