Contos de Horror do século XIX

Publicado por 28.12.17


Sinopse: Nesta antologia de Contos de horror do século XIX, o escritor Alberto Manguel reuniu, especialmente para o público brasileiro, a fina flor do medo. Tão antigo quanto a civilização, o conto de horror define suas regras e chega a seu apogeu na literatura anglo-saxônica, na linhagem de escritores que vai da "gótica" Ann Radcliffe a Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. Mas Manguel não se contenta apenas com os mestres mais conhecidos do gênero, como Henry James, Guy de Maupassant ou Robert Louis Stevenson. Convoca escritores de toda estatura e de várias línguas, do português de Eça de Queiroz ao íidiche de Lamed Schapiro. 
Organizador: Alberto Manguel | Editora: Companhia das Letras | Páginas: 548 | Ano de lançamento: 2005


Este não é um livro que lhe deixará morrendo de medo e incapaz de dormir à noite, mas lhe proporcionará momentos intensos de insegurança. O receio pelo que virá a cada nova página permeiam estes contos, a todo instante o leitor se questionará sobre o que poderia ser real e da capacidade que o ser humano tem de ser terrível.

Para Jack London o horror não é coisa do além. É a expressão da brutalidade do homem e nada tem de fantástico. Está embutido na realidade, na cerne da condição humana.

Composto por contos distintos e magnificamente escritos, esta obra se mostra completa por trazer histórias que apesar de curtas são envolventes. Algumas podem ser mais tranquilas e discretas, porém a maioria apresenta um grande potencial de surpreender o leitor. Seja por apresentar uma trama com um toque sobrenatural ou por chocar com a realidade cruel do pensamento humano.

Um livro que com certeza merece ser apreciado com calma, um conto por vez, tudo a seu tempo. Tentei lê-lo na sequência em que é apresentado e em curto espaço de tempo, mas acabei o achando cansativo, porém compreendi que comigo a leitura só iria funcionar se eu realmente me entregasse a cada história particularmente, então quando comecei a ler um ou dois por dia e na ordem em que fui achando interessante a leitura fluiu.

Tranque a porta se ficar nervoso. Claro que uma fechadura não pode manter os fantasmas do lado de fora, mas sempre ajo como se pudesse.

Todos os contos possuem introdução construída pelo tradutor, que serve como ótimo complemento às histórias,podendo apresentar uma breve descrição do período em que foram escritas, além de conter algumas informações sobre os autores e suas inspirações.

Esta é uma antologia que recomendo a todos que buscam algo um pouco mais denso. Não espere encontrar contos simples ou rasos neste livro, esteja preparado para ser engolido pelas histórias.

8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Existem livros que pra entender a história é preciso ler aos poucos, achei bastante interessante o livro gosto muito de contos, pra quem gosta desse tipo de leitura vai gostar muito do livro. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a recomendação!
    Parece denso, mas ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Amo ler, ainda não li livros assim, mas adorei a sugestão.

    ResponderExcluir
  4. Uhuuu que demais!!Adoro esse estilo de história!

    ResponderExcluir
  5. omg preciso demais desse livro
    eu já folheei ele algumas vezes na livraria e sempre fico com vontade de comprar, amei sua apresentação eu jurava que era daqueles que a gente não dorme a noite rsrs

    ResponderExcluir
  6. Ai, não sei se leria esse tipo de história, sou muito medrosa rsrs
    besitos

    ResponderExcluir
  7. Nao sabia da existência desse livro, mas gostei de saber um pouco mais

    ResponderExcluir