Enclausurado
Sinopse: O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica.
Autor(a): Ian McEwan | Editora: Companhia das Letras | Páginas: 200 | Ano de lançamento: 2016
O que você imaginaria de uma história que gira em torno de um plano para assassinar alguém, mas com um detalhe especial, o narrador é um bebê que ainda não nasceu. Isso mesmo, conhecemos a história a partir do ponto de vista de um ser que ainda está dentro da barriga de sua mãe.
Trudy é a mãe do narrador e se vê entre dois homens, de um lado seu marido que já não mora mais com ela e de outro o irmão deste, que por sinal é seu amante. Sim, existe uma espécie de triângulo nesta história, mas um pouco diferente do que estamos acostumados a encontrar nos livros. O relacionamento entre eles não exala amor, paixão e romance, são apenas adultos que se envolvem por motivações distintas.
John, o pai, não é tão inocente quanto você possa imaginar. Muito longe de ser ingênuo, ou uma pobre vítima de um casamento fracassado, o pai se mostra determinado ao informar à sua esposa e ao seu irmão que voltará para casa acompanhado de sua nova namorada, mas para isso Trudy deverá abandonar a residência do casal e ir morar com seu amante.
Claude, o tio, é o mais frio e calculista dos três. Seu envolvimento com a cunhada inclui sexo e planos de assassinato, mas nada de romance e sonhos de serem felizes para sempre, ao menos não notei nenhuma conexão entre eles que mostrasse algo mais profundo e com um sentimento puro. O desejo de eliminar John é evidente, constante e ocupa maior parte da conversa entre eles.
Agora que você já conhece o trio de adultos, vamos ao narrador desta história. O bebê, apesar de ainda não ter nascido, não é infantilizado nesta trama. A forma como ele conta tudo o que sabe, descrevendo diálogos e situações que percebe mesmo estando dentro da barriga de sua mãe, o torna um pouco mais maduro do que eu poderia imaginar. Constantemente a impressão que eu tinha era de que quem estava narrando já era adulto, com opiniões formadas e conhecimento sobre a vida.
A história é interessante, os personagens não são muito complexos e a ideia de ter um narrador que ouve tudo e não pode fazer nada é empolgante, porém não me senti tão envolvida quanto imaginava que ficaria. Criei expectativas enormes em relação a esta obra e por isso esperava um pouco mais. Acho que se o feto fosse um pouco mais ingênuo me sentir mais convencida, mas ele aparentava ser mais experiente e culto que eu.



11 comentários
Esse livro é maravilhoso, amo literatura
ResponderExcluirQue legal esse livro já preciso ler!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro. Achei legal a ideia de ler um livro que é narrado por um feto, nunca li nada do tipo. A ideia de um feto mais culto que qualquer um soa como não convincente mesmo.
ResponderExcluirNossa ontem assisti um filme com uma trama familiar bem estranha assim também, parecem ser ambos do mesmo estilo. Interessante!
ResponderExcluirBejos do Commaosdeseda artesanato para sua festa/ dia a dia e Cursos online
Que livro bacana de se ler. Adorei seu post
ResponderExcluirÉ bem diferente porque o feto é que narra a história, primeira vez que vejo uma história assim. É super interessante
ResponderExcluirEu não leio.. mas admiro quem gosta!
ResponderExcluirQue máximo. Amo esse autor. Já li dois livros deles que são simplesmente do outro mundo pela surpresa e sensiblidade. Pena que você esperava mais. Fiquei curiosa para ler. Adorei a resenha. bjs
ResponderExcluirAchei super interessante a temática...o tanto de planos feitos para os bebês são mesmo muitos e dá mesmo pano para manga
ResponderExcluirGostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix
Que ideia fantástica! Achei muito genial a abordagem do livro, vou procurar para comprar com certeza!
ResponderExcluirParece ser um ótimo livro .Achei super legal e interessante a temática.
ResponderExcluir