A bússola de ouro
Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.
Autor(a): Philip Pullman | Editora: Suma | Páginas: 344 | Ano de lançamento: 2017
Este é o primeiro livro da Trilogia Fronteiras do Universo
Lyra é uma menina encantadora e esperta, sempre acompanhada de seu daemon, Pan, ela percorre os corredores da Faculdade Jordan brincando com os filhos dos empregados. Órfã, a menina é criada na faculdade sob supervisão de seu tio, Lorde Asriel, um homem reconhecido e renomado que a assusta por sua postura fria e dura.
Como toda criança, Lyra está sempre envolvida em alguma confusão e travessuras. Apesar do receio de ser castigada, a protagonista não abre mão de sua essência e da vontade de ser uma criança normal, porém tudo começa a mudar quando os "Papões" surgem roubando crianças da redondeza.
Há boatos de que pessoas más sequestram crianças, mas ninguém sabe o que acontece com elas, só se tem conhecimento de que nenhuma foi encontrada. O que era apenas uma história para assustar os pequenos se torna mais real e concreta quando um grande amigo de Lyra some.
Apesar de todo espírito infantil da protagonista, sua força, determinação e inteligência são surpreendentes. A jovem aprende com rapidez e consegue representar papeis úteis para sua sobrevivência, podendo se passar por uma frágil criança para escapar dos Papões, ou enganar ursos para garantir sua vontade seja feita.
A trajetória de Lyra em busca de seu grande amigo e de seu tio, que acabou sendo preso por ursos, a colocará em constante perigo, porém seu daemon não a deixará sozinha. Mesmo sem saber, ela desempenhará um papel muito importante que determinará o destino de todos. O que parece, nem sempre é, e ela terá que ser muito inteligente para descobrir as verdades escondidas em todas as mentiras que a circulam desde seu nascimento.
Mas ela tem que cumprir esse destino sem saber o que está fazendo, porque somente na inocência dela nós podemos ser salvos.
Uma história que mescla de forma interessante, intensa e envolvente, temas como religião, ciência, magia, amizade, intrigas e guerra. Mas lembre que esta é uma aventura repleta de fantasia, muito ágil e que prende o leitor às páginas, então não espere encontrar algo fiel e real, principalmente no que se trata à religião. Não há uma doutrinação, tão pouco fundamentos teóricos a respeito, apenas é demonstrado claramente o poder que esta pode ter sobre os seres humanos e a constante disputa com a ciência.
E foi assim que o pecado chegou ao mundo - disse. O pecado, a vergonha e a morte. Ele surgiu no momento em que os daemons de Adão e Eva se tornaram imutáveis.
Apesar de ser uma trama repleta de fantasia, esta é uma leitura que pede um leitor um pouco mais focado, interessado e que busque uma narrativa um pouco mais densa. Tem feiticeiras, daemons, ursos de armadura e magia, mas também há morte, perda, dor e algumas descrições sobre ciência que dão uma puxada para um lado mais realista.



11 comentários
Confesso que não costumo ler esse tipo de livro. Sua resenha, foi muito clara e interessante, parabéns.
ResponderExcluirO livro A bússola de ouro é bem interessante, recheada de fantasias, aventuras, quem gosta desse gênero de livro vai amar a leitura, eu confesso que gosto muito de fantasia, gostei bastante da Lyra, bjs.
ResponderExcluirNunca li o livro, mas ja vi o filme e é lindo de morrer! ♥
ResponderExcluirótima resenha!
Ah ta rolando sorteio no meu blog, se quiser participar será muito bem vinda!
A história parece ser bem interessante e bem rica em detalhes e acontecimentos. Você resenha muito bem!!
ResponderExcluirQue capa linda, a história parece bem legal!
ResponderExcluirEu tenho a versão com a capa do filme. Essa capa recém lançada é linda. Já coloquei os dois últimos livros pra ler no meu LEV.
ResponderExcluirHummm, gostei da resenha !!! Esse ano vou bater meu recorde na leitura, minha lista está enooooorme.
ResponderExcluirbesitos
Eu cheguei a assistir a versão cinematográfica que fizeram (com a Nicole Kidman e tal) - e o filme tirou um pouco a minha vontade de ler o livro... Mas pelo que você disse, parece ser muito melhor que o filme (como sempre é) e até me deu uma vontade de ler.
ResponderExcluirVou procurar!
Beijos,
Luisa
Degradê Invisível
São temas que me atrai e com certeza vou querer ler, você tem a capacidade de aguçar a minha curiosidade com suas resenhas por isso estou favoritando mais essa indicação sua
ResponderExcluirBjs (•_•)
Nossa que legal, tudo que envolve livros com crianças to ficando curiosa amei <3
ResponderExcluirJá assisti ao filme e amei muito. A partir daí sempre quis ler o livro e descobri que é uma triologia. Ainda não li, mas quero muito, ainda mais depois de ler esta resenha, acabou me lembrando o quão legal é a historia.
ResponderExcluirBeijos, Jady
Garota, Era uma vez
http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/