Fera
Sinopse: Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos - ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.
Autor(a): Brie Spangler | Editora: Seguinte | Páginas: 384 | Ano de lançamento: 2017
Dylan é um adolescente muito inteligente, educado e com sonhos para seu futuro, porém nada disso é notado por seus colegas, que focam apenas em sua aparência. O jovem está batendo a marca de dois metros de altura, tem muitos pelos pelo corpo e não é tão belo e atlético quanto os demais, infelizmente a puberdade não foi boa para ele.
Já é ruim o bastante ter um metro e noventa e três e pelos suficiente no corpo para isolar termicamente uma cidade pequena. E não é só isso, eu também tenho que comprar roupas na seção de minotauros. Uniformes de tamanho padrão não me servem.Apesar de seu bom coração, as pessoas não são boas com ele. Seu melhor amigo é um dos mais populares na escola, mas a todo instante a impressão que tive era de que esta relação era um tanto quanto tóxica para Dylan. Enquanto o grandão, apelidado de Fera, se sentia importante por ser amigo de JP, por sua vez o popular não perde a oportunidade de ridicularizá-lo.
Após um "acidente" onde Dylan cai do telhado, sua mãe o leva para terapia, afinal, algo não anda bem com ele. A intenção era apenas machucar o pé, mas acabou com uma perna quebrada.
Logo na primeira sessão ele sente que aquele não é o seu lugar, não vê motivos para estar ali, já que não tem problema algum em sua vida. Está acostumado com tudo e jamais se machucaria de propósito. Porém ele não poderia imaginar que sua vida mudaria completamente após este primeiro encontro.
Lá estava Jamie, uma adolescente tão linda e interessante que despertou em Fera um lado que ele ainda não conhecia. Tão perfeita aos seus olhos, ele jamais imaginaria qual seria seu verdadeiro problema e sua motivação para estar naquele grupo.
Porque a melhor coisa que já segurei foi a sua mão na minha. E depois você nos meus braços.O que começa como amizade entre eles logo passa para um estágio com sentimentos mais intensos. Um laço entre os dois está criado, o romance começa a pairar no ar, mas Dylan deixou de ouvir um detalhe importante sobre a vida de sua amada, Jamie é transgênera. O relacionamento entre os dois parecia a todo instante algo sincero e puro, beirando a ingenuidade em diversos momentos. Bem ao estilo de primeiro amor, onde todos os fatos são marcados por grandes descobertas.
As oscilações de Dylan sobre o que queria para sua vida e sobre como lidar com a grande descoberta a respeito de Jamie me incomodaram um pouco no início, mas ao pensar melhor sobre a história pude entender que era natural para ele. Apesar de ser visto como diferente durante toda sua vida, ele foi ensinado a fugir do que fosse considerado motivo para piada, afinal, as pessoas são muito más. Sua confusão poderia ser normal a qualquer adolescente que ainda está se conhecendo.
Vai se concentrar no lado bom das coisas? Ou no lado complicado?Enquanto a Fera não tomava atitudes, Jamie mostrava ser uma jovem muito bem decidida. Disposta a ser feliz, independente do que os outros dissessem, mesmo que isso significasse passar por alguns momentos difíceis em sua trajetória. Fiquei encantada ao encontrar esta personagem tão nova, ingênua e ao mesmo tempo tão forte e madura.
A constante luta contra o preconceito e bullying estão presentes de forma clara nesta história. Até mesmo quando os personagens não notam, o leitor é capaz de compreender que determinadas atitudes alheias são cruéis e desnecessárias.
Sinto como se estivesse presa nesse mundo onde não sei mais o que é verdade. Quando estou com você, só quero as coisas boas e fico cega demais para ver as ruins.
Extraí desta leitura muito mais do que eu imaginava conseguir, passei por diversos momentos de reflexão e em poucas horas havia chegado ao fim desta história tão bonita e ao mesmo tempo triste. Acredito, de coração, que esta leitura deveria ser obrigatória, pois através de uma história de amor a autora transmite ao leitor como pode ser difícil simplesmente querer ser você mesmo.



7 comentários
O preconceito e bullying podem marcar a vida de alguém para sempre. Pode trazer sequelas que nunca mais se recuperam.
ResponderExcluirEsse livro devia ser distribuído em todas as escolas.
Bjnhs
Fiquei encantada pela sinopse e pela resenha. Gosto de histórias desses tipo apesar de só ter assistido, mas nunca ter lido nada do tipo. Vou colocar ele na minha lista.
ResponderExcluirBem interessante, não conhecia o livro. Aborda uma temática bem atual. Beijinhos... Au Revoir!
ResponderExcluirNão faz meu gênero de leitura, mas é bem contemporâneo e traz uma reflexão...
ResponderExcluirSua resenha excelente. Gostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix
deve ser um otimo livro, vou procurar e colocar na listinha
ResponderExcluirÓtima resenha. Ainda não conhecia o livro mais tô curiosa pra ler. Bjoss
ResponderExcluirA historia do Dylan é bem complicada e para completar arruma um amor complicado.
ResponderExcluirMas a historia é bem envolvente, no inicio pensei que fosse filme.
Afinal é a velha historia da luta contra o preconceito e bullying, espero que no final o amor supere tudo.
Achei a capa linda!
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br