Nossas noites

Publicado por 5.6.17

Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.
Autor(a): Kent Haruf | Editora: Companhia das Letras | Páginas: 160 | Ano de lançamento: 2017 

Addie e Louis são carismáticos, amorosos, conquistam facilmente a atenção  do leitor e despertam bons sentimentos logo nas primeiras páginas. Ambos possuem mais semelhanças do que poderiam imaginar, afinal os vizinhos são viúvos e vivem sozinhos há um certo tempo, tiveram que reorganizar suas vidas após a morte de seus companheiros e agora passam por uma rotina que consideram satisfatória, mas isso não significa que a adaptação tenha trazido consigo a felicidade.

Addie, uma senhora doce e que esbanja alegria por onde passa decide fazer uma proposta a seu vizinho, nada indecente, apenas anseia por ter alguém com quem passar as noites. Limpe sua mente, Addie quer apenas alguém que não deixe mais sua cama e sua vida vazias, um bom amigo que lhe proporcione a sensação de segurança e de saber que sempre haverá alguém ao seu lado, nem que seja apenas para esquentar os seus pés nas noites frias.


Sou uma pessoa melhor do que era antes de nós ficarmos juntos. Isso é sua obra.

Mas claro que nem tudo são flores e que a felicidade pode incomodar. Apesar de Louis e Addie serem livres, lúcidos e bem resolvidos, a aproximação dos dois causa um burburinho no bairro. Só se fala nos dois idosos que agora dividem a mesma cama todas as noites e claro que a fofoca iria direto para seus respectivos filhos.

O que poderia ser a oportunidade de mostrar a todos que a felicidade pode fazer parte da vida de quem souber buscá-la, se torna uma situação desagradável devido às interferências que surgem pelo caminho.

Não vou me estender muito sobre o que acontece com esses protagonistas encantadores, afinal, espero que você leia esta história e envolva-se pela vida, esperança, felicidade e redescobertas que os personagens estão prontos para lhe mostrar. É muito mais do que um romance entre pessoas com uma idade mais avançada, é uma lição sobre envelhecimento e vida!



A escrita de Kent Haruf é rápida, descomplicada e com descrições na medida certa. Através de capítulos curtos o autor desenvolve perfeitamente sua história, que por vezes se mostra tão envolvente que senti como se conhecesse os personagens há anos, como se eu fosse uma das vizinhas que acompanharam as diversas décadas que os dois já viveram.

Apenas uma coisa me incomodou e por este motivo o livro não ganhará avaliação máxima nesta resenha. O final me deixou um pouco desapontada, com a sensação de "quero mais". Acredito que me apaixonei tanto pelos protagonistas que não estava pronta para encarar um final como aquele, eu realmente precisava de mais.




8 comentários

Comentários
8 Comentários
  1. Amei a sinopse,fiquei super curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei a historia bem interessante e a escrita parece ser bem simples e direta.
    O romance parece ter uma historia linda e encantadora, fiquei louca para ler.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante!

    Deu um gostinho para conhecer!

    Beijos

    www.blogfalaaline.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau, é super romance,
    Adoro de ler os livros de amor..
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Aaaaah
    Amei ! Não tinha ouvido falar desse livro mas já quero ler !
    É fácil de encontrar ??

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha do livro me deu vontade de ler

    ResponderExcluir