O feiticeiro de Terramar

Publicado por 30.10.16

Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Autor (a): Ursula K. Le Guin | Editora: Arqueiro

Quando você lê e ouve tantos elogios a respeito de algo, se torna inevitável criar expectativas em relação a tal objeto de adoração, neste caso, o livro O feiticeiro de Terramar. Mesmo não conhecendo a autora, ainda assim me vi presa em uma enorme curiosidade por seu trabalho, em especial por esta obra que por vezes vi ser rotulada como "pai/mãe" de Harry Potter.

Logo ao iniciar a leitura comecei a perceber que a magia que permeia este livro se mostra um pouco mais madura que a que conhecemos em Harry Potter. Neste livro o leitor irá se deparar com o controle da natureza, educação mais rígida e evolução gritante com relação aos poderes dos magos.

Apesar de ter me interessado por toda a magia, dragões e descrição dos ambientes, não consegui me apegar ao protagonista. Senti uma certa falta de carisma, tudo bem que Ged estava em período de conhecimento e treinamentos, mas ele parecia tão bobo para o poder que possuía, que senti como se ele não fosse digno dele.

Outro ponto que me deixou um pouco decepcionada, foi em relação à narrativa. O livro tem poucas páginas, mas senti como se nunca fosse acabar e se nada de tão grandioso fosse acontecer. Talvez por ser o primeiro livro de uma série, este seja apenas uma pequena amostra de tudo que está por vir. A base da história é bem interessante e eu realmente acredito que os próximos livros serão mais envolventes.

Para os fãs da autora ou amantes de uma literatura com uma narrativa menos fluida, mas que não deixa nada a desejar no quesito ambientação e magia, esta com certeza será uma ótima leitura. Mas não se deixe levar pela mera comparação ou referência à Harry Potter, e outros livros com bruxos e magos mais adolescentes, que você possa ler por aí.

 
 

12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Esse é o tipo de livro que gosto de ler. Amei a dica.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar deste livro, tenho amigas que adoram este tipo de literatura, mas confesso que não me chama muito a atenção!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  3. Este tipo de literatura não é o meu gosto. Não sabia que tinha este livro. Gostei da sua resenha!
    Beijos
    www.raquelamandamakeup.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, gosto de livros com magia e pelo que percebi esse nos deixa interessado por ela. Amei a resenha.
    Beijos

    www.pincelandobeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro. Com certeza vou amar !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  6. Uau parece ser bem interessante esse livro, vou procurar por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, achei mt interessante..

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse tipo de livro!!!
    Vou procurar pra ler! :)
    Adorei a dica!
    Beijs
    Lilica

    ResponderExcluir
  9. Confesso que pela sua resenha não me empolguei em ler.
    Vou aguardar a resenha dos próximos pra saber se vale a pena engatar a leitura.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha o livro me pareceu ter em si uma historia bem interessante, confesso que não é o tipo de livro que amo, mas despertou minha curiosidade

    ResponderExcluir
  11. Esse tipo de literatura não me chama atenção, mas tenho amigas que pode gostar

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse titulo mas bem interessante, apesar da pouca fluidez... pelo que você descreveu acho que nem terminaria de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir