'Salem

Publicado por 20.9.18


Sinopse: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.
Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.
Autor(a): Stephen King | Editora: Suma | Páginas: 464 | Ano:  2013 (2º edição)

Algumas cidades pequenas ganham espaço no mapa e se desenvolvem de forma a chamar atenção, outras vão tendo a população reduzida e quando se percebe já se tornou apenas um lugar vazio, repleto de histórias de pessoas que nem são mais lembradas. Esta segunda categoria acaba por ser chamada de cidade fantasma e Jerusalem's Lot segue por este caminho.

Ben Mears tem uma história com este pequeno município, também conhecido como 'Salem. Quando criança ele viveu lá e em meio a um desafio proposto por outros meninos de sua idade, acabou conhecendo o real significado de medo. Há um casa sombria, com uma história que por muitos foi esquecida, mas que atormenta os pesadelos do agora adulto, e escritor, Ben.

"Acho que aquela casa pode ser o monumento ao mal deixado por Hubert Marsten, uma caixa de ressonância psíquica. Ou um farol guiando o sobrenatural. Talvez guardando, durante todos esses anos, a essência do mal que Hubie deixou em seus alicerces velhos e decrépitos."

Ao retornar à 'Salem, com o intuito de vencer seu grande trauma e escrever um novo livro baseado na pequena cidade, o então escritor conhece uma nova paixão, faz amizades, mas também ingressa em um mistério capaz de tirar-lhe a vida.

Aquela casa que tanto o assombra continua a exalar algo ruim e ele não será o único a perceber isso. Um novo morador misterioso surge, muito simpático, atencioso e digno de conquistar a confiança de todas as pessoas, especialmente mulheres, mas há algo nele que o torna mais complexo do que é possível supor.

"Na última vez que a casa foi habitada, quatro crianças desapareceram num período de dez anos. Agora voltou a ser ocupada após 36 anos e Ralphie Glick desapareceu sem mais nem menos."

A tranquilidade da vizinhança abre espaço para desaparecimentos, mortes repentinas e sem explicação aparente e nem mesmo os cadáveres estão a salvo. Há algo maligno e aterrorizante pairando sobre 'Salem e Ben não medirá esforços para descobrir, mesmo que isso signifique dar adeus a todos que o acompanham.

Esta não é apenas mais uma história qualquer sobre vampiros, estamos falando de Stephen King, o autor mundialmente conhecido por suas descrições tão realistas ao ponto de transportar o leitor para a cena, então não espere algo superficial, tão pouco que busque encontrar o lado bom de tudo. É uma narrativa forte, intensa e que explora o lado mais sombrio dos contos vampirescos que já ouvimos. Nada de brilhar no sol!

"E, no pesado silêncio da casa, senado impotente na cama, o rosto entre as mãos, ele ouviu o riso alto e maligno de uma criança."

Não posso negar que em alguns momentos senti uma certa enrolação por parte do autor, chegou a bater um certo desânimo, porém com o passar dos capítulos pude compreender o que o motivou a detalhar determinados afazeres dos moradores da cidade, por exemplo. Então se detalhes em excesso não são o seu forte, não se preocupe, pois neste livro tudo se encaixa na hora certa.




9 comentários

Comentários
9 Comentários
  1. Parece ser ótimo esse livro! Fiquei com medinho já no inicio da sua resenha e amei que é cheio de detalhes. :)

    ResponderExcluir
  2. Mais uma resenha do King, o que tá me deixam do, confesso, muito entusiasmada para ler as obras dele. De início achei que o livro fosse abordar algo relacionado a bruxas, etc, mas pelo visto tem um.que vampiresco no ar.... Deve ser muito interessante! Tô apaixonada por cada resenha que vc faz a respeito dos livros dele.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de histórias tipo faroeste com terror. Ótima dica de leitura, não tem nem o que falar de Stephen King =)

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sinopse e da resenha. Já vai entrar a listinha de futuras leituras.
    Beijos,
    www.dividindoocopo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro eu nunca li, mas gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  7. Não sabia sobre a existência desse livro, o autor é rei no quesito transportar o leitor para a história, gosto de histórias de vampiros, mas nunca li nada que você tão detalhada, já sinto uma necessidade enorme de ler esse livro

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Top esse livro e que resenha massa viu,deve ser aquele livro que te prende e você esquece do mundo,gostaria muito de ler obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. Meu estilo, amo esse tipo de leitura, já está anotadinho aqui, nas próximas compras vou comprar ... Bjs (•‿•) 💛

    ResponderExcluir