Anne Frank: a biografia ilustrada

Publicado por 29.11.17


Sinopse: Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto.
Autor(a): Sid Jacobson e Ernie Colón | Editora: Quadrinhos na Cia. | Páginas: 160 | Ano de lançamento: 2017

Quem nunca ouviu falar na jovem Anne Frank que teve seu destino traçado pelo nazismo? Se por acaso você não se recorda desta menina, ou talvez não tenha mesmo ouvido falar em seu nome, esta é a oportunidade de conhecê-la e de se emocionar com sua história.


Anne desenvolveu um sonho, queria ser jornalista e escritora, pegou gosto pelas palavras logo que iniciou seu diário, onde relatava sem grandes pretensões seus pensamentos e cotidiano. O que poderia ser apenas mais uma memória de uma adolescente em fase de descobertas e dúvidas, se mostrou como um grito por socorro de uma menina que foi obrigada a deixar tudo para trás para garantir sua sobrevivência.

Em uma época onde judeus eram perseguidos sem qualquer tipo de compaixão, a protagonista desta história viu de perto a crueldade humana sem que tenha feito nada de errado, nada que sequer pudesse justificar tanto ódio.

Anne realmente existiu e esta história é real. Poderia ser uma trama de ficção, mas é o relato esperançoso de alguém que via um futuro melhor, que ansiava por liberdade e que lutava para se manter viva, um dia de cada vez.

Esta obra ilustrada traz uma riqueza de detalhes encantadora. Toda a história que eu já conhecia ganhou vida novamente através das imagens, as expressões e características dos personagens me impulsionaram a reviver a emoção da primeira vez em que tive contato com a história de Anne.


Diversas passagens nestes quadrinhos transportam o leitor ao período em que os personagens viveram, trazendo contextualização histórica e acontecimentos que explodiam em outras regiões, mas que impactavam na vida da família Frank.

Uma leitura incrível, emocionante e reflexiva. Aos que se empolgam com histórias reais, esta é uma ótima opção. Caso você seja do grupo que ainda não conhecia nossa querida Anne, não se preocupe, esses quadrinhos lhe mostrarão com clareza quem foi nossa menina.






10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. A biografia ilustrada eu não conhecia, mas li o diário que é emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu achei uma gracinha esse livro ilustrado gostaria de lê-lo...gostei da sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma historia a não perder. É um marco na história. Recomendo vivamente a sua leitura.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  4. Ah que tudo esse livro,amo ler livros assim que eu viajo pra bem longe.

    ResponderExcluir
  5. Adoro histórias reais. E ainda não conheço essa!
    Adoro suas dicas.
    Já vai pra minha lista. Bom... mais uma das suas indicações que vão pra minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Amo histórias reais. Quero muito ler o Diário de Anne Frank e agora que vi que tem uma biografia ilustrada, quero ler um e em seguida o outro. Eu só sabia sobre o diário, sobre a biografia ilustrada não sabia. Super gostei dessa versão de biografia ilustrada.

    ResponderExcluir
  7. Amo ler esse livro além de que a história é verdadeira, não sabia que tinha ilustrado e já quero ter.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um livro dela aqui em casa, mas ainda nao li. Ele é diferente desse , tem a capa diferente

    ResponderExcluir
  9. Deve ser uma história super triste porém muito interessante e cultural, já tô curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto essa bibliografia ilustrada. O máximo.

    ResponderExcluir