Nas sombras do Estado Islâmico

Publicado por 17.10.16

Sinopse: Sophie Kasiki trabalhava como assistente social nos subúrbios de Paris quando três dos jovens que auxiliava abandonaram a França para se juntar ao Estado Islâmico, na Síria. Em pouco tempo, aqueles que ela carinhosamente chamava de os meninos voltariam a procurá-la. A princípio, Sophie ingenuamente esperava convencê-los a voltar, mas o que aconteceria seria exatamente o oposto. Em Nas sombras do Estado Islâmico, Sophie Kasiki relata, de forma muito emocionante, todo o terror que passou na cidade de Raqqa, coração do Estado Islâmico na Síria.
Autor(a): Sophie Kasiki | Editora: Best Seller

Um livro curtinho, com poucas páginas, mas com um peso enorme. Imagine que você, leitor, irá se deparar com uma história que representa a realidade de uma mulher que sofreu por sua ingenuidade e vontade de ajudar o mundo.

Sophie é uma mulher interessada em ajudar o próximo, com breves recordações sobre sua infância e gratidão eterna por sua irmã que a acolheu após a morte da mãe. Já adulta, com uma família constituída por um filho lindo e um marido que a compreende e respeita, a protagonista desta história ainda não se sente completa, como se um vazio tomasse conta de seus sentimentos. Uns poderiam dizer que era uma mera depressão, mas para Sophie isso não estava tão claro.

Com o anseio de ser útil, de contribuir para um bem maior e ajudar ainda mais as pessoas, ela acaba se envolvendo em uma situação repleta de conflitos e perigo.

Após manter contato com alguns meninos que viu crescer, e que foram se juntar ao Estado Islâmico, ela pensa que pode ser útil, afinal, existem mulheres e crianças inocentes que precisam de ajuda nos hospitais, Sophie deixa seu marido na França e viaja para a Síria, em meio a um período de guerras, com a ingênua esperança de "salvar o mundo" e acreditando que seria muito fácil voltar caso mudasse de ideia.

Lendo estas últimas linhas talvez você esteja pensando que ela decidiu o destino que teria, que precisaria encarar as consequências de sua ingenuidade, porém lembre-se que ela levou seu pequeno filho junto. Agora que já ficou claro o perigo em que ela colocou não somente a si, mas ao seu pequeno Hugo, acredito que ficou mais fácil imaginar a atmosfera repleta de tensão que este livro traz.

Mesmo tendo pensado que ela poderia ter sido um pouco mais esperta, não posso negar que me senti apegada à Sophia. Apesar de toda sua inocência, que por vezes me deixou em dúvida se ela sabia o que estava fazendo, sua evolução na história é gritante e muito boa. 

Talvez você não se apegue a ela como eu, talvez você demore um pouco para aceitar a simplicidade e ingenuidade da protagonista, mas sem dúvida alguma eu acredito que você verá o arrependimento em suas palavras e atitudes e em todo o aprendizado que ela foi forçada a adquirir.







12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Agora fiquei super curiosa pra ler esse livro, adoreii!!! :D

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uauu que livro super. Parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha o livro parece ser muito forte.
    Não sei se leria, mas a dica é maravilhosa.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  4. Um livro forte, sem dúvidas.
    A maioria dos livros que tratam sobre o Estado Islâmico são forte, e tratar sobre uma mulher como protagonista deixa a leitura mais interessante.
    Quero ler esse livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Nossa, mexeu comigo essa resenha.
    Não conhecia esse livro.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  6. Excelente resenha!! Fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Uall amore que ótima resenha.
    Eu não tinha ouvido falar desse livro, mas c certeza quero fazer essa leitura.
    Sophie me parece um tanto familiar.
    Beijinhos e te desejo muito sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  8. Uma história forte com certeza e eu gosto muito de leituras assim, essa eu não conhecia e já vou levar a dica.
    Fiquei agoniada com a situação de Sophie, acho que não tem como não se apegar ao personagem.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ta ai um tipo de livro que me prende, eu fiquei muito curiosa pra ler esse livro, a historia em si parece ser muito interessante

    ResponderExcluir
  10. Eu acho até difícil considerar as atitudes dela como "ingênuas" porque, né, cada pessoa tem sua realidade. Nem li o livro, mas sempre tento pensar assim em situações parecidas.
    Deve ser uma história muito tocante e angustiante!

    ResponderExcluir
  11. Olá flor, já li alguns livros com a temática, confesso que não sou muito fã, dependendo do enredo eu chego a ficar bastante irrritada com algumas cituações que encontramos nesse tipo de obra. Mas curti sua resenha, uma ótima dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Um livro com temática forte e instigante com certeza. Nesse momento não estou muito na vibe de ler esse tipo de livro que nos choca e nos impacta. Dica anotada para um futuro!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir