Preciso saber

Publicado por 20.8.18


Sinopse: Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?
Autor(a): Karen Cleveland | Editora: Planeta | Páginas: 300 | Ano: 2018

Esta é uma narrativa sem enrolações, daquelas em que o leitor mergulha de cabeça e não se perde em histórias paralelas ou busca se aprofundar em detalhes da vida dos personagens. Há uma linha de chegada e a trama caminhará diretamente a ela, sem qualquer distração ou elementos novos que tirem o foco de Vivian e o grande fardo que ela se vê obrigada a carregar.

Seu trabalho exige competência, atenção e lealdade constante, mesmo se isso significar um grande problema às pessoas que mais ama. A protagonista faz parte de uma equipe que busca identificar a identidade e localização de agentes secretos russos e apesar de trabalhar diante de um computador, sem qualquer contato externo com os suspeitos, o risco pode ser maior do que ela é capaz de imaginar.

De um lado vemos uma profissional dedicada, mas insegura, e de outro conhecemos uma versão mais doce e preocupada de mãe. Vivian possui uma linda e grande família, seus filhos são sua maior dádiva e seu marido representa seu porto seguro, aquele para quem ela corre após um dia exaustivo de trabalho.

Estas duas faces da protagonista permitem que o leitor se conecte a ela e visualize melhor sua rotina, porém confesso que no quesito profissionalismo senti que ela deixou um pouco a desejar. Sempre imaginei um perfil diferente para quem se dedicasse à proteção nacional, alguém destemido, intenso e centrado, porém por diversas vezes ela se mostrou frágil e instável e isso se intensifica conforme seu trabalho passa a trazer resultados e as tão esperadas identidades dos agentes russos começam a aparecer.

Em determinado momento ela precisa escolher por qual caminho seguir, considerando as consequências e os riscos que tal decisão pode representar. Seria ela tão determinada ao ponto de proteger seu emprego e os Estados Unidos enquanto coloca seus pequenos filhos em um perigo constante?

Não espere encontrar algo profundo e que lhe permita criar inúmeras teorias. Como eu disse logo no início, há um caminho reto até a conclusão e poucas grandes revelações serão feitas, assim como os personagens são meras peças para o desenrolar da história, sem características marcantes ou personalidades distintas e fortes.

Para tudo há um motivo e neste caso não tenho do que reclamar, já que os fatos se encaixam conforme novos capítulos surgem. Alguns momentos são surpreendentes e podem deixar o leitor de queixo caído, mas são poucos. Em grande parte a obra promete entreter sem tirar o fôlego, dar motivos para chegar ao fim, mas sem despertar o lado mais investigativo de quem a está lendo.



10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Meninaaa, essa deve ter sido uma leitura sensacional. Adorei sua resenha, fiquei super curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  2. Amo livro com protagonistas femininas, ainda mais na CIA. Sempre tô procurando indicações de livros, obrigada por essa resenha.

    ResponderExcluir
  3. Queroooo, estou um tempo sem ler, mas sua resenha me chamou atenção - vou caçar esse livro já rs. E volto aqui para dizer o que achei.

    Beijos,
    Chrisspey.

    ResponderExcluir
  4. Já gostei de saber que a história não tem enrolação ,eu adoro. Já vou adicionar a minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  5. Esse livro nunca ouvi falar, mas fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler e com certeza essa sua dica seria uma ótima leitura, ainda estou sem tempo, vou procurar na marra achar um tempinho para fazer essa leitura, fiquei curiosa

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  7. Essa capa parece conhecida, pra mim. Mas nao lembro de ter lido kk, que estranho.Vou ver se acho quero ler ele agora

    ResponderExcluir
  8. adorei... principalmente por ser sobre inteligencia e ter mulher cono protagonista... nao conhecia o livro mas cou procurar aqui na minha cidade...

    ResponderExcluir
  9. Gente, parece ser sensacional!!! Já até salvei o post <3

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir