Sob a redoma
Sinopse: Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Autor(a): Stephen King | Editora: Suma de Letras | Páginas: 960 | Ano de Lançamento: 2012 | Compre aqui: Amazon
Não sou fã de Stephen King e talvez isso tenha me afastado da leitura deste livro por tanto tempo. Havia assistido a alguns episódios da série homônima, mas não havia me empolgado com a possibilidade de ler estas quase mil páginas, porém conforme eu me distanciava da série a curiosidade pela obra que serviu de inspiração aumentava.
Posso dizer que fiz bem em esperar, pois as comparações foram inevitáveis e acredito que o livro é muito melhor, mais fluido, com situações que se encaixam melhor e fazem mais sentido. E não se assuste pela quantidade de páginas, tudo descrito na medida certa, de forma a não confundir o leitor, há até um mapa da cidade e uma lista com os moradores e suas funções.
Tudo começa em um dia comum, sem nenhum sinal de que uma grande mudança estava por vir. De forma inesperada os moradores de Chester's Mill se veem isolados do resto do mundo por uma redoma. Ninguém entra e ninguém sai, nem mesmo o vento consegue ultrapassar a barreira invisível sem diminuir sua intensidade.
O que poderia ser uma história voltada para a compreensão da existência desta barreira, se mostra como algo mais complexo e rico. Deixe de lado suas especulações sobre a origem da redoma e surpreenda-se com a forma com que a sociedade local se reorganiza. A forma como os grupos são instintivamente formados e a afinidade entre seus membros, serve como meio de repensar as nossas próprias atitudes, afinal, em que grupo você estaria se fosse surpreendido por uma redoma? Seria o que busca respostas, o que impõe sua força e poder, o submisso, etc? Pense bem, pois o lado que você escolher pode ser determinante para salvar ou matar todo mundo.
Torcer pelo melhor, planejar para o pior.
É dentro desta perspectiva de sociedade corrompida que o leitor irá se aventurar e se envolver pelos diversos momentos de ação, de tal forma que a leitura poderá transcorrer rapidamente. Eu, pelo menos, conclui a leitura em pouco menos de quatro dias, não consegui abandar a história até chegar ao fim.
Não irei falar sobre cada personagem, caso contrário esta resenha ficará tão grande quanto o livro, mas posso afirmar que todos foram muito bem construídos. A personalidade de cada um é tão completa que estes parecem reais, a força de alguns é de dar inveja, porém a submissão de outros é facilmente compreendida.
Toda cidade tem as suas formigas, o que é bom, e os seus gafanhotos, que não são tão bons, mas nós podemos conviver com eles porque os entendemos e podemos obrigar que façam o que é melhor para eles, mesmo que seja preciso apertar um pouco.
O fato da redoma em si não ter sido tão bem explorada me decepcionou um pouco, de forma que ainda não consigo aceitar o final, tão pouco compreender como toda aquela empolgação durante os capítulos foi sendo reduzida ao chegar nas últimas páginas. Ao meu ver o final não foi a melhor parte desta história, mas todo o resto foi tão bom que consigo desculpar o King.
Estão esteja aberto para desvendar não somente o mistério sobre a redoma, mas sim para conhecer cada cantinho desta cidade e os segredos escondidos por cada personagem.


20 comentários
Nunca tive vontade de ler um livro do King, mas essa sua resenha me deixou curiosa sobre a redoma, preciso ler ;)
ResponderExcluirKing é fodaa!! um dos melhores autores. Ainda não li esse livro, mas espero.
ResponderExcluirwww.apressadadesainha.com
Eu amo demais esse autor, as histórias me prendem demais, e se você ler outros livros vai se apaixonar mais.
ResponderExcluirBeijos, www.rainaracarolina.com ❤
Stephen King tem otimos livros, gostei da resenha, tambem não gosto de ler na empolgação no começo e o final não ser como esperei mais eu particularmente gostei do livro. Sucesso
ResponderExcluirQue história surpreendente fico imaginado como é de uma hora pra outra uma cidade ficar isolada do mundo por um campo de força invisível. É uma história de mistérios, o autor sempre com histórias que faz a gente ficar preso na leitura, abraços.
ResponderExcluirEu nao conheço o autor. Mas o interesse bateu!
ResponderExcluirNão Conhecia o Autor mais o Livro paresse ser muito Bom bjs
ResponderExcluirEu amo, só que eu não ler o livro.. ja assisti o seriado.. muito bom demais.. muito aniosia para saber o que aconteceu ne.. adoro isso... Bjo
ResponderExcluirHey, Mayco, tudo bem?
ResponderExcluirEu amo Stephen King, mas não são todos os livros dele que caem no meu gosto. Esse, por exemplo, eu tentei ler, mas não cheguei nem na metade. Achei chato demaaaaaiiiiissss.... rsrs. Nem vou terminar.
A história não me agradou, não. Acontece, né? :)
Beijos!
Eu assistir a série e amei, apesar de ter sentido que ficou faltando algo no final, pelo visto no livro também é assim né, já fiquei chateada por a redoma não ter sido tão bem explorada, geralmente o livro é sempre melhor mesmo, eu estou doida para ler, mas ainda não tive a oportunidade.
ResponderExcluirEu assisti alguns capítulos da serie e no inicio gostava, mas com o tempo perdi o interesse.
ResponderExcluirSua resenha e deixou com vontade de ler o livro, mas fiquei com medo de me decepcionar com o final.
Mas talvez eu ainda leia o livro.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Amei sua resenha sobre esse livro, eu amo ler parabéns
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Também nunca li nada do autor, mas esse livro sempre foi o que mais me interessava. Acredita que não sabia que tinha série? Chocada hahaha Já quero ler, apesar das mil páginas e do final porque acho que o desenvolvimento quando bem estruturado, muda tudo. Dica anotada!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Stephen King é um dos autores que mais amo!!!!
ResponderExcluirJá li o livro dele A dança da morte. Amo historias assim... Cheia de mistérios!
Não sei se me acerto muito com o King, não é meu tipo de leitura, apesar do autor ser muito bem falado.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Já assisti a série e fiquei triste quando cancelaram. Eu quero muiiiito ler, mas como você disse ai, me assusto pelo tamanho. Vou tentar pelo kindle, e se eu gostar, compro o livro pra ter a versão física porque eu acho bem bonita haha.
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
aaah, pena o desfecho ter te frustrado... de qualquer forma,pretendo ler,so nao sei quando hahahahaha porque amo a escrita de King... mas tenho outras obras dele a serem lidas antes de Sob a Redoma...
ResponderExcluirbjs ^^
Oie
ResponderExcluirmuito legal sua resenha, eu adoro o autor mas sinceramente não tenho muita vontade de ler esse livro ou ate mesmo ver a serie, gosto de focar em outros tipos de livro do autor
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Depois que eu assisti a série fiquei ansiosa pra ler a obra, mas como demorei em ler acabei desanimando total =/
ResponderExcluirOlá, Mayco! Tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho o livro aqui cara, mas acredita que ainda não li? Já assisti a série e achei legal. Dizem que tem várias diferenças entre o livro e a série. Quero ler o quanto antes o livro Sob a Redoma, mas antes preciso colocar algumas resenhas no ar. Abraço!