O ano em que disse sim

Publicado por 26.8.16

Sinopse: Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo sim para as oportunidades que surgiam. Os sins iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no Ano do Sim transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.
Autor(a): Shonda Rhimes | Editora: Best Seller | Compre aqui: Submarino, Saraiva,

Shonda Rhimers é a grande responsável pela existência de algumas das minhas séries preferidas, uma mulher criativa, mas com o dom de 'matar' meus personagens preferidos da forma mais imprevisível possível. 

Quando solicitei este livro para resenha fiquei um pouco insegura, pois apesar de adorar o trabalho da Shonda eu temia que o livro caminhasse para um lado de autoajuda cansativo, mas confesso que fui positivamente surpreendida.

Logo no início a autora já mostra seu potencial como uma escritora criativa, divertida, interessante e muito bem humorada.
Escrever sobre mim é como se eu tivesse acabado de decidir subir em uma mesa de um restaurante muito chique, levantar o vestido e mostrar para todos que não estou usando calcinha. Quer dizer, parece chocante.
Mas chega de tietar a autora, preciso compartilhar com vocês esta experiência super agradável de leitura.

Após ouvir sua irmã murmurar que ela nunca diz 'sim', Shonda começou a repensar em algumas escolhas que teve, sobre alguns momentos em que abriu mão de algo por não ter coragem de encarar o desafio ou lidar com sua timidez diante das câmeras, ou até mesmo de não se permitir dizer 'sim' para coisas que lhe fariam bem.
A promessa do Ano do Sim era um compromisso. Um contrato entre mim e minha maior adversária e juíza - eu mesma.
No decorrer das páginas a autora vai se mostrando mais solta, transmitindo ao leitor uma compreensão real dos seus sentimentos, de sua história, etc. Em nenhum momento cheguei a cogitar que ela estivesse fantasiando ou escondendo detalhes sobre as histórias que contava.

Com uma narrativa leve, descontraída e repleta de trechos divertidos, Shonda construiu um livro que não possui uma história linear com diversos personagens complexos, mas conseguiu me envolver a cada novo desafio enfrentado, a cada 'sim' que lhe custou muita coragem para ser dito e a cada nova experiência que ela passou a se permitir viver.
 


10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. me pareceu muito interessante, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Que história legal, muito importante saber dizer sim, gostei
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Essa história é muito boa, gostei muito da Shonda Rhimes, ela é super talentosa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Meuuuuuuuuuuuuu Deusssssssssss
    Para tudo! Amo Shonda...ela é responsável pelo meu vício em séries!
    Já quero demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. preciso ler este livro, vou me achar emmuitos trechos dele, bju

    ResponderExcluir
  6. É engraçado como isso acontece muitas vezes conosco, e acho que a leitura desse livro deve ajudar
    a ver que nem tudo é tão complicado assim, está mais que anotado, vou procurar na feira do livro que se aproxima ....

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  7. bem interessante adorei a sinopse bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bom com você
    Boa noite pra você
    Parabéns pelo seu post ótima dica além de informativo parece ser um boa história boa indicação de livro.. Até mas ótima noite..

    ResponderExcluir
  9. Gostei de como você nos mostra a história e acaba me deixando curiosa para ler o restante. O trabalho de Shonda Rhimes é maravilhoso, principalmente as séries.

    ResponderExcluir
  10. Nossa para tudo! QUERO ESSE LIVRO PRA JÁ!!
    EU amo livros de autoajuda, sou apaixonada, e se for divertido então melhor ainda. Menina comprei um que se chama SE JOGA que livro bosta, mega cansativo e sem graça, esse me deu muita vontade de ler, sério mesmo, ja pode manda via sedex pra mim ok? haha beijos

    ResponderExcluir