O sorriso da hiena

Publicado por 18.9.17


Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Autor(a): Gustavo Ávila | Editora: Verus | Páginas: 266 | Ano de lançamento: 2017


Este não é um livro qualquer sobre serial killer, esteja preparado para conhecer o lado mais sombrio do ser humano, o lado que escolhe colocar seu desejo acima de tudo e todos, onde a curiosidade ganha espaço e força sobre a vida das pessoas.

O livro inicia em um momento tenso, onde uma família está amarrada em suas respectivas cadeiras. Um pai, uma mãe e um filho de oito anos, todos reféns de uma pessoa que acredita ter o poder de tirar a vida dos outros. Uma cena digna de filme de terror, descrita na medida certa para surpreender o leitor e deixá-lo querendo justiça. Imagine como seria ver seus pais serem mortos na sua frente e saber que você foi poupado, mas que carregará essa lembrança para sempre.
Quem realmente não faz tudo que pode não tem o direito de se sentir frustrado.
Esta é a realidade de algumas crianças neste livro, pois o que começou há décadas com o assassinato de um casal, se repete de forma aleatória e sem explicações. A sinopse do livro já entrega quem é o assassino e o motivo dele cometer tal crueldade, porém não se deixe enganar, a história é muito maior do que é possível prever.

O envolvimento da polícia nesta trama é muito interessante, principalmente quando eles tentam encaixar peças que não se conectam. A jornada em busca por respostas dos detetives não deixa de ser empolgante, por mais que o assassino já tenha sido revelado ao leitor, há muito a ser descoberto e a identidade do serial killer é o menor dos mistérios.
Então eu comecei a me questionar: por que eu me tornei o que sou? Se aquele homem não tivesse matados os meus pais, será que eu seria o que sou hoje mesmo assim? Ou será que eu estaria no seu lugar, sr William?
Admito que fiquei um pouco incomodada com a participação do psicólogo nesta perturbação toda, sua motivação não me parecia concreta o bastante para permitir que o plano fosse adiante. Entendo que a ideia era realmente abalar o leitor e mostrar o lado obscuro que existe em qualquer pessoa, mas fiquei chocada o bastante para começar a supor que isso possa ser real, não apenas com os profissionais desta área, mas das demais que lidam com pessoas.
Sabedoria não tem nada a ver com idade, David. Tem a ver com o que o mundo te dá e o que você com isso.
Sem enrolações, o autor  desenvolveu uma história intensa e bem construída, sem pontas soltas e com personagens marcantes, que complementam perfeitamente a trama, cada qual com sua participação fundamental para o desenrolar dos acontecimentos. É uma leitura que desafia o leitor, o colocando de frente com a crueldade e a ganância, mas que lhe fará refletir sobre seu posicionamento diante de alguns experimentos.

8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Nunca tive interesse pelo livro, até agora.
    Não fazia idéia do que se tratava e confesso que me instigou a leitura, vai pra lista de desjos.

    Beijos Ale.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/o-bilhete-na-garrafa-thiago-andrey.html

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livro na bienal no dia em que o autor estava no estande da record autografando. Fiquei curiosa porque só leio bons comentários sobre ele como essa sua resenha. Espero consegui ler ainda esse ano e acima de tudo, gostar!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    A cada nova resenha que leio sobre O Sorriso da Hiena mais vontade eu tenho de ler. Pelo jeito é um ótimo livro e tem características muito boas, como a intensidade e a boa construção da trama. Espero conseguir ler em breve. Não vejo a hora de ler e espero gostar assim como você.
    Abraço ��

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ale! Eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro e fiquei mega curiosa! Cheguei a adquiri o e-book, mas ainda não iniciei a leitura. hahaha #soudessas
    Pela sua resenha, acredito que eu vá começar logo. Parece um livro muito bom!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu amo livros que trás serial killers, porque eu adoro toda essa questão investigativa que tem por trás, fora que tentar encaixar as pistas juntos é muito divertido, até mesmo quando o assassino é revelado no inicio da história. Eu acho que quando eu ler esse livro, ele ficará entre os meus preferidos e essa questão do psicologo também me deixaria um pouco incomodada, acho que chocada seria uma palavra melhor pra ser usada, por que sei lá, parece um pouco distante da nossa realidade, mas nunca se sabe.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  6. Olá Alessandra,
    Acho que não foi só você que se sentiu incomodada com a participação do psicólogo no negócio todo. Eu achei ele um personagem doentio, mas foi tudo isso que fez a história ficar tão incrível. Adorei sua resenha e os quotes, porque, de tão viciada, não consegui nem marcar nada rs.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie amore.

    Não conhecia o livro, mas começando pela capa passo a dica já.
    Quanto a resenha, gostei bastante, mas sendo sincera não é algo que eu queira ler nesse momento. Passo a dica mesmo!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou louca para ler esse livro, tanto porque o autor é tão simpático quanto ao fato que a história parece ser realmente incrível e avassaladora, ainda mais pelo fato de ele não enrolar em nada.

    ResponderExcluir