A maravilha das pequenas coisas

Publicado por 18.1.17


Autor(a): Dawn French | Editora: Fundamento | Compre aqui: Loja da editora

Então, 2017 estava indo bem, até eu ser pega por uma expectativa danada que atrapalhou um das leituras do ano.

A maravilha das pequenas coisas surge com a proposta de divertir o leitor, fazendo-lhe rir a todo momento com o cotidiano de uma família comum. Li algumas resenhas e vi que realmente os leitores tinham se encantado com a obra. Claro que eu não ficaria de fora!

Inicialmente achei interessante a ideia de conhecer a história a partir do ponto de vista de personagens distintos e em fases diferentes da vida. A narrativa é intercalada entre uma mãe com problemas para lidar com os filhos, uma filha adolescente que está em uma fase "rebelde" e o filho, também adolescente, que adora vídeo games e seu mundinho particular.

Realmente o título desta obra diz muito sobre ela. São os pequenos detalhes da história desta família que agradam o leitor. É o fato de poder conhecer a essência de cada personagem e assim acompanhar seus desejos, sonhos, medos, etc. Se você prestar atenção nas pequenas coisas da vida, aí sim encontrará o ponto alto desta trama, mas se fizer como esta família e focar apenas na parte ruim, nas situações de conflito, aí perderá a oportunidade de apreciar bons momentos.

Porém o que poderia ter sido uma bagunça divertida e repleta de confusão, ao estilo dos filmes da sessão da tarde, se mostrou - ao menos para mim - como uma história por vezes cansativa. Talvez o fato de eu não ter conseguido me apegar aos personagens seja fator central para o meu cansaço. Admito que dentre os membros da família, nenhum chamou minha atenção realmente. Gostei de conhecer suas personalidades e modo de agir e pensar, mas não me encantei por nenhum.

Este é um livro para quem busca uma história sem grandes mistérios, sem ação ou grades emoções. Um pouco do cotidiano confuso e atrapalhado de uma família com dois adolescentes muito diferentes. Não espere algo intenso, arrebatador e impactante, mas delicie-se com os pequenos detalhes da vida desta família.

12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Que livrinho mais amor menina, fiquei apaixonada mesmo e espero ter a oportunidade de realizar a leitura, parece ser envolvente e cada capítulo um envolvimento, dica super anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra, tudo bem?
    Esse livro é uma novidade para mim, confesso que não conhecia, parece ser uma obra interessante, mesmo com toda a simplicidade que parece ter. Acho legal abordar o cotidiano.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. alê, que bom que você gostou, porque eu ODIEI. fiquei muito confusa com tudo que acontecia, não entendia nada das atitudes dos personagens... foi uma leitura péssima para mim. eu comprei porque achei a sinopse e o nome tão legais. mas a história? horrível. tenho raiva demais desse livro kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que eu detesto em livro é quando ele me cansa, fico muito decepcionada quando eu leio um livro e em algumas páginas já estou cansada de ler ele, gosto de quando ele é tão bom que eu não quero parar nunca, o livro não me chamou atenção, irei passar a dica

    ResponderExcluir
  5. Esse negócio de usar minúcias como enrede é um tiro no pé para a maioria dos autores. Para dar certo os personagens precisam ser MITO carismáticos. Essas ''pequenas coisas'' tem que ser aquelas que qualquer um acharia grande, mesmo sendo comum. Eu acho que não conseguiria me apegar também.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e sinceramente, ele não me chamou muita atenção. Mas eu vou anotar a dica mesmo assim.
    Ótima resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    O livro parece ser bem leve e divertido. Deve ser ótimo para curar uma ressaca literária!
    Não conhecia a obra ainda, mas, dica anotada! haha
    beijoos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    A premissa não me atraiu não.
    E que pena que o livro não atingiu suas expectativas, péssimo quando isso acontece.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Poxa, não sou fã de livros confusos. Acho que isso me atrapalha e desconcentra a leitura, ocasionando o que você falou: cansaço. Não sei se arriscaria depois da sua opinião. Pena que não atendeu o que você queria,
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto desse estilo de livro e fiquei curiosa com a premissa. PArece ser uma leitura bem amorzinho.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Esse título parece uma delicia e traz um proposta diferente e simples.
    Eu não compraria, mas se alguém me desse de presente, iria adorar! xD
    Sobre a resenha, você expõem bem suas ideias sobre a obra não deixando margens para dúvida.

    By Patty (Viagens de Papel)

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente quando os personagens não nos cativa a história fica maçante mesmo. Não conhecia o livro ainda, mas a capa é simples e bonita. Gostei muito da sua resenha, mostra bem sua experiência de leitura.

    Abraços.

    ResponderExcluir