O iluminado

Publicado por 4.12.17


Sinopse: “O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Autor(a): Stephen King | Editora: Suma| Páginas: 520 | Ano de lançamento: 2017

Jack é um homem que tinha uma vida satisfatória, uma família que o amava e um trabalho estável. O que poderia indicar que tudo seguiria bem acaba se perdendo quando este começa se entregar para a bebida. O vício o fez perder tudo, ou melhor, quase tudo, pois sua família continuou ao seu lado mesmo que fosse muito difícil apoiá-lo.

Tendo em seu histórico a bebida em excesso,  agressão ao filho e a um aluno e consequentemente a perda de seu emprego, Jack se vê em uma situação que não lhe oferece muitas possibilidades. Precisará mostrar a sua mulher e filho que ele pode se reerguer e que não fará mais a "coisa feia".
Você é iluminado, garoto. Mais do que qualquer outro que já conheci na vida. E veja que vou completar sessenta anos janeiro que vem.
Danny é uma criança ímpar, cativante, inteligente, resiliente e possui um dom especial, ele é iluminado. O garotinho é capaz de interpretar sentimentos alheios, consegue ouvir pensamentos de quem está ao seu redor, ver coisas que ainda não aconteceram e viajar dentro de sua mente para o passado. Mas não se engane, todo esse poder não o torna imune à maldade, pelo contrário, ele acaba se tornando alvo. Confesso que eu quis pegar o menino no colo e fugir com ele.


Jack consegue emprego no Hotel Overlook, seu papel é cuidar de sua manutenção até a próxima temporada, para isso ele e sua família devem ficar todo inverno isolados naquele local grandioso, mas afastado da civilização. Esta é a oportunidade que o pai precisava para se sentir útil e reunir sua família. 

Porém o hotel possui um possui um vasto histórico de assassinatos e de fantasmas, mas não qualquer tipo de espírito ao estilo Gasparzinho pedindo ajuda. Overlook quer muitas coisas, incluindo o pequeno Danny, mas não para buscar salvação e sim para aumentar seu poder.

O leitor encontrará nestas páginas uma atmosfera repleta de tensão, onde a todo instante se perguntará se alguém sairá vivo deste hotel. Overlook e seus fantasmas não medirão esforços para atingir seu objetivo, nem que para isso precisem influenciar Jack a matar sua própria família.
No Overlook, tudo tinha uma espécie de vida. Era como se algo tivesse dado corda no prédio inteiro, como uma chave de prata.
Os livros de Stephen King tendem a ter uma narrativa uma pouco mais carregada, repletas de descrições que favorecem na construção dos personagens, mas que às vezes podem deixar a leitura um pouco mais lenta. Em O iluminado esta tendência permanece. Em alguns momentos me sentia cansada, mas logo o autor dava uma levantada na trama inserindo cenas fortes e intensas. 

Preciso comentar sobre esta nova edição publicada recentemente pela Suma. Além do capricho característico da editora, este livro possui um conteúdo extra que é simplesmente incrível. 
Nesta obra o leitor encontrará um "antes do ato" e um "depois do ato", que são ótimos para conhecer a história inicial do Overlook e o que aconteceu depois do período em que a família Torrance esteve por lá. O antes e o depois acrescentaram muito e satisfizeram minha curiosidade.

7 comentários

Comentários
7 Comentários
  1. Aquela vergonha de ainda não ter lido nada do autor. Estou louca para ler esse livro, mas ainda não surgiu a oportunidade. Adorei a resenha e me deixou curiosa para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do livro mas ainda não li, é uma história bem emocionante, cativante dos personagens. O livro é simplesmente maravilhoso mesmo a leitura sendo um pouco lenta em alguns momentos é uma história que toca a gente, gostei muito do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem interessante, apesar de não ser exatamente meu tipo de leitura favorito. A edição também parece bacana, parabéns à editora! Sucesso com seu blog e obrigada pelo ótimo post!
    https://www.facebook.com/thebloglunatica/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de eu nao gostar desse genero, amei sua resenha e fiquei curiosa no suspense pra ler esse livro. confesso que tenho um medinho

    bjs

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que resenha massa! Tô querendo ler os livros do King, agora mais ainda esse, que já conhecia o filme. Deve ser maravilhoso!

    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Esse foi meu primeiro contato com a escrita de King e eu fiquei apaixonada e sai lendo um monte de livros dele.
    Achei essa edição linda, e gostei desse conteúdo extra que já até quero comprar essa outra edição só para conferir.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Não gosto da temática sobrenatural....achei legal o estilo mais tinha me interessado pelo inicio do livro...história cativa, pena que tem sobrenatural
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir