O menino no alto da montanha

Publicado por 12.12.17

Sinopse: Quando Pierrot fica órfão, precisa ir embora de sua casa em Paris para começar uma nova vida com sua tia Beatrix, governanta de um casarão no topo das montanhas alemãs. Mas essa não é uma época qualquer: estamos em 1935, e a Segunda Guerra Mundial se aproxima. E esse não é um casarão qualquer, mas a casa de Adolf Hitler. Logo Pierrot se torna um dos protegidos do Führer e se junta à Juventude Hitlerista. O novo mundo que se abre ao garoto é cada vez mais perigoso, repleto de medo, segredos e traição. E pode ser que Pierrot nunca consiga escapar.
Autor(a): John Boyne | Editora: Seguinte | Páginas: 225 | Ano de lançamento: 2016

Pierrot, filho de alemão com uma francesa, é tão pequeno que as pessoas não acreditam em sua idade. Morando com seus pais em Paris logo cedo foi obrigado a sentir de perto a dor da perda.

Seu pai retornou mudado da guerra. Tudo o que ele viu de terrível no campo de batalha acabou lhe atormentando até o dia de sua morte. Os fantasmas o perseguiam, fazendo com que passasse por momentos de melancolia e surtos nervosos. Agressivo e sem conseguir ver um futuro digno, o pai acaba se jogando na frente de um trem.

No auge de sua inocência, Pierrot segue sua vida sem sequer imaginar o que há de estranho e cruel acontecendo no mundo. Com o sonho de ser motivo de orgulho ao seu falecido pai, o menino ainda pequeno mantém sua amizade bela e sincera com Anshel, seu vizinho judeu.

Porém a vida não foi fácil para o pequeno protagonista, após se recuperar da perda de seu pai, foi a vez de sua mãe ser levada. Agora órfão, Pierrot precisará se despedir de seu grande amigo, ir para um orfanato, torcer para um dia ganhar uma família novamente e ser um menino normal.

Encontrado por sua tia, ele acaba sendo levado para a casa onde ela trabalha, com a condição de se comportar e não incomodar o patrão. Até então o leitor fica com aquela sensação de que finalmente Pierrot terá uma vida feliz e tranquila, porém o autor guardou uma surpresa que poderá mudar toda a trajetória deste menino que ainda está com sua personalidade em construção.
Você pode continuar sendo Pierrot no coração, claro. Mas, no alto da montanha, quando houver outras pessoas por perto e, principalmente, quando o senhor ou a senhora estiverem lá, você será Pieter.
O dono na residência não é nada mais nada menos que o próprio Hitler, que vivia seu momento de ascensão ao poder e distribuindo seus discursos convincentes a todos, incluindo ao nosso jovem personagem que acaba sendo influenciado.

O caminho que Pierrot percorre é conturbado, repleto de altos e baixos, porém mesmo com atitudes e pensamentos um tanto quando desprezíveis, o personagem não perdeu sua ingenuidade e sonhos. Consegui compreender suas motivações, por mais que não concordasse com suas escolhas. Foi fácil entender que não era por pura maldade e sim por acreditar em tudo que ouvia de seu Führer.
O que aconteceu com você, Pierrot? Era um menino tão doce quando chegou. É fácil assim corromper os inocentes?
Uma história emocionante e envolvente, onde o leitor é levado para dentro da casa de Hitler, vê de perto as mudanças que determinadas atitudes podem causar na vida das pessoas e quão influenciável pode ser uma criança em fase de amadurecimento. Mas não fique com uma má impressão deste jovem, permita-se conhecê-lo antes de julgar suas atitudes frias e principalmente permita que ele lhe mostre quem realmente é.

Através de uma narrativa ágil e descomplicada, John Boyne continua me emocionando com seus personagens bem desenvolvidos e convincentes. Com uma história repleta de perdas e situações complicadas, o autor conseguiu explorar o que há de melhor em uma criança, a sua pureza e simplicidade.




4 comentários

Comentários
4 Comentários
  1. Que livro é esse meu Deus. Gostei muito da sinopse e da resenha, já quero muito ler. Gosto desses tipos de histórias.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa, amo ler e adoro histórias assim

    ResponderExcluir
  3. Uau. Que resenha maravilhosa! Parabéns 😍
    Nunca tinha visto falar do livro, mas fiquei super curiosa para lê-lo. A capa é linda 😍
    Posso escolher dois livros para ganhar de presente, não sei se não vou escolher esse. 😍😍😍😍
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gostei muito da sinopse, já quero ler.
    Sua resemha esta otimaaaa
    Bjss

    ResponderExcluir