A nuvem

Publicado por 10.9.18


Sinopse: No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade. Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar. Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
Autor(a): Neal Shusterman |  Editora: Seguinte | Páginas: 496 | Ano: 2018
 Este livro faz parte da série Scythe*

Não contém spoilers do livro anterior.

O ceifador foi uma das melhores leituras que fiz no último ano e aguardei ansiosamente pela continuação. Não vou mentir, eu acreditava que nenhuma sequência poderia manter o ritmo e o envolvimento do primeiro livro, então estava ansiosa e ao mesmo tempo com receio.

Os personagens que tanto me cativaram ressurgem ainda mais intensos, maduros e dispostos a colocar tudo em risco em nome de algo em que realmente acreditam. Citra é tão determinada, destemida e inteligente que suas ações jamais são feitas sem que ela tenha pesado as consequências, sua forma de agir e sua força causam incômodo em um grupo da Ceifa, já Rowan descobre um lado justiceiro que não imaginava ter, suas escolhas impactam diretamente na vida de outros ceifadores e isso não o abala, tão pouco o priva de lutar pelo seu objetivo.


- Ora essa, com certeza sabe o efeito que tem sobre a Ceifa desde que foi ordenada. Você incomoda a velha guarda e amedronta a nova ordem. Pega ceifadores que preferem ser deixados em sua própria petulância e os obriga a prestar atenção.

O treinamento para ceifador dado aos dois no primeiro livro os transformou completamente, e por mais distante que seus caminhos sigam, ainda assim é possível acompanhar e compreender suas motivações. Seus destinos podem ter muito em comum, mas nem por isso poderão seguir juntos por todo o trajeto. A função dos dois nesta história é clara e sem qualquer tipo de enrolação, logo no início é fácil perceber a importância dos personagens, bem como imaginar alguns perigos que encontrarão, mas não pense que isso torna a história previsível.

Uma chance de trinta e nove por centro de mudar o mundo é exponencialmente maior do que a maioria das pessoas sonharia em ter.

As grandes revelações que foram feitas no primeiro livro e que movimentaram a trama serviram como pontapé inicial para que nesta sequência seja possível se aprofundar nas motivações e intenções de alguns personagens, ser imerso em novas intrigas e se surpreender com o que há por trás de determinadas ações.

A narrativa que se mantém fluida, ágil e empolgante, agora abre espaço para a que a Nimbo-Cúmulo se manifeste. Por mais artificial que seja sua inteligência, ainda assim ela possui uma dose de sentimentos que nem mesmo ela e seus criadores poderiam explicar. Sua capacidade de decisão atrelada ao desejo de produzir apenas a melhor experiência aos seres humanos, acaba a tornando mais real e concreta, evidenciando suas motivações e mostrando que até mesmo ela pode possuir falhas.


Vi pessoas se transformarem na melhor versão de si próprias e outras se tornarem vítimas de suas falhas mais profundas.

Outro ponto interessante de A nuvem é a possibilidade de conhecer mais sobre a criação desta sociedade, sua organização, punições e as demais localidades, já que para proporcionar o melhor a cada sujeito a Nimbo precisa considerar suas diferenças, porém o mundo perfeito está prestes a ruir, tudo em que se acredita pode não ser tão real, tão pouco tão belo. Os seres humanos estão alheios às mudanças, mas serão os próximos a sentir o impacto causado pelos desvios de uma instituição em que todos confiam. A Nimbo pode não ser capaz de evitar que o caos de instaure, talvez ela até deseje isso de alguma forma.


Confiem em mim quando digo que tenho total noção de que há coisas - e pessoas - além do meu controle.

Uma ótima opção para quem gosta de personagens fortes, de uma narrativa sem rodeios e que apresente a todo instante reviravoltas e motivos suficientes para manter o leitor preso às páginas. Não notei o tempo passar, pois me vi envolvida de uma forma tão forte que não pude largar o livro até chegar ao fim da leitura.


*Resenha anterior da série Scythe: 

 ► O ceifador

18 comentários

Comentários
18 Comentários
  1. Achei bem interessante o enredo desse livro e ainda não conhecia.
    Vou procurar pra ler.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, vc falou dele de modo cativante, fiquei curiosa
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse livro é daqueles que deixa o leitor preso na história até o fim, gostei bastante da trama, ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas fiquei bem curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Tipo de leitura que eu gosto, adorei conhecer

    ResponderExcluir
  6. Muito bom encontrar livros que prendem assim né? Que você nem percebe o tempo passar, já quero ler. Bjs

    ResponderExcluir
  7. PRECISO LER. Vi essa indicação já tem um tempo, no canal de um booktuber, coloquei na lista e ainda não comprei. Mas, SEI que é uma leitura extraordinária.

    ResponderExcluir
  8. Amo narrativas envolventes, me "perder" dentro de uma leitura, aah ja quero ler

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca fui de ler mais de uns anos pra cá peguei gosto pela leitura e esse é do tipo bem interessante

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas amei a sua resenha sobre ele, pela sinopse, resenha e quotes que você trouxe eu já quero ler ❤❤

    ResponderExcluir
  11. MILHAAAAAAAARES de pessoas me indicaram o primeiro livro, mas até agora não li (só fiquei procurando spoilers) e, por curiosidade do segundo, acabei aqui agora hahahahaha adorei a resenha, gosto muito de ver opiniões diferente. Parabéns, ganhou uma seguidora!

    ResponderExcluir
  12. menina, to louca da vida por esse livro!
    eu li o primeiro mas ainda nao deu pra ler esse, to doida pra saber o andamento da história

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha visto a continuação do livro um, gostei da sua resenha, acho ótimo quando a leitura é ágil e empolgante, já quero ler

    ResponderExcluir
  14. I simply wanted to thank you. I do not know what would have I done, as reading this information made things so easy to understand. Digital Marketing Company

    ResponderExcluir
  15. This is a great post. I check your blogs regularly but after reading this blog and I'm inspired. It is extremely helpful information :) I read such information a lot, for my personal knowledge. I was looking for this particular info from very long time. Thank you and good luck. If you want to read more about Digital Marketing Institute then visit one of the best Digital Marketing Course in Delhi.

    ResponderExcluir