Star Trek: Portal do tempo

Publicado por 6.9.16

Sinopse: Capitão Kirk, Spock e dr. McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock teve um filho. Agora, estão prestes a viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de resgatar esse filho, antes que seu planeta seja destruído. Resgatado, o garoto tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre a cultura vulcana, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história.
Autor(a): A. C. Crispin | Editora: Aleph

Aos fãs de Star Wars peço perdão, mas gosto mais de Star Trek. Que comece a guerra!

Deixando as brincadeiras de lado, realmente prefiro a franquia de Star Trek, acho mais envolvente e interessante, tanto nas telas do cinema quanto na literatura. Li alguns comentários sobre o livro seguir a linha da série de TV, como eu ainda não a assisti, não poderei fazer comparações. Espero que compreendam!

Neste livro o leitor conhecerá a história de Zar, filho de Spock, mas não de uma forma profunda e complexa e sim um tanto quanto superficial, tendo maior enfoque a partir do momento em que este é resgatado por seu pai após uma viagem no tempo.

Admito que mesmo conhecendo a personalidade de Spock e sabendo que sua criação vulcana o faz ser um pouco mais 'frio' que os demais, eu esperava um pouco de empatia entre ele e Zar. A todo o momento parece que o jovem tenta provar ser digno de respeito e atenção, enquanto o pai só parece ignorá-lo e testá-lo constantemente.

Mas calma, se você está pensando que este livro é repleto de drama familiar pode desfazer a cara feia, pois mesmo tendo um foco central na relação dos dois, ainda assim é preciso lembrar que eles estão a bordo da Enterprise e nada é previsível, ataques sempre podem acontecer e é preciso que a tripulação trabalhe em equipe, mesmo que não queiram.

Não faz sentido desperdiçar os pensamentos e tempo em uma situação que não pode ser mudada.

Aos que ainda não tiveram contato algum com a franquia, podem ficar tranquilos, pois o livro não deixa nada sem explicação. Caso você se depare com algo que não faça ideia do que seja, pode respirar aliviado, pois se não estiver explicado em alguma nota de rodapé com certeza estará descrito no final do livro.

Gostei bastante da leitura deste livro. Confesso que demorei um pouco para finalmente lê-lo, mas foi mais por uma questão de falta de tempo do que por falta de interesse. Com certeza os que gostam de ficção científica, viagens pelos espaço, viagens no tempo e intrigas, lerão este livro muito rápido e gostarão da proposta.




11 comentários

Comentários
11 Comentários
  1. Oi Alessandra!
    Pra ser bem sincera eu não curto muito nem um nem outro. Ficção científica é um tema que eu gosto bastante, mas essas duas franquias não me conquistaram nas telonas e eu tenho certa preguiça de ler os livros. Mas gostei da sua resenha, quem sabe eu não arranje um tempo futuramente? *-*

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também prefiro Star Trek e vou te dizer o motivo: acho menos confuso HASUAHSUAHSUA, sem falar o personagem Spock tem todo um charme e é muito bem trabalhado.
    Voltando ao livro, achei bacana contar um pouco sobre o filho de Spock, mesmo sem muito drama familiar o livro me parece ótimo para quem gosta de Star Trek.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Menina, que engraçado! Estava falando com meus alunos a respeito de meu interesse em conhecer melhor Star Trek e você me vem com essa resenha! *__*
    Eu nem desconfiava que existia uma série de livros falando desse universo! Você sugere que eu comece pela série, pelos filmes ou pelos livros?
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi! Acredita que eu nunca assisti nenhum filme de Star Trek? Apesar de gostar muito de ficção científica e de adorar Star Wars, essa saga nunca me atraiu muito... Vou pensar em dar uma chance. rsrs Agora, não sei se leria os livros. Nem os de Star Wars tenho muita vontade de ler. Não sei porque, mas acho que prefiro ficar só com os filmes nesses casos. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Para os fãs deve ser maravilhoso ler um livro desses, eu por minha vez, embora gostasse da série, não tenho muta paciência em ler um livro sobre o assunto ...
    A resenha está ótima ... mas o enredo desse livro não me convenceu muito a lê-lo ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  6. Oi, desculpe admitir, mas gosto mais de Star Wars que Star Trek, kkkkkkk.
    Gostei da resenha e achei o livro interessante, mesmo não fazendo muito o meu estilo, já que é scifi e não sou muito fã desse gênero, mas leio, as vezes.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Um livro que vai deixar a minha irmã ligada, vou ter que mostrar para ela a sua resenha (muito boa), pois com certeza ela irá querer ler

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conheço nada de Star Trek, mas acredito que tem tudo para me agradar.
    Fiquei curiosa para conhecer melhor Spock e ver como ele vai lidar com o filho. Muito bom saber que tudo é bem explicado e quem não conhece a história não ficará perdido.
    Acho que o livro é uma boa pedido para embarcar na série.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Alessandra, tudo bem? Me perdoem fãs, mas eu não gosto nem de um, nem de outro hahaahha Que termine a guerra hahahha
    Mas que bom que você curtiu. Quando a gente gosta de um universo é muito bom encontrar mais conteúdo sobre ;)
    Como não sou fã, não é um livro que eu leria, mas gostei da resenha.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sempre ouvir falar mas não sou mto chegada em livros desses temas. Mas a história parece bem interessante beeijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou a pessoa que AMO OS DOIS. E esse livro então, tá no topo da minha lista de desejados há tempos! Tô querendo MUITO! (Agora ainda mais)
    Sua resenha me empolgou MUITO!

    Um abraço!
    umanerdliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir