O escravo de capela
Sinopse: Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares de nosso folclore.Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por versões mais brandas. Em “O Escravo de Capela”, uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos mais reais e perversos. Aqui, o capuz avermelhado, sua marca mais conhecida, é deixado de lado para que o rosto de um escravo-cadáver seja encoberto pelo sudário ensanguentado de sua morte. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas.
Autor(a): Marcos DeBrito | Editora: Faro | Páginas: 288 | Ano de publicação: 2017
Neste livro o leitor será apresentado a uma realidade dura e cruel, onde pessoas eram escravizadas e sofriam constantes maus tratos. Esteja preparado para dar de cara com uma narrativa direta, sem floreios e que promete uma atmosfera tensa e forte.
De um lado uma bela casa de uma família branca, um capataz que se diverte ao ver sofrimento e um dono de propriedade disposto a fechar os olhos para a crueldade se isso lhe gerar dinheiro. De outro uma senzala cheia, sem conforto, onde pessoas eram amarradas para não fugir e que sequer eram donas de seus próprios nomes.
Em meio a esta dura realidade surge um escravo novo, que sequer consegue compreender a língua local, sendo castigado constantemente por não obedecer as normas que não conhece. Sabola é um jovem disposto a fugir e fará tudo que estiver ao seu alcance para se tornar um homem livre.
A busca pela liberdade pode parecer linda aos olhos de quem está distante, porém ela é tão sofrida e difícil quanto a aceitação pela condição imposta. O protagonista determinado não desistirá de seus ideais, tão pouco abaixará sua cabeça a quem quer que seja, mesmo que isso represente sua sentença à morte.
Talvez você esteja pensando que acabei de liberar um spoiler, mas acredite, este é apenas o começo de uma história intensa e envolvente, que tem muito a oferecer ao leitor que estiver disposto a abrir seus olhos para tamanha dor e para a vingança que surge com ela.
As doze badaladas que tocaram no bater da meia-noite soaram como sinos de uma imponente torre gótica mal-assombrada para torturar ainda mais a sanidade arruinada.
A sede por vingança e a promessa de que voltaria para libertar os demais escravos, fazem com que Sabola supere até mesmo a morte e se torne uma lenda que até hoje se comenta, talvez na atualidade a gente pense neste personagem como apenas um menino que apronta, mas nesta releitura ele é muito mais que isso, é um justiceiro que merece toda atenção.
Abra sua mente e veja uma nova história sobre o Saci, esqueça a traquinagem que o Sítio do Pica Pau Amarelo vem apresentando durante anos. Conheça um homem sedento por vingança e que pode ser tão assustador e terrível quanto as pessoas que lhe causaram a morte.
Abra sua mente e veja uma nova história sobre o Saci, esqueça a traquinagem que o Sítio do Pica Pau Amarelo vem apresentando durante anos. Conheça um homem sedento por vingança e que pode ser tão assustador e terrível quanto as pessoas que lhe causaram a morte.



12 comentários
O livro é bem emocionante pois fala da escravidão, os escravos sofreram muito como escravos. O livro é daqueles que deixa o leitor bastante ligado na história. O autor Marco relatou esse tema muito verdadeiro, bjs.
ResponderExcluirNunca li esse. Livro, mas o tema é muito bom.
ResponderExcluirEssa foi una época terrivel da historia, um periodo negro..escravaturaé sempre um tema chocante, são histórias cada uma pior q a outra
Nunca li esse. Livro, mas o tema é muito bom.
ResponderExcluirEssa foi una época terrivel da historia, um periodo negro..escravaturaé sempre um tema chocante, são histórias cada uma pior q a outra
Gosto de livros assim, que mostrem a verdade e que tocam o leitor. Eu ando um pouco preguiçosa para as leituras, você reacendeu a minha vontade de ler.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Não lembro de ter lido nada nesse estilo. Achei bem interessante. Gostei da resenha.
ResponderExcluirNossa que legal parabéns pela a resenha , não conhecia o livro mais deu vontade de ler .
ResponderExcluirNão é muito meu tipo essas temáticas sombrias e folclore também não é minha cara. Sua resenha foi excelente, bem feita
ResponderExcluirBlog ArroJada Mix
nunca li esse livro, mas o tema é bem marcante, a sua resenha, acho que esse livro deve ser daqueles que você não vê a hora passar. parabéns pela resenha.
ResponderExcluirFaz muito tempo que não leio livros com essa temática, você resenhou tão bem que deu vontade de ir comprar o livro agora, parabéns!
ResponderExcluirImagino que seja uma leitura densa, afinal falar da escravidão deve mexer muito com a nossa emoção ... gostei da indicação do livro!
ResponderExcluirBjs (•‿•)
Nossa me parece um livro emocionante. Eu sou uma doida por livros..as ferias estão chegando e logo vou poder ler outras coisas.
ResponderExcluirNossa que massa esse livro. Acho muito legais histórias assim do Brasil colônia, escravos e achei o livro muito lindinho. Adorei a resenha bjs
ResponderExcluir