O segredo de Helena

Publicado por 1.8.18


Sinope: Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.
Autor(a): Lucinda Riley | Editora: Arqueiro | Páginas: 464 | Ano: 2018

Helena é uma mulher bonita, esbanja simpatia e é adorada por praticamente todos ao seu redor. Sua alegria é contagiante e sua vida aparenta ser perfeita e tranquila, porém ela possui alguns segredos capazes de modificar a vida das pessoas que mais ama.

De volta à casa de Pandora, um lugar repleto de lembranças e onde viveu durante a adolescência uma paixão arrebatadora, se verá diante de todas as recordações que insistentemente tentou apagar.

Ela não é mais uma menina de quinze anos inconsequente, porém isso não significa que sua estadia por lá seja mais tranquila, ainda mais quando seu amor do passado a visita frequentemente e deixa seu marido incomodado. O que seriam apenas algumas semanas de férias com sua família se tornam dias turbulentos, cansativos e repletos de revelações.

O romance se faz presente nestas páginas, porém há muito mais do que ele para ser explorado. O passado de Helena é composto por tantos mistérios que até mesmo ela desconhece. Seus segredos tão bem guardados abrirão espaço para que outros, até então desconhecidos,  se revelem.

Lucinda Riley costuma ter o poder de me envolver por suas escrita, fazendo com que eu mergulhe de cabeça em suas histórias e me apaixone por seus personagens, porém desta vez tive uma experiência um pouco diferente e menos arrebatadora.

Inicialmente a história parece caminhar lentamente para o que de fato a autora desejou trazer. A trama em si demora para se desenrolar, ganhando agilidade em pontos específicos e ao se aproximar da conclusão. Não me vi torcendo por ninguém, tão pouco desejei amparar Helena, que em alguns momentos aparentava ser uma mulher confusa e que sofria calada por algo.

Alex, o filho mais velho, tem o hábito de registrar seus dias em um diário e isso será mostrado no livro, de forma a intercalar os capítulos. Em alguns momentos o leitor acompanhará o desenrolar dos fatos em tempo real, em outros se verá diante da visão do adolescente sobre o que estaria acontecendo na casa, em sua vida e em seu coração.

Acompanhar estes relatos do adolescente foi outro ponto que nem sempre pareceu útil. Em determinados trechos eu me via diante de alguma situação intensa e que estava prestes a me envolver, então me deparava com o capítulo seguinte onde o garoto falava sobre outra coisa totalmente diferente.

O final foi o que me fez despertar, me empolgando ao trazer diálogos mais fortes, expressivos e reações de alguns personagens que até o momento estavam em segundo plano, um tanto quanto apagados e acomodados. Esta conclusão deu um gás na história e me fez reconhecer a escrita da autora que tanto já me emocionou.

4 comentários

Comentários
4 Comentários
  1. Gostei da resenha Alê!E agora fiquei curiosa pra saber o final da história hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Lucinda, mas todas as resenha e que já li sobre as obras dela me deixaram simplesmente encantada. Com esta do seu post não foi diferente, já quero conhecer toda a história sobre Helena.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Muito mistério em torno do segredo, é daqueles que prendem a atençao e deixa super curiosa.
    Pelo menos me deixou!
    Sua resenha é ótima!

    ResponderExcluir
  4. Já gostei bastante, a ponto de já estar querendo ler esse livro também! Deve ser muito bom!

    ResponderExcluir