1984

Publicado por 13.12.17


Sinopse: Clássico romance distópico do autor britânico George Orwell. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de Junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário de modelo comunista. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.

Autor(a): George Orwell | Editora: Companhia das Letras | Páginas: 414 | Ano de lançamento: 2009


Sem qualquer tipo de questionamento, a população de Oceânia se vê presa em uma situação onde toda sua vida é controlada, desde a quantidade de comida que terão direito até com quem poderão casar. Não há qualquer tipo de permissão para relacionamentos amorosos ou sexuais casuais, o intuito é reunir pessoas para procriar, caso esteja pretendendo casar por atração física ou emocional, fuja desta sociedade.
O único propósito reconhecido do casamento era gerar filhos para servir ao Partido.
Esta é a realidade em que Winston, um homem de aproximadamente quarenta ano, está acostumado a viver. Porém aos poucos ele sente que algo não está certo, não sabe muito bem o que é, mas passa a nutrir sentimentos estranhos e alheios aos que foi "treinado" para sentir. Seria ele uma pessoa desajustada, doente ou apenas estaria vendo o que os demais foram ensinados a não ver?

Sua jornada pela descoberta da verdade não será fácil, afinal, o governo possui mecanismos eficazes de controle, seja observando constantemente ou apenas fazendo com que acreditem em uma verdade criada para iludi-los sobre o que realmente é bom.
Em todos os patamares, diante da porta do elevador, o pôster com o rosto enorme fitava-o da parede. Era uma dessas pinturas realizadas de modo a que os olhos os acompanhem sempre que você se move. O GRANDE IRMÃO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ, dizia o letreiro, embaixo.
Sem dúvida alguma esta é uma grande crítica ao modelo ditatorial de governo, onde todo o poder está centrado em uma pessoa unanimemente temida. O controle e a ordem são fundamentais para manter Oceânia de pé e o Grande Irmão é o responsável por tudo. Uma figura temida, respeitada e admirada, que surge para lembrar os habitantes de que eles nunca estão sozinhos e que existe um bem maior, logo quem não estiver disposto a seguir as normas irá contra o bem de todos.
Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força
Estou com uma certa dificuldade para falar desta obra, pois em diversos pontos me vi preso à trama que mesmo tendo sido escrita há tanto tempo ainda se mostra atual, porém não posso negar que neste livro senti um pouco de cansaço durante a leitura, diferente de como ocorreu quando li "A revolução dos bichos", livro do mesmo autor.
Se ele não sofrer, como você pode ter certeza de que obedecerá À sua vontade e não à dele próprio?
Uma narrativa mais densa, sem muita ação e com personagens por vezes entediantes e com pouco carisma. Talvez seja uma leitura que exija mais atenção, cuidado e envolvimento do que consegui ter. Mas é inegável o poder crítico e reflexivo que estas páginas possuem, causando até mesmo aos mais cansado leitor o poder de fazer ligações com a realidade.



13 comentários

Comentários
13 Comentários
  1. Eu concordo com este livro, mas ainda considero ele uma obra prima por quanto realista é. Orwell não imaginou que este livro seria usado como um manual de instruções.
    Beijos
    sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, e ja gostei da sinopse.

    ResponderExcluir
  3. Amei a sinopse do livro. Não conhecia ele mais já quero ler ele todindo. Já na minha lista. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nào conhecia o livro e parece ser uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia... Colocarei na minha lista de comprinhas 2018.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post 😍 já vou por na lista de coisas para comprar ❤

    ResponderExcluir
  7. esse livro é maravilhoso, nos traz uma reflexão extremamente atual da situação política e social
    é uma obra bem complexa, mas uma leitura exremamente rica

    ResponderExcluir
  8. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas a história parece interessante!

    ResponderExcluir
  9. Não sei se conseguiria ler esse livro. Só em saber que tem personagens entediantes já desanima.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li. Gosto desse tipo de leitura reflexiva, acho a falta de ação não vai pesar muito na minha leitura.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  11. Tá legal conhecer algo novo, não me vi pegando um livro neste nipe de primeira mas da forma que colocou tem um assunto que é complexo no que diz respeito a questionamento em parte que exige entender um sistema e a liberdade dos subordinados a ele...Realmente super indicado para alunos que estão estudando psicologia para entender o pensamento em sociedade e se é aplicável na realidade.

    ResponderExcluir
  12. Nunca ouvi e nem li esse livro. Mas achei a sinopse dele bem interessante

    ResponderExcluir
  13. Esse é um livro muito diferente mas a história é boa. Na verdade eu achei o lugar retratado quase um inferno . Ninguém tem liberdade e são obrigadas a procriar. Que horrível

    ResponderExcluir