Quando você a viu pela última vez?

Publicado por 14.12.17


Sinopse: Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete.
Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha?
Autor(a): Lemony Snicket | Editora: Seguinte | Páginas: 268 | Ano de publicação: 2013


Este é o segundo livro da série Só perguntas erradas.

Novamente a cidadezinha de Manchado-pelo-mar é marcada por um mistério, desta vez não há roubo de estatueta, mas sim o desaparecimento de uma química muito inteligente e promissora, Cleo simplesmente desapareceu sem deixar rastros.

S. Theodora Markson e seu aprendiz, Lemony Snicket, são convocados a descobrir o que aconteceu, porém perguntas erradas continuam sendo feitas, especialmente pela tutora, uma mulher adulta e que acredita sempre saber muito mais do que seu aprendiz, fazendo-o se calar sempre que tem alguma ideia ou opinião diferente sobre o caso.

Ao visitar a casa de Cleo, os dois conhecem os pais da jovem. Ambos são um pouco estranhos, confusos e dispersos, mas o boticário responsável por administrar a medicação da família alega normalidade, afinal, eles perderam sua filha. 

Com um olhar mais amplo, Lemony entende que essa história está mal contada e de que faltam peças para completar o dia do desaparecimento da jovem química. O que teria realmente acontecido? Uns dizem que Cleo saiu sem deixar bilhete, outros podem acreditar que ela deixou sim um recado, porém com uma tinta invisível. E como ela foi embora? Há quem acredite que ela pegou um táxi e foi embora para o circo, mas isso seria estranho, já que ela é uma das únicas proprietárias de um carro muito caro que está estacionado no caminho.


O jovem aprendiz não se deixará levar por aparências superficiais, tão pouco se convencerá com explicações incompletas. Seu olhar apurado e descomplicado continuam dando um toque de agilidade à história, a forma como ele se coloca diante dos mistérios me deixam animada. Até mesmo o óbvio pode passar despercebido aos olhares de quem simplifica demais, como é o caso da tutora de Lemony, que insiste em determinar uma verdade singela sobre os fatos. 

Aquele Lemony a quem fomos apresentados no primeiro livro, se mostra ainda mais esperto nesta sequência. Essa evolução investigativa do personagem me deixou empolgada e ansiosa para vê-lo solucionando outros mistérios e descobrir até onde vai sua capacidade de encontrar as perguntas certas.

Então caso você deseje uma leitura descontraída, com personagens bem construídos e convincentes, leia esta série de Lemony Snicket. 








8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Oi, tudo bem?
    Adorei a dica de livro, vou acrescentar na minha lista de livros <3
    Quanto a "Quando você a viu pela ultima vez", eu achei esse livro super interessante e o mistério dele é algo de arrepiar!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha e da forma como nos apresentou o livro, confesso que fiquei um tanto curiosa, mas no momento não estou podendo aderir novas leituras, mas deixarei essa aqui na lista para as futuras leituras, adorei as fotos, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiie
    Parece ser uma leitura bem contagiante, adoro estórias descontraídas e com personagens convincentes. Já quero muito ler. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oiii Alessandra

    Essa série é sempre super recomendada e a leitura parece ser hiper descontraída mesmo, adorei a dica, parece perfeito pra quando buscamos relaxar um pouco lendo uma boa história. Fica a dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Achei o título do livro bastante curioso e divertido.
    Me pareceu uma história realmente bem descontraída de se ler assim como você disse.
    Não conhecia a série e estou bastante interessada em lê-la.
    Grata pela sugestão, moça! Bjs!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Eu tentei ler Desventuras em Série e não consegui me entusiasmar com a escrita desse autor, mesmo achando os livros bastante inteligentes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Fiquei feliz que sua resenha tenha sido positiva, eu estava já a fim de ler (só não tinha gostado muito pelo fato de ser série) mas agora vou ler um pouco mais motivada. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu tenho uma certa curiosidade de conferir esses livros por causa da série Desventuras em série. Amei a escrita do autor quando li o primeiro livro e quero, não apenas terminar de ler Desventuras em série, mas também conhecer esses outros livros.
    Parece se tratar de uma leitura muito agradável e adorei saber que os personagens são bem construídos. Fico feliz que você tenha gostado da leitura e espero poder ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir