A bússola de ouro

Publicado por 4.1.18


Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.
Autor(a): Philip Pullman | Editora: Suma | Páginas: 344 | Ano de lançamento: 2017 

Este é o primeiro livro da  Trilogia Fronteiras do Universo

Lyra é uma menina encantadora e esperta, sempre acompanhada de seu daemon, Pan, ela percorre os corredores da Faculdade Jordan brincando com os filhos dos empregados. Órfã, a menina é criada na faculdade sob supervisão de seu tio, Lorde Asriel, um homem reconhecido e renomado que a assusta por sua postura fria e dura.

Como toda criança, Lyra está sempre envolvida em alguma confusão e travessuras. Apesar do receio de ser castigada, a protagonista não abre mão de sua essência e da vontade de ser uma criança normal, porém tudo começa a mudar quando os "Papões" surgem roubando crianças da redondeza.


Há boatos de que pessoas más sequestram crianças, mas ninguém sabe o que acontece com elas, só se tem conhecimento de que nenhuma foi encontrada. O que era apenas uma história para assustar os pequenos se torna mais real e concreta quando um grande amigo de Lyra some. 

Apesar de todo espírito infantil da protagonista, sua força, determinação e inteligência são surpreendentes. A jovem aprende com rapidez e consegue representar papeis úteis para sua sobrevivência, podendo se passar por uma frágil criança para escapar dos Papões, ou enganar ursos para garantir sua vontade seja feita.

A trajetória de Lyra em busca de seu grande amigo e de seu tio, que acabou sendo preso por ursos, a colocará em constante perigo, porém seu daemon não a deixará sozinha. Mesmo sem saber, ela desempenhará um papel muito importante que determinará o destino de todos. O que parece, nem sempre é, e ela terá que ser muito inteligente para descobrir as verdades escondidas em todas as mentiras que a circulam desde seu nascimento.

Mas ela tem que cumprir esse destino sem saber o que está fazendo, porque somente na inocência dela nós podemos ser salvos.

Uma história que mescla de forma interessante, intensa e envolvente, temas como religião, ciência, magia, amizade, intrigas e guerra. Mas lembre que esta é uma aventura repleta de fantasia, muito ágil e que prende o leitor às páginas, então não espere encontrar algo fiel e real, principalmente no que se trata à religião. Não há uma doutrinação, tão pouco fundamentos teóricos a respeito, apenas é demonstrado claramente o poder que esta pode ter sobre os seres humanos e a constante disputa com a ciência.

E foi assim que o pecado chegou ao mundo - disse. O pecado, a vergonha e a morte. Ele surgiu no momento em que os daemons de Adão e Eva se tornaram imutáveis.

Apesar de ser uma trama repleta de fantasia, esta é uma leitura que pede um leitor um pouco mais focado, interessado e que busque uma narrativa um pouco mais densa. Tem feiticeiras, daemons, ursos de armadura e magia, mas também há morte, perda, dor e algumas descrições sobre ciência que dão uma puxada para um lado mais realista. 



10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Confesso que não costumo ler esse tipo de livro. Sua resenha, foi muito clara e interessante, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O livro A bússola de ouro é bem interessante, recheada de fantasias, aventuras, quem gosta desse gênero de livro vai amar a leitura, eu confesso que gosto muito de fantasia, gostei bastante da Lyra, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li o livro, mas ja vi o filme e é lindo de morrer! ♥
    ótima resenha!
    Ah ta rolando sorteio no meu blog, se quiser participar será muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser bem interessante e bem rica em detalhes e acontecimentos. Você resenha muito bem!!

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda, a história parece bem legal!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a versão com a capa do filme. Essa capa recém lançada é linda. Já coloquei os dois últimos livros pra ler no meu LEV.

    ResponderExcluir
  7. Hummm, gostei da resenha !!! Esse ano vou bater meu recorde na leitura, minha lista está enooooorme.
    besitos

    ResponderExcluir
  8. Eu cheguei a assistir a versão cinematográfica que fizeram (com a Nicole Kidman e tal) - e o filme tirou um pouco a minha vontade de ler o livro... Mas pelo que você disse, parece ser muito melhor que o filme (como sempre é) e até me deu uma vontade de ler.
    Vou procurar!

    Beijos,
    Luisa

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  9. São temas que me atrai e com certeza vou querer ler, você tem a capacidade de aguçar a minha curiosidade com suas resenhas por isso estou favoritando mais essa indicação sua

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal, tudo que envolve livros com crianças to ficando curiosa amei <3

    ResponderExcluir