Belas Adormecidas

Publicado por 12.3.18


Sinopse: Pelo mundo todo, algo de estranho começa a acontecer quando as mulheres adormecem: elas são imediatamente envoltas em casulos. Se despertadas, se o casulo é rasgado e os corpos expostos, as mulheres se tornam bestiais, reagindo com fúria cega antes de voltar a dormir. Em poucos dias, quase cem por cento da população mundial feminina pegou no sono. Sozinhos e desesperados, os homens se dividem entre os que fariam de tudo para proteger as mulheres adormecidas e aqueles que querem aproveitar a crise para instaurar o caos. Grupos de homens formam as “Brigadas do Maçarico”,incendeiam em massa casulos, e em diversas partes do mundo guerras parecem prestes a eclodir. Mas na pequena cidade de Dooling as autoridades locais precisam lidar com o único caso de imunidade à doença do sono: Evie Black, uma mulher misteriosa com poderes inexplicáveis. Escrito por Stephen King e Owen King, Belas Adormecidas é um livro provocativo, dramático e corajoso, que aborda temas cada vez mais urgentes e relevantes. 
 Autor(a): Stephen King e Owen King  | Editora: Suma | Páginas: 728 | Ano de publicação: 2017

Em Belas Adormecidas o mundo é o palco de uma "doença" denominada Aurora, onde as mulheres ao dormirem são cobertas por um casulo. Quando ele é retirado, elas atacam quem estiver próximo antes de voltarem a dormir.

A sociedade começa a entrar em colapso e as poucas mulheres ainda acordadas fazem de tudo para não dormirem. Enquanto isso na cidade de Dooling, surge uma mulher que não é afetada pela doença: Evie Black. Os moradores da cidade acreditam que ela pode ter a cura para a doença.

Era engraçado se parasse para pensar no assunto: por que todos aqueles homens estavam se rebelando? O que eles achavam que conseguiriam? Maura se perguntou se haveria rebeliões se fosse a outra metade da raça humana adormecendo. Ela achava improvável.

Com uma variedade grande de personagens muito bem construídos, em momento algum nos sentimos perdidos na narrativa. Somos totalmente inseridos na história que tem um tom de fábula moderna até mesmo no título. Por isso não espere uma história aterrorizante e sim questionamentos absurdamente reais sobre o comportamento humano.

Em nossa estadia em Dooling conhecemos suas virtudes, vícios e problemas.
Graças a construção precisa dos personagens eles se tornam marcantes. Você irá amar alguns e odiar outros.


Conservadores de extrema direita em uma conversa de rádio declaravam que o vírus Aurora era prova de que Deus estava com raiva do feminismo. O papa pediu a todos para rezarem por orientação. Os Nationals cancelaram a série interliga do fim de semana contra os Orioles. Michaela até entendia essa última decisão, mas nem tanto; todos os jogadores (e os juízes também) eram homens, não eram?

Ao longo das 728 páginas o livro escrito por pai e filho, mostra a importância da mulher, seja como profissional, como mãe e suas principais caracteristicas que a diferenciam dos homens: senso de proteção, conciliação e criação. 

Ao analizarmos a diferença de atitude dos homens e das mulheres diante das adversidades, fica muito evidente o abismo que os separa. E como exemplo, a grande maioria das mulheres não criaria uma Brigada do Maçarico para acabar dessa forma com o problema, caso a situação fosse ao contrário.



A forma como as mulheres são tratadas, as dificuldades para transpor as limitações impostas pela sociedade, os abusos sofridos nas mais diversas situações e os preconceitos seja de gênero, cor e classe social, são temas presentes na história que nos mostra o quanto ainda precisamos evoluir para chegarmos a igualdade. 

E nos mostra também que a jornada rumo a igualdade precisa do primeiro passo: todos admitirem que precisam mudar sua forma de pensar e agir. Só nos resta torcer para que essa mudança não seja motivada por uma catástrofe igual a da história.
Enjoy! See you soon!


15 comentários

Comentários
15 Comentários
  1. É um livro de reflexão! Gostei da historia, pela suas palavras me interessei! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Super interessante esse livro. Adorei sua resenha. História que ficamos bem fixados. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, como vai? Mais uma resenha maravilhosa , gostei muito de conhecer a sua opinião. beijos

    ResponderExcluir
  4. Que resenha boa ! É algo a se pensar, será que se a história do livro fosse o inverso as mulheres agiriam diferente ? Eu acredito totalmente que sim. O livro é bem diferente e pela resenha parece ser realmente bom. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  5. Adoro Stephen King. Esse eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Bjs.
    Blog DiCa_Mattos

    ResponderExcluir
  6. A temática da fantasia, não chama muito minha atenção, mas revoltas masculinas e o fundo social moderno me motivaram a ler sua resenha.
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  7. Eu ja conhecia o livro, só ouvi falar coisas boas dele mas ainda não tive a oportunidade de ler ❤

    ResponderExcluir
  8. Eu vejo esse livro por aí e nunca tinha parado para ler a sinopse. Pela sua resenha parece muito bom, uma história de tirar o fôlego. Gostei!

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia esse livro, uma amiga minha já leu. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Adoro os livros do King e esse não fica de fora ❤️ Adorei a história.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua resenha, não li esse ainda, mas é uma ótima pedida para ler.

    ResponderExcluir
  12. Esse ainda não conhecia, eu gostei da capa e parece ser uma história boa, eu leria com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse mas amei a ja lendo o começo me pareceu com uma série que não lembro no nome , amei quero ler <3

    ResponderExcluir
  14. Já quero ler !! Não conhecia esse livro.
    besitos

    ResponderExcluir
  15. Não gosto das história do autor. não é bem o meu estilo.

    ResponderExcluir