Once upon a time: uma antologia de contos de fadas

Publicado por 10.11.17


Autor(a): Irmãos Grimm | Editora: Planeta | Páginas: 272 | Ano de lançamento: 2014


Sinopse: Três palavrinhas que, depois de mais de dois séculos, ainda conseguem transportar os leitores para cenários de mistérios, intrigas e traição, vida e morte, amor e abandono. Em seu esforço para preservar a cultura popular, sem querer os Irmãos Grimm criaram um marco atemporal e eterno da literatura ocidental. Com este livro de contos de fadas, lindamente ilustrado por Kevin Tong, você poderá reencontrar as histórias e os personagens que aprendeu a amar.
Um livro repleto de contos, nem todos são tão belos quanto suas adaptações feitas pelas Disney, mas nem por isso perdem o encanto. Confesso que muitos eu não conhecia, falha da minha mãe que não os contou para mim, mas fiquei encantada em lê-los e poder relembrar um pouco a sensação gostosa de fantasia que envolvia minha infância.

Once upon a time é daquele tipo de livro onde os contos são independentes e não precisam ser lidos em sequência, ótimo para ler um pouquinho em cada dia, seja para próprio deleite ou para apresentar estas histórias às crianças que estejam por perto. 

Mas cuidado, nem todo final é totalmente feliz, alguns momentos das histórias originais podem conter um pouco de sofrimento, dor e até mesmo morte.  Estas histórias não são uma reprodução de um mundo encantado e repleto de perfeição, longe disse, diversas narrativas podem apresentar o lado ruim do ser humano, a competitividade, o desejo de ter sempre mais, em ser o melhor sem se preocupar com o bem estar do próximo. Alguns contos irão proporcionar uma leve reflexão, deixando aquela boa e velha "moral da história", em compensação outros servirão apenas para distração por sua simplicidade.


Uma coletânea que promete transportar o leitor ao mundo mágico dos contos de fadas, o envolvendo rapidamente pela simplicidade dos personagens e pela narrativa ágil e descomplicada. Não espere encontrar algo profundo, tão pouco que tenha uma ligação direta com a série de TV, senão você irá se decepcionar. Esteja pronto para algo mais despretensioso, que realmente quer apenas lhe entreter e fazê-lo recordar de algumas histórias.

Os contos que estão nesta coletânea:
*João e Maria
*Seis atravessam o mundo inteiro
*A parceria entre o gato e o rato
*Cinderela
*As três fiandeiras
*O ganso de ouro
*João Fiel
*A cobra branca
*A bela adormecida
*O alfaiate valente
*O rei barba de Melro
*Os músicos da cidade Bremen
*João felizardo
*Rumpelstilsequim
*O velho sultão
*O lobo e os sete cabritinhos
*A guardadora de gansos
*Rapunzel
*O pequeno polegar
*A mesa mágica, o asno que cospe ouro e o porreto dentro do saco
*Os doze irmãos
*O pescador e sua esposa
*Chapeuzinho vermelho
*A amoreira
*João Prudente
*Os elfos
*Branca de neve
*Os seis cisnes
*Gretel, a esperta
*O príncipe sapo



9 comentários

Comentários
9 Comentários
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, como vai? Confesso que ainda nao conhecia o livro, mas achei super interessante pois sua resenha é bem completa

    ResponderExcluir
  3. Olá. Não conhecia o livro, mas achei muito interessante. Acho que tem todas as histórias que conheço de criança e era interessante voltar a lê-las com essa nova perspectiva.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, não sabia que tinha o livro. Já fiz ligação com a série, mas é bom saber que não tem ligação para não ir com uma expectativa e acabar me frustrando. Já quero ler.

    ResponderExcluir
  5. nao conhecia o livro, mas depois da sua resenha objetiva e clara ! Parece ser uma boa opção de leitura .

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses livros com contos independentes, porque a gente consegue ler a qualquer momento. Meu filho adoora Rumpelstilsequim, mas confesso que eu mesma só conheci há pouco tempo.

    ResponderExcluir
  7. Já assisti um pouco da série, é uma história bem legal e interessante com as princesas da Disney versão mais adulta kkk

    ResponderExcluir
  8. muito legal essa resenha!
    Quero ler, fiquei bem instigada nessas versões!

    ResponderExcluir