Feminismo em comum

Publicado por 28.5.18


Autor(a): Marcia Tiburi | Editora: Rosa dos tempos | Páginas: 126 | Ano de lançamento: 2018

Antes de apresentar minha singela opinião sobre a obra, preciso lhe explicar alguns detalhes sobre mim, pois estes se relacionam diretamente à minha experiência de leitura.

________________________________________________________________________
O feminismo nos ajuda a melhorar o modo como vemos o outro.   ________________________________________________________________________

Sou mulher, feminista e assistente social. Junte tudo isso com o meu lado revolucionário e entenda que minha visão perfeita de mundo não inclui pensamentos conservadores e machistas. Dito isto, espero que você compreenda que minha posição diante deste livro ultrapassa uma simples relação de leitora com uma obra que desejava muito ler.

Quando soube o lançamento deste livro, junto com o retorno da Rosa dos tempos (selo do Grupo Editorial Record), vibrei e me vi ansiosa pela leitura. Infelizmente não li tantos livros com esta temática, pelo menos não na proporção que eu gostaria. 

Ao iniciar a leitura me deparei com uma narrativa leve, direta e sem aqueles termos complicados que afastam os leitores que não são tão acostumados ao tema. Desta forma o livro se mostra acessível ao mesmo tempo em que introduz informações úteis e importantes, capazes de promover um processo de reflexão sobre a sociedade como um todo, considerando as vulnerabilidades, particularidades e direitos de cada indivíduo e não apenas da mulher.

________________________________________________________________________
Quando pensamos em feminismo, somos levados a considerar uma sociedade para além do mérito, uma sociedade onde todas (todes e todos também) tenham os mesmos direitos.   ________________________________________________________________________

Então não espere se deparar com páginas repletas de teorias e citações de pessoas que você nunca ouviu falar antes e que morreram há séculos, mas esteja disposto a conhecer através das palavras da Marcia argumentos sólidos e que evidenciam que o feminismo não é uma mera oposição ao machismo, tão pouco que o movimento se restringe a exaltar a mulher enquanto ignora o sofrimento e as dificuldades de todos. 


Abra um espaço no seu dia corrido e leia ao menos algumas páginas por vez,  não precisa devorá-lo em poucas horas como eu fiz. Garanto que não irá se arrepender e ao final da leitura compreenderá que o feminismo é muito mais libertador do que a mídia mostra.

Permita-se conhecer o nosso lado, não digo que você tenha que concordar, afinal não faria sentido eu lhe impor algo quando defendo a liberdade de escolha, mas se puder dedicar um tempinho para conhecer esta obra enriquecedora, clara e sem frescura, eu ficarei muito feliz. 

14 comentários

Comentários
14 Comentários
  1. Até hj eu não tinha visto ou lido nenhum livro feminista.
    Pra mim é uma novidade.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, como vai?
    aINDA NAO CONHECIA ESSE LIVRO, MAS GOSTEI BASTANTE DA DICA E DO SEU COMPATILHARMENTO CONOSCO

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra. Já me interessei super pelo livro. Adoro livros com essa temática e esse parece bem diferente. Dica anotada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse livro heim. Ainda não tinha visto nenhum livro sofre o feminismo, e creio que com certeza faz toda a diferença a leitura do mesmo. Boa indicação.

    ResponderExcluir
  5. Já quero esse livro. Desmistificar o Feminismo anda tão importante hoje, qse como respirar. O povo confunde! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro. Deve ser muito bom. Eu confesso que leio pouco sobre feminismo, e acho que é uma falha terrível!

    ResponderExcluir
  7. Que livro interessante, ainda não conhecia. Deve ser bem legal, também não sou muito ligada sobre feminismo e não sei muito sobre, esse livro poderia ajudar muito. bjs

    ResponderExcluir
  8. Tenho muuuuitaaa vontade de ler esse livro!
    Também sou feminista e às vezes precisamos de coisas assim para reafirmar nossa luta!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Acho muito importante a leitura desse tema e esse livro parece o certo para adentrar na literatura do feminismo, por certe simples mas completo.. Eu já tinha visto esse livro mas ainda não tinha lido nada sobre, achei bem interessante.. Dica anotada! <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  10. Um mundo mais feminista em luta do direito de todos, né?!
    Otima indicação

    ResponderExcluir
  11. Sou bem neutra nessas questões, mas achei bem legal o livro
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  12. Nao sabia desse livro nao.. Mas o conteudo é mega interessante e que devemos sempre debater

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia um livro sobre feminismo gostei, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  14. Gostei de saber que é uma história direta e sem aqueles termos complicados porque eu faço parte da gama de leitores que não tem intimidade com o assunto, achei esse livro interessante

    ResponderExcluir