A incendiária

Publicado por 14.5.18

Sinopse: Uma criança com o poder mais extraordinário e incontrolável de todos os tempos. Um poder capaz de destruir o mundo. Após anos esgotado no Brasil, A Incendiária volta às livrarias como parte da Biblioteca Stephen King, coleção de clássicos do mestre do terror em edição especial com capa dura e conteúdo extra. No livro, Andy e Vicky eram apenas universitários precisando de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico comandado por uma organização governamental clandestina conhecida como “a Oficina”. As consequências foram o surgimento de estranhos poderes psíquicos — que tomaram efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha. Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e incontrolável. Pirocinética, a garota é capaz de criar fogo com a mente. Agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturála e utilizar seu poder como arma militar. Impotentes e cada vez mais acuados, pai e filha percorrem o país em uma fuga desesperada, e percebem que o poder de Charlie pode ser sua única chance de escapar.
Autor(a): Stephen King | Editora: Suma | Páginas: 644 | Ano de lançamento: 2018

Charlie é uma menina doce, educada e muito inteligente. Apesar da pouca idade ela já compreende os riscos que corre, assim como sabe que o que a distingue das demais crianças é algo poderoso demais. Por vezes ela não consegue evitar que seus pensamentos se transformem em algo ruim, mas não medirá esforços para ser uma garota normal.

________________________________________________________________________
As histórias podem assustar um pouco, mas são importantes. São histórias reais.   ________________________________________________________________________


Seus pais se conheceram na faculdade e a aproximação dos dois aconteceu em um momento um pouco diferente do habitual, já que ambos eram voluntários em um experimento científico misterioso. A condição de cobaia e a confusão que sucedeu o início dos testes foram suficientes para que Andy e Vicky iniciassem uma amizade, passassem a compartilhar os efeitos indesejados dos testes e as descobertas assustadoras sobre tal organização secreta que não os deixariam em paz. 

Agora imagine, temos dois seres humanos modificados, capazes de intensificar seus sentidos e até mesmo desenvolver algumas habilidades incomuns (ler mentes, influenciar as decisões alheias, se comunicar através do pensamento, etc). Era de se imaginar que a união destes dois não resultaria em filhos comuns, não é mesmo?

________________________________________________________________________
- Então essa droga foi dada a elas, e talvez tenha mudado um pouco os cromossomos dessas pessoas. Ou muito. Quem sabe. E talvez dois tenham se casado e decidido ter um bebê, e talvez o bebê tenha herdado mais do que os olhos dela e a boca dele. Não ficariam interessados nessa criança?   ________________________________________________________________________


Seguindo uma ideia um pouco óbvia, mas não menos interessante, a história deste livro mostrará que Charlie, a menina com aparência delicada, é capaz de incendiar um prédio apenas por pensar nisso. Nem mesmo os pesquisadores poderiam imaginar que seus experimentos originariam em algo tão monstruosamente forte quanto a menina.

Tudo é novo e inesperado, fazendo com que qualquer descoberta precise ser estudada e testada incansavelmente, mesmo que isso signifique que as cobaias possam perecer trancadas em uma sala, consumindo todo e qualquer sinal de energia. Se tudo é feito em nome da ciência, evolução e segurança nacional, a agência não poderia perder de vista a doce garotinha, tão pouco deixar de estudar sua capacidade de destruição.

________________________________________________________________________
Talvez eles nem queiram mais nos levar vivos. Talvez tenham decidido manter o status quo. O que se faz com uma equação defeituosa? Apaga do quadro.   ________________________________________________________________________


A jornada em busca da salvação e segurança colocará Andy e Charlie em uma condição de perigo constante, necessitando que ambos se mantenham alertas e cuidadosos. Qualquer sinal de perseguição precisa ser reconhecido imediatamente, pois a segurança dos dois depende disso. Vicky pagou com sua vida e Andy se mostra disposto a seguir o mesmo caminho para proteger sua forte e ao mesmo tempo frágil filha. 

Charlie e seu pai compartilham de uma relação muito simples apesar de todo poder que possuem. Andy sabe que sua filha é capaz de destruir tudo à sua frente sem que isso a consuma, porém também compreende que a jovem menina não deve conviver com estas recordações, deseja apenas que ela possa ter uma vida normal como tantas outras crianças, mas sabe que isto não será fácil de alcançar.



Prefiro as obras mais sombrias deste autor, aquelas que tendem a desenvolver uma atmosfera assustadora e tensa, o que não é o caso desta trama que gira em torno de uma ficção científica bem elaborada. Independente da minha preferência, não posso negar a existência de elementos bem desenvolvidos, personagens ricamente construídos e bem explorados que caminham para uma conclusão não tão surpreendente, mas magistralmente executada.

Imagino que os fãs do gênero aproveitarão mais esta leitura do que eu, porém isso não significa que tenha sido uma experiência desagradável, pois mesmo encontrando momentos levemente previsíveis, a trama se constrói e evolui de forma envolvente e nem mesmo as descrições do autor, que costumam ser cansativas, atrapalham a agilidade da narrativa.


15 comentários

Comentários
15 Comentários
  1. boa noite, como vai
    eu gostei bastante das dicas
    ainda nao conheço esse livro
    mas gostei da sua resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro ainda
    confesso que não é o tipo de livro que gosto de ler, mas fiquei um pouco curiosa rsrsrs

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  3. Estou doida para ler esse livro, gosto de ficção científica, gostei de sua resenha

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha, está bem detalhada. Embora não conhecesse o livro, mas adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  5. Confessoa que nao sou adepta a leitura de livros.. mas vou me esforçar para ler.. sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  6. A sua resenha ficou muito instigante, adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha,
    ótimo posicionamento
    fiquei curiosa para ler a obra completa
    bjo

    ResponderExcluir
  8. O tema é legal e bem curioso, ainda mais ter acontecido no Brasil...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  9. Que legal sua indicação do livro, nunca li esse, vou comprar em breve!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha. Adoro ficção científica e parece ser bom. Gostei da dica. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  11. Ficção é meu gênero favorito. Com certeza vou procurar pra ler esse. Amei sua resenha by Isabela Alves

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser bem intenso hein
    Esse eu nunca ouvi falar

    ResponderExcluir
  13. Oi
    que interessante esse livro,não conhecia mais fiquei com curiosidade para ler,sua resenha ficou demais,bjs.

    ResponderExcluir

  14. O autor é ótimo e a sinopse do livro é instigante demais.
    Mesmo que tenha encontrado alguma previsibilidade... eu gostaria de ler e ver o filme dele. Com certeza o filme ficaria incrível.

    ResponderExcluir
  15. Nossa fazer fogo com a mente e ainda caçada! Uma estória intrigante!

    ResponderExcluir