O poderoso chefão (livro)

Publicado por 10.1.17

Sinopse: A mais perfeita reconstituição da Cosa Nostra, a Máfia americana, e do mundo alucinante criado por cinco famílias do mafioso em guerra em Nova York. A mais influente é chefiada por Don Corleone... Ele é o padrinho benevolente que nada recusa aos seus afilhados... Ele pode, num súbito banho de sangue, conseguir qualquer coisa ou arranjar qualquer situação. É recusado a um dos seus protegidos o papel que ele pretenda emprestar em um filme. Ele pretendia representar em um filme. Na manhã seguinte, o chefe do studio acorda e vê horrorizado sobre a cama a cabeça do seu mais lindo e valiosos] cavalo de corrida; apenas a cabeça...
Autor(a): Mario Puzo | Editora: Record | Compre aqui: Saraiva, Americanas, Submarino

Preciso começar este post contando que nunca assisti aos filmes inspirados nesta obra, então mesmo que o Don Corleone fosse famoso e conhecido, eu não sabia o que esperar desta história, mas logo nas primeiras páginas pude perceber que seria uma leitura de tirar o fôlego. A todo momento algo novo acontece, pessoas novas surgem precisando de ajuda do Padrinho, novas estratégias precisam ser traçadas e algumas pessoas vão desaparecendo/morrendo.

Vito Corleone, o protagonista desta história, me encantou. Mesmo que esteja envolvido com a máfia e seja o responsável por ordenar o assassinato de algumas pessoas, este personagem possui um carisma interessante. O fato de ser ético dentro de seu "trabalho" e do seu cuidado em garantir que as pessoas tivessem suas demandas atendidas talvez o torne um protagonista que mesmo sendo mau é bom. 
Don Vito Corleone era um homem a quem todos recorriam em busca de auxílio, e quem o fizesse jamais se desapontava. Ele não fazia promessas vazias nem apresentava a desculpa covarde de que suas mãos estavam amarradas por forças mais poderosas no mundo do que ele mesmo. Ele não precisava ser amigo da pessoa, nem esta precisava ter meios para pagar-lhe o favor recebido. Apenas uma coisa era necessária. Que a pessoa, a própria pessoa, proclamasse sua amizade.
Todos os personagens possuem alguma função real, até o mais coadjuvante é uma peça importante para que os fatos se encaixem e para que a ordem seja estabelecida. A família Corleone possui integrantes complexos e intensos, cada qual com suas dificuldades, mas com sua força incomparável e não falo apenas em força física, mas também de superação. 
Preste atenção a cada nome novo que surgir nas páginas, garanto que na sequência você acabará reconhecendo tal personagem em alguma situação importante.

A vida é tão bonita.

Posso concluir que o autor conseguiu reunir nas páginas deste livro momentos de tensão, compaixão, amizade, fidelidade, amor e assassinatos de forma intensa e ao mesmo tempo equilibrada, não cansando o leitor que a todo momento se vê surpreendido.

Não posso comparar o livro aos filmes, mas prometo que volto em breve com minha opinião sobre a adaptação.



10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Nunc ali O Poderoso Chefão e também não assisti os filmes, então pra mim seria uma novidade muito boa de LER... Obviamente, o livro parece ser bom, ainda mais que o protagonista é bem escrito pelo que notei.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que nunca assisti os filmes e nem se quer li o livro, mas já ouvi falar - e muito - sobre ele em filmes e seriados - como alguma referência.
    Pela forma com que descreveu, senti que a história era não só bem escrita, como emocionante.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse livro nem nunca vi os filmes :/ mas a história me chamou bastante atenção, vou pesquisar sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Que edição maravilhosa. Eu tenho muita vontade de ler e adorei conferir a sua postagem. Depois faz a comparação livro X Filme, sim =D

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Sempre ouvi falar dessa historia, mas pelo filme que é tão famoso. Quero muito ler esse livro para conhecer a historia, já que também nunca assisti ao filme. Amei a dica. beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Conheço o filme, porém estou surpresa de ver que se tem livro hehehe Vejo que temos mortes no caminho? Fiquei instigada.
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OI Alessandra, gosto muito dos três filmes, já vi várias vezes e tenho vontade de ler o livro, apesar de viver enrolando. A minha curiosidade é até que ponto o livro conta a mesma história que os filmes? Seriam os três filmes feitos do único livro?
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Já vi algumas resenhas e o livro parece realmente muito bom.
    Mas não costumo ler esse tipo, mas daria uma chance com certeza.
    Ótima resenha.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Até agora só assisti aos filmes. Sempre quando passava na TV eu parava eu assitia. Tenho muita curiosidade em relação ao livro, pretendo ler algum dia. Vou adicionar o livro a minha lista no Skoob.

    ResponderExcluir
  10. Nunca me interessei muito pelos filmes e nem pelo livro pois é um tipo de historia que não me chama muita atenção mas adorei conferir sua opnião sobre

    ResponderExcluir