A Rainha de Tearling

Publicado por 5.7.17


Sinopse: Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar.
Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta.
Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne.
Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia.
Autor(a): Erika Johansen | Editora: Suma de Letras | Páginas: 352 | Ano de lançamento: 2017

Criada afastada e alheia à boa parte do passado quanto ao presente de Tearling, e sem saber até mesmo coisas básicas sobre a sua família, Kelsea vive com seus "pais" adotivos, Barty e Carlin, sem ter quase nenhuma noção sobre como será o seu futuro quando a Guarda da Rainha chega para levá-la rumo ao trono.

Rainha. Lá estava aquela palavra outra vez. Kelsea tentou pensar em si mesma como uma rainha e simplesmente não conseguiu.

O reino é governado de forma que o interesse de poucos está acima até da própria vida de sua população, que vive com medo em um regime parecido com semi-escravidão.
Em seu romance de estréia e o primeiro de uma trilogia, Erika Johansen revela um retrato atemporal de uma sociedade que é moldada por traições, desigualdades sociais, abusos contra a mulher e escravidão. 

Kelsea é a mocinha da história mas uma mocinha fora dos padrões. Ao mesmo tempo que ela não se sente preparada para assumir o trono e precisa que a protejam, ela é inteligente, apaixonada por livros, tem uma aparência comum e tem os sentimentos nobres de uma verdadeira rainha. Por isso ela é uma personagem incrivelmente humana e é ao mesmo tempo mocinha e heroína, que não tem medo de enfrentar as injustiças que estão instituídas no seu reino.


A empatia que sentimos por ela só aumenta a medida que a autora constrói a evolução da personagem. Suas ações são guiadas parte por intuição e parte por magia, mas sempre motivadas pela coragem, compaixão e pela raiva diante das atrocidades cometidas em Tearling. 
A magia também é apresentada na história sutilmente e aos poucos ela se revela muito útil, mas também imprevisível, principalmente por ser motivada pela raiva.

Outro ponto que chama muito a atenção é que o presente e o passado se fundem em um tempo indefinido. Acho que saberemos mais sobre em qual época se passa o universo da história quando soubermos mais sobre a origem de Tearling.

Essa narrativa que cativa, emociona e envolve o leitor já tem sua adaptação para o cinema garantida e será produzida e estrelada por Emma Watson. Agora é esperar ansiosamente pela continuação da história, que a editora já confirmou para setembro desse ano, porque me tornei fã da autora e de Kelsea.
E acima de tudo a história nos faz refletir sobre o tipo de governante que toda nação precisa: que seja justo e tenha compaixão.
Enjoy! See you soon!




9 comentários

Comentários
9 Comentários
  1. Adorei a história, quanto é o livro ? Vou ver se acho aqui em Guarulhos. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou ótima, me fez sentir um pouco dentro do mundo desse livro, não conhecia essa história mas fiquei com vontade de ler, gosto de livros que o presente e o passado se fundem.

    ResponderExcluir
  3. que história legal, gosto desses tipos de história
    pois no decorrer a sempre aquele mistério que nos prende pra saber como vai acabar
    amei
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Aiii quero esse livro kkk, adoro histórias assim de princesas e rainhas

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a história, sua resenha ficou ótima.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse livro, já quero!
    Sua resenha maravilhosa!

    bjs

    www.blogfalaaline.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii,Eu gostei do livro realmente a sinopse eu fiquei bastante curiosa sobre o livro com certeza seria sim um dos livros que eu leria,Achei bacana e curti *u* parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. que hístoria demais, tipo de ler do começo ao fim sem parar. fiquei bem curiosa se ler o livro já que se passa numa época medieval.

    ResponderExcluir