'Salem
Sinopse: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.
Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.
Autor(a): Stephen King | Editora: Suma | Páginas: 464 | Ano: 2013 (2º edição)
Algumas cidades pequenas ganham espaço no mapa e se desenvolvem de forma a chamar atenção, outras vão tendo a população reduzida e quando se percebe já se tornou apenas um lugar vazio, repleto de histórias de pessoas que nem são mais lembradas. Esta segunda categoria acaba por ser chamada de cidade fantasma e Jerusalem's Lot segue por este caminho.
Ben Mears tem uma história com este pequeno município, também conhecido como 'Salem. Quando criança ele viveu lá e em meio a um desafio proposto por outros meninos de sua idade, acabou conhecendo o real significado de medo. Há um casa sombria, com uma história que por muitos foi esquecida, mas que atormenta os pesadelos do agora adulto, e escritor, Ben.
"Acho que aquela casa pode ser o monumento ao mal deixado por Hubert Marsten, uma caixa de ressonância psíquica. Ou um farol guiando o sobrenatural. Talvez guardando, durante todos esses anos, a essência do mal que Hubie deixou em seus alicerces velhos e decrépitos."
Ao retornar à 'Salem, com o intuito de vencer seu grande trauma e escrever um novo livro baseado na pequena cidade, o então escritor conhece uma nova paixão, faz amizades, mas também ingressa em um mistério capaz de tirar-lhe a vida.
Aquela casa que tanto o assombra continua a exalar algo ruim e ele não será o único a perceber isso. Um novo morador misterioso surge, muito simpático, atencioso e digno de conquistar a confiança de todas as pessoas, especialmente mulheres, mas há algo nele que o torna mais complexo do que é possível supor.
"Na última vez que a casa foi habitada, quatro crianças desapareceram num período de dez anos. Agora voltou a ser ocupada após 36 anos e Ralphie Glick desapareceu sem mais nem menos."
A tranquilidade da vizinhança abre espaço para desaparecimentos, mortes repentinas e sem explicação aparente e nem mesmo os cadáveres estão a salvo. Há algo maligno e aterrorizante pairando sobre 'Salem e Ben não medirá esforços para descobrir, mesmo que isso signifique dar adeus a todos que o acompanham.
Esta não é apenas mais uma história qualquer sobre vampiros, estamos falando de Stephen King, o autor mundialmente conhecido por suas descrições tão realistas ao ponto de transportar o leitor para a cena, então não espere algo superficial, tão pouco que busque encontrar o lado bom de tudo. É uma narrativa forte, intensa e que explora o lado mais sombrio dos contos vampirescos que já ouvimos. Nada de brilhar no sol!
"E, no pesado silêncio da casa, senado impotente na cama, o rosto entre as mãos, ele ouviu o riso alto e maligno de uma criança."
Não posso negar que em alguns momentos senti uma certa enrolação por parte do autor, chegou a bater um certo desânimo, porém com o passar dos capítulos pude compreender o que o motivou a detalhar determinados afazeres dos moradores da cidade, por exemplo. Então se detalhes em excesso não são o seu forte, não se preocupe, pois neste livro tudo se encaixa na hora certa.



9 comentários
Parece ser ótimo esse livro! Fiquei com medinho já no inicio da sua resenha e amei que é cheio de detalhes. :)
ResponderExcluirMais uma resenha do King, o que tá me deixam do, confesso, muito entusiasmada para ler as obras dele. De início achei que o livro fosse abordar algo relacionado a bruxas, etc, mas pelo visto tem um.que vampiresco no ar.... Deve ser muito interessante! Tô apaixonada por cada resenha que vc faz a respeito dos livros dele.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGosto de histórias tipo faroeste com terror. Ótima dica de leitura, não tem nem o que falar de Stephen King =)
ResponderExcluirGostei da sinopse e da resenha. Já vai entrar a listinha de futuras leituras.
ResponderExcluirBeijos,
www.dividindoocopo.com.br
Esse livro eu nunca li, mas gostei da sua resenha
ResponderExcluirNão sabia sobre a existência desse livro, o autor é rei no quesito transportar o leitor para a história, gosto de histórias de vampiros, mas nunca li nada que você tão detalhada, já sinto uma necessidade enorme de ler esse livro
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirTop esse livro e que resenha massa viu,deve ser aquele livro que te prende e você esquece do mundo,gostaria muito de ler obrigado por compartilhar.
Meu estilo, amo esse tipo de leitura, já está anotadinho aqui, nas próximas compras vou comprar ... Bjs (•‿•) 💛
ResponderExcluir