Jantar Secreto

Publicado por 9.1.18


Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca.
A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.
 Autor(a): Raphael Montes | Editora: Companhia das Letras| Páginas: 368 | Ano de publicação: 2016


Tudo começa com Dante, o personagem que vai nos contar a história, mostrando desde o início de sua jornada com seus três amigos de infância. Eles saem do interior para estudar e trabalhar no Rio de Janeiro, em busca de uma vida bem sucedida.

Mas a realidade é bem diferente. Anos depois nenhum deles é bem sucedido e para piorar estão prestes a serem despejados por estarem com seis meses de aluguel atrasado. Um deles usou o dinheiro de forma irresponsável ao invés de efetuar o pagamento mensal, que era divido por eles. 

Por isso surge uma ideia inusitada de copiarem algo que está em alta no mundo: a organização de jantares secretos para a elite, que os consideram experiências diferenciadas. Até aí nada demais se o prato principal não fosse carne humana.
Então a ideia passa de absurda para real quando é colocada em prática e eles se envolvem numa trama bizarra.

A gente já estava lá pela décima garrafa de cerveja e eu divagando sem prestar atenção em nada quando algo me fez lembrar do enigma da carne de gaivota... Escutei esse enigma pela primeira vez de um professor da faculdade no sexto semestre, mas ele ainda continuava na minha cabeça. Naquela noite, decidi contá-lo aos meus amigos: "Um sujeito estava andando pela rua quando deparou com um restaurante que vendia carne de gaivota. Pediu a carne, comeu, foi para casa e se matou. Por quê?"

Com questionamentos sobre o caráter, amizade, dinheiro e poder, o autor nos faz refletir sobre os absurdo praticados na nossa sociedade, seja pela elite que não tem limites para satisfazer suas vontades e os menos afortunados que se sujeitam a fazer qualquer coisa por dinheiro.
Questiona também, através do canibalismo, o nosso consumo excessivo de carne e como os mais ricos se "alimentam" dos mais pobres sem que isso seja crime. 

Mas ainda que as motivações dos personagens sejam perfeitamente plausíveis, a quantidade de coincidências e a forma que os acontecimentos são interligados soam forçados demais.
Sinceramente acho que a atitude final do protagonista não condiz com sua forma de agir e pensar conforme nos é apresentado ao longo da história.

E você faria qualquer coisa por dinheiro? Até mesmo se envolver em um esquema sórdido de abate e venda de carne humana?
Responda a essas perguntas depois de ler o Jantar Secreto.
Enjoy! See you soon!




8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Gosto muito das suas resenhas, por mim e se pudesse leria sempre as suas indicações, pois são sempre boas e com resenhas perfeitas, mas estou sem tempo, obrigada

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  2. Que resenha masi bacana! Fiquei muito afim de ler esse livro, adorei! Vou anotar essa indicação!

    ResponderExcluir
  3. A resenha é interessante, achei um pouco mirabolante o enredo, mas acredito que essas coisas aconteçam.

    ResponderExcluir
  4. Que história mais macabra!
    Fiquei curiosa para saber o que o personagem faz no final de pois do que você escreveu, mas não sei se leria o livro.
    Acho que prefiro histórias um pouco mais light, haha.

    ResponderExcluir
  5. Nao conheço esse livro nao, mas gostei da sua resenha
    Esta bem explicadinha

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gosto muito desuas resenhas e confesso que queria ter tempo p conferir todas as suas indicações, o bbzinho ñ deixa...rs
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. eu ja li suicidas e amei a escrita dele, to louca pra ler esse livro faz é tempo e espero conseguir esse ano rsrs =)

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, Quero muito ler, adorei a resenha e o post 😊

    ResponderExcluir