O olhar de Milo

Publicado por 22.10.18


Sinopse: Milo Moon tem nove anos e sofre de retinite pigmentosa. Ele está perdendo a visão e logo ficará cego. Mas, por enquanto, vê o mundo por um buraco de agulha e percebe coisas que as outras pessoas não notam.
Mas quando a adorada avó de Milo começa a sofrer de demência e vai para uma casa de repouso, ele percebe que há algo de muito errado naquele lugar. Os adultos não lhe dão atenção e, por isso, com a ajuda do cozinheiro Tripi e de Hamlet, seu porquinho de estimação, Milo decide mostrar o que realmente acontece na casa de repouso e quem é a sinistra enfermeira Thornhill.
Perspicaz, inteligente e surpreendente, O olhar de Milo é um romance cheio de grandes ideias, verdades simples e uma mensagem emocionante, capaz de tocar todas as pessoas. Milo vê o mundo de uma forma muito especial e será impossível não se apaixonar por ele, saborear cada momento e depois compartilhar sua história.
Autor(a): Virginia Macgregor | Editora: Leya | Páginas: 384 | Ano: 2015

Uma história que promete ao leitor um misto de sentimentos, desde uma sensação gostosa de fidelidade vinda de um menino aparentemente frágil, mas que não esconde sua coragem, até um aperto no coração ao se deparar com o sofrimento que de alguma forma o cerca.

Milo tem uma doença que não possui cura, sua visão vai se perdendo aos poucos e ele sabe que num futuro não muito distante estará completamente cego. Mesmo enxergando por um buraco de agulha, sua inteligência, curiosidade e esperteza o direcionam para observar o que realmente é importante.

Sua amada avó também não é muito saudável, a idade avançada veio junto com algumas doenças. Agora fragilizada, com lapsos de memória e dificuldade para se comunicar, Lou não pode mais ficar sozinha e Milo se sente responsável por ela, disposto a fazer de tudo para mantê-la por perto, porém um incidente coloca tudo a perder.

Após acidentalmente colocar fogo na cozinha, a idosa acaba sendo encaminhada para uma casa de repouso. Aparentemente tudo é lindo e perfeito, ainda mais se considerar o valor exorbitante que é cobrado para os familiares dos idosos que lá se abrigam.

Milo não se conforma com esta mudança e fará o possível para levar a avó de volta para casa. Sua fragilidade acaba ficando em segundo plano e a autora passa a explorar o poder de observação e compreensão do que acontece ao seu redor. O menino pode ser muitas coisas, menos ingênuo.

Milo sabia que de vez em quando era preciso mostrar as coisas várias vezes até que Vovó se lembrasse de como funcionavam, mas não gostou da maneira como a enfermeira Thornhill puxou o dedo de Vovó, ou da marca branca que deixou por causa do aperto.

Disposto a mostrar bons motivos para sua mãe buscar a avó, ele começa a descobrir algumas coisas desagradáveis sobre os cuidados naquela casa para idosos. A beleza que os adultos enxergam nas visitas não é tão perfeita quanto Milo percebe nos momentos de menos movimentação.

Acompanhar o menino nesta jornada em busca da verdade pode causar um nó na garganta. O que há por trás das boas fotos, vídeos e prêmios que a casa recebe é capaz de comover ao mesmo tempo em que causa desconforto.

- Eles nunca ouvem as crianças. Fingem que ouvem, mas no fim das contas, quando você tenta contar alguma coisa importante, os adultos são todos iguais.

Milo está pronto para nos dar uma lição de perseverança, lealdade, companheirismo e intuição. Ele não se deixa levar por aparências e não crê em tudo que vê ou ouve.

Sem dúvida alguma esta é uma história que envolve o leitor e lhe proporciona uma dolorosa e válida reflexão sobre relacionamentos, família e o envelhecimento.



5 comentários

Comentários
5 Comentários
  1. I have just visited your website, and I am glad to read the articles. The quality of the blogs is amazing, very well written and the language is extremely easy. Contact us for QuickBooks Support Phone Number and QuickBooks Payroll Support Phone Number.

    ResponderExcluir
  2. I am reading a blog on this website for the first time and I would like to tell you that the quality of the article is up to the mark it is very well written. Quicken Customer Support Phone Number
    Web Designing Company

    ResponderExcluir
  3. Que historia encantadora, quero ler o livro com certeza! adorei

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha e fiquei bem interessada no livro!
    A história parece bem envolvente e a capa também é linda!

    ResponderExcluir
  5. Essa capa me encantou, chamou a minha atenção
    Esse livro nunca li, mas fiquei curiosa

    ResponderExcluir