Anita

Publicado por 4.7.17


Sinopse: Um romance sobre coragem, um romance sobre Anita Garibaldi. Neste romance repleto de beleza literária e cores realistas, tão chocante quanto maravilhoso, tão particular quanto universal, Thales Guaracy olha Anita pelos olhos de Giuseppe Garibaldi, a única pessoa que testemunhou por completo a vida da revolucionária. E assim desvenda e nos apresenta, com estilo único, pessoal e emocionante, a mulher que se atira sozinha sobre o exército inimigo; que corta os cabelos do marido por ciúme e o ameaça com um par de pistolas; que abandona os próprios filhos entre desconhecidos para atravessar um país conflagrado, escondida sob as cartas de um carro de correio, até uma cidade sitiada. E que aprendeu que “as causas perdidas são as mais certas”, tornando-se uma das mais extraordinárias personagens da história, considerada a “heroína de dois mundos”, precursora e símbolo do feminismo, representação de mulher forte e independente.
Autor(a): Thales Guaracy | Editora: Record | Páginas: 224 | Ano de lançamento: 2017

Em Anita: Um romance sobre a coragem, o leitor será apresentado a Ana, uma adolescente que se vê obrigada a casar contra sua vontade, mas por uma boa causa, para manter a segurança e sustento de sua família. Porém engana-se quem por um momento pensar que esta jovem desistiu de seus ideais por um segundo sequer. Mesmo carregando o fardo de um casamento indesejado, a protagonista insiste em ir atrás de seus objetivos e é nesta incansável luta para ser livre que conhece Giuseppe Garibaldi, aquele a quem entregará seu coração e sua vida se for preciso.
Não é porque sou mulher que vou passar a vida pedindo ajuda, minha liberdade vai ser conquistada.
A partir de então passa a ser conhecida por Anita, o grande amor de Giuseppe, mas sem se esconder sob a sombra do amado, mostrando sua ousadia e capacidade em lutar em prol do que acredita, sem temer pelas consequências de suas atitudes diante dos guerreiros adversários. 

Uma personagem intensa, determinada e forte, que viveu momentos difíceis no decorrer de sua vida, mas sempre os encarou de cabeça erguida. Disposta a abrir mão de muitas coisas para buscar a liberdade de um povo e pela segurança de quem ama, Anita mostra que pode ser muito mais do que as pessoas imaginam. 

Através de uma narrativa rápida, envolvente e nada cansativa, o autor construiu seus personagens evidenciando seus potenciais e suas fraquezas, mostrando que por mais valentes que fossem, ainda eram humanos e possuíam algo que lhes fizesse fraquejar, mesmo que fosse por pouco tempo. Sem exagerar no romance, tão pouco na valentia diante das inúmeras batalhas,  possibilitou que a sua história beirasse a realidade, transmitindo ao leitor sentimentos reais.
Anita era uma mulher capaz de aventurar-se, de lutar sem freios, de buscar a morte por amar a vida o mais completamente. Viver pela liberdade ao lado de Anita não era um conflito, um paradoxo, uma impossibilidade; ao contrário, em vez de trazê-lo para o mundo da família, do homem comum, ela o estimulava a ser ainda mais o que era.
Sem dúvida alguma este é um livro para aqueles que admiram a bravura, que buscam histórias de força, coragem e amor, pois nem só de guerra viveu Anita, muito amor e esperança preencheram seu coração durante os anos em que esteve ao lado de Giuseppe, servindo muitas vezes como estímulo para que seu companheiro não desistisse de seus próprios sonhos.

4 comentários

Comentários
4 Comentários
  1. Olá ♥
    Ainda não conhecia a obra, mas fiquei encantada com a premissa. Casar-se só para ajudar a família, isso é comum em alguns romances de época, mas mesmo assim ainda achei interessante a temática. Saber que a leitura é fluida me chamou mais atenção. Os personagens serem bem construídos é algo que realmente me agrada muito. Parabéns pela resenha, adorei a dica e já está mais que anotada, um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?

    Recentemente eu li uma resenha maravilhosa desse livro que me deixou com vontade de realizar a leitura. A sua resenha também me deixou super empolgada!

    O livro com certeza entrou para a minha lista de "quero ler" e espero fazer a leitura o mais rápido possível!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro falava sobre a Garibaldi... Eu achava que fosse sobre anita da presença de anita! huahhuahahua
    O que é a ignorância na vida da pessoa não é mesmo? huahua
    Estou apenas fascinada com a premissa e com sua resenha!!!
    Já vai pra minha listinha de proximas leituras com certeza!!
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!!

    beijinhos!!!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu amo a história dessa mulher e adoro saber um pouco mais sobre a história de nosso país. Amo essa capa e adorei saber que o livro tem uma narrativa rápida! Adoro histórias com heróis, coragem e o amor, ah, o amor! Ainda mais por ser uma história de um personagem real. Vou colocar em minha lista de leituras.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir