A assombração da casa da colina

Publicado por 8.11.18


Sinopse: Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.
Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão.
Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.
Autor(a): Shirley Jackson | Editora: Suma | Páginas: 240 | Ano: 2018

Dr. Montague decidiu iniciar um estudo a respeito de eventos paranormais, explorando a vivência de algumas pessoas em uma casa tida como assombrada.

O local escolhido não poderia ser outro, a misteriosa Casa da Colina. Pouco se sabe sobre sua história, mas muito se teme em relação ao que lá se esconde. A casa já foi o lar de uma família, mas teria sido cenário de momentos felizes ou acabou sendo marcada por uma atmosfera pesada, densa e triste?

"A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta."

O grupo composto por pessoas com personalidades e histórias totalmente distintas passará por provações constantes. A sanidade destes personagens será contestada, assim como serão postos diante de diversos momentos de risco.

Há mais do que uma narrativa sinistra repleta de aparições neste livro. O leitor encontrará nestas páginas algo mais voltado para o lado psicológico de uma das personagens, deixando algumas dúvidas e questionamentos sobre determinados fatos. 

"A casa era repugnante. Estremeceu e pensou, as palavras vindo livremente à sua mente, a Casa da Colina é repugnante, é doente; vai correndo embora daqui."

A narrativa não me envolveu tanto quanto eu esperava. Ansiava por uma história arrebatadora, que me deixasse marcas e trouxesse à tona aquela sensação de medo ou insegurança, porém acabei me deparando com algo mais lento e sem revelações capazes de me fazer perder o fôlego. 

Conforme a leitura transcorre é possível reconhecer a evolução e uma leve agilidade na escrita, porém me senti em uma montanha russa, nem tudo era grandioso ou interessante, porém alguns trechos se mostraram surpreendentes.

"Você tem que esquecer de tudo o que diz respeito à Casa da Colina. Cometi um enorme erro te trazendo pra cá."

Não posso determinar que este seja um livro bom ou ruim, acredito que vai depender muito do que o leitor está buscando encontrar. Talvez eu não tenha absorvido tanto quanto a autora tentou passar por ter esperado algo mais intenso e sombrio, mas creio que possa ser uma ótima opção para quem se interessa por algo que exija mais atenção e lhe transporte para um lado mais instável da mente humana.





6 comentários

Comentários
6 Comentários
  1. Olá Querida:)
    Tudo Bem?
    Eu Adoro ler:) Muito Interessante Livro:)
    Beijinhos Karina
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  2. Achei a sinopse legal, gostei da capa, lendo sua resenha a vontade de ler foi passando, mas no fim quando li lado mais instável da mente humana, o interesse voltou a despertar, acho muito legal livros que tem esse lado mais instável da mente explorado sabe.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    muito interessante o livro, não muito meu forte o tema mais vou indicar para meu filho ele adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  4. ótima resenha e indicação literária, embora nao seja meu genero literário fica aí uma dica !

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha! Vc escreve muito bem. Esse livro me chamou atenção pra ler. Gosto de histórias de terror.

    ResponderExcluir
  6. Amo livros e filmes de terror e fiquei louca para devorar as oagipág deste livro pois a sinopse me deixou bem curiosa com este estudo desses acontecimentos nesta casa .

    ResponderExcluir