A faca sutil

Publicado por 6.2.18


Sinopse: Perdida em um mundo novo, Lyra Belacqua encontra Will Parry — um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar. 

Autor(a): Philip Pullman | Editora: Suma | Páginas: 288 | Ano de lançamento: 2017 | Compre aqui: Amazon | Este é o segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo


Esta resenha não possui spoilers do livro anterior.


Lyra passou por grandes provações em A bússola de Ouro, mas este era apenas o começo de uma aventura intensa e perigosa que o destino reservou à menina. Nesta sequência o leitor conhecerá novos personagens fundamentais para o desenvolvimento da trama, bem como terá o prazer de reencontrar aqueles que já ocuparam seu espaço na história.

Agora tudo ganha uma aparência mais séria e tensa. O que inicialmente aparentava ser uma aventura incrível de uma menina pelo mundo em busca da verdade, caminha para uma guerra sombria e determinará o futuro da humanidade.

Lyra continua sendo a peça chave de um mistério que desconhece, a todo instante suas atitudes a colocam no caminho que lhe foi destinado, porém o encontro dela com Will Parry, um jovem tão confuso e ao mesmo tempo tão determinado quanto ela, mostrará direções e perigos que não havia imaginado poder encontrar.

Encontrei loucura em toda parte, mas havia grãos de sabedoria em todos os casos de loucura. Sem dúvida havia mais sabedoria do que consegui reconhecer.

Will busca por seu pai, pela verdade sobre seu desaparecimento e Lyra se compromete a auxiliá-lo da melhor forma possível. O encontro dos dois acontece de forma inusitada, mas a proximidade entre eles se torna forte e dá início a uma relação de proteção entre ambos. 

À primeira vista pode parecer que os dois jovens se encontraram por acaso e seguem caminhos distintos, mas no virar de páginas o leitor começará a construir novas perguntas e consequentemente descobrirá que eles possuem muito mais em comum do que poderia ser imaginado.

Ele ainda é uma criança, mas suas escolhas o direcionam para um papel que talvez nem mesmo um adulto estivesse preparado para assumir. Sua presença pode despertar medo em alguns, esperança e proteção em outros, mas sua real função nesta aventura será desvendada aos poucos.

Se você é o portador da faca, tem uma missão maior do que pode imaginar. Um menino... Como é que deixaram isso acontecer? Bem, já que tem que ser assim... Vem aí uma guerra, garoto. A maior que já existiu. Já aconteceu algo parecido, e dessa vez o lado certo tem que vencer...

O mundo mágico continua presente. Anjos surgem ansiando por mudança, representando um papel de rebeldia, enquanto as feiticeiras, que inicialmente prometeram proteger Lyra, agora precisarão escolher o lado que ocuparão na batalha final. Senti uma atração maior por este lado da história neste livro, não que o anterior não possuísse elementos de fantasia, mas em A faca sutil a participação destes seres ganha um significado convincente e mais importante que em seu antecessor.

Esta é uma sequência que em alguns momentos se arrasta, mas que se desenvolve de forma marcante e envolvente. Conforme a história se encaminha para o final, surpresas saltarão das páginas, respostas culminarão em falta de fôlego, coração apertado e necessidade de ler o último livro. Ao menos eu estou tentando me conter para não devorar o final desta história.



Resenha do primeiro livro da trilogia:




10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Parece ser uma ótima sequência de histórias! Preciso dessa trilogia! ♥

    ResponderExcluir
  2. Ganhei ele e o primeiro de natal, engoli os dois em menos de uma semana, eu amei demais a história. Parabéns pela a dica, fez juiz ao livro

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha.O livro deve ser muito envolvente,uma otima sequencia.Adorei a dica bjo

    ResponderExcluir
  4. Vou deixar nos meus favoritos, pois me interessou ler e isso se deve pela sua resenha muito bem elaborada, aguçou a minha curiosidade

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Ainda não conhecia essa obra, mas sua resenha está muito bem escrita e eu não conaeguia parar de ler para conhecer um pouco mais desse obra. Com certeza entrou para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ja li algo do autor, mas me lembro o titulo.
    Sobre trilogias eu gosto muito.
    Essa eu ñ conheço, mas gostei da resrnha e vou reservar um tempo p conhecet.
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro mas o enrendo me chamou bastante atenção, gosto muito de fantasia.

    ResponderExcluir
  8. Hey, não conhecia o livro e nem a trilogia, mas achei bastante interessante sim e me chamou a atenção! Assim que eu puder e tiver uma folga dos estudos, vou procurar mais sobre ele ..

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, fiquei muito curiosa para conhecer a obra. Vou anotar sua dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma trama bem envolvente. Embora eu não tenha entendido muito bem o que se trata, já que esse é o segundo livro. Talvez eu entenda melhor a resenha se ler o primeiro livro, né? ^^

    ResponderExcluir