Outro conto sombrio dos Grimm

Publicado por 21.6.16

Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.
Autor(a): Adam Gidwitz | Editora: Galera Junior | Compre aqui: Submarino, Cultura, Saraiva

Esqueça tudo o que você já ouviu sobre contos de fadas e fábulas, esteja aberto para uma nova visão, um pouco mais realista e menos doce das histórias mais contadas durante décadas.
Aqueles contos de fadas que você escuta infinitamente nem mesmo são os verdadeiros contos de fadas. Alguma vez seus professores disseram a vocês: 'Hoje, crianças, vamos ler uma história de Cinderela em que as meias-irmãs arrancaram os dedos do pé e os calcanhares com uma faca de açougueiro! Então pássaros furam seus olhos com bicadas! Prontos? Todo mundo está sentado de pernas cruzadas como índios?

Através de uma narrativa ágil e descomplicada, o autor conseguiu construir uma história interessante e por vezes cruel, mas me diga, qual realidade é totalmente linda e brilhante? Isso fica ainda mais claro nesta obra, que não perde a inocência, mas também não viaja exclusivamente pelo mundo perfeito da fantasia.

Com narrador em terceira pessoa, que por sinal me agradou bastante, a leitura se transforma em algo extremamente envolvente, pois consegue facilmente transmitir a sensação de que alguém está pessoalmente contando uma história, com adendos, explicações, opiniões próprias e uma perfeita descrição do ambiente.

O leitor é convidado a conhecer a história particular de cada personagem antes destes ingressarem na tão famosa aventura do "João e o pé de feijão". Desde o pequeno e frágil sapo que poderia ter virado príncipe, mas teve seu coração partido, até a filha de uma rainha fútil que foi humilhada por causa de seu vestido que era invisível para a maioria das pessoas, sem falar no ingênuo João.

Apesar de possuir uma atmosfera um pouco sombria, gostaria de dizer que este livro me divertiu. É claro que eu ainda não superei o sofrimento do sapo, que se tornou meu personagem preferido, mas é inegável a capacidade que o autor possui de envolver e instigar a imaginação. Mesmo não sendo um conto de fadas, ainda assim remete à sentimentos bons, afinal, nem tudo é tão terrível assim.

Com certeza indico este livro para todos, mas é preciso desprender-se dos contos lindos e açucarados disseminados durante várias gerações.

 





20 comentários

Comentários
20 Comentários
  1. Oi Alessandra, eu estou bem curiosa para ler esse livro, especialmente porque amo contos, mas já imagino mesmo que irei encontrar algo bem diferente e inovador, e é por isso que sinto tanto interesse pela obra, que realmente parece ser sombria. Bom, que legal que você curtiu a leitura e ainda a achou divertida. Parece haver uma boa dosagem dos elementos, afinal de contas. Já está incluído na minha lista de desejados.
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra.
    Menina, eu quero muito ler esse livro e gostei bastante de ver a tua resenha, mesmo você tendo falado pouco da obra falou os principais pontos e mostrou sua impressão. Gostei bastante de saber que o livro lhe agradou e com certeza vai me agradar também, pelo que li na tua resenha as novidades serão muitas e não vejo a hora de conferir cada uma delas.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro e a sua resenha me trouxe algumas informações que eu ainda não tinha lido em outras criticas, como por exemplo, o senso de humor. Fiquei pensando na capacidade que o autor tem de nos fazer imaginar as coisas e isso é o que mais me deixou curiosa para fazer a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OLá!! :)

    Nao conhecia o livro mas fiquei muito interessado, na verdade!! :)

    QUem nao conhece (ou mesmo cresceu a ouvir) esses contos de fadas... E é interessante perceber que os contos nao sao tao doces assim e que existem sentimentos mais fortes e negativos do que os das historias de encantar... :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem com você?
    Eu estou louco para ler esse é a outra obra dessa "serie" pra quem já é conhece sabe que eu sou fanático por livros nesse estilo, falando sobre contos de fadas, e a capa resenha que passa eu acabo amando mais e querendo muito ler, pena que eles sempre estão tão caros que não cabem no meu orçamento :( mas espero poder ler em breve, até mais
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alessandra.
    Imagino que a história seja uma aventura e tanto mesmo. Essa capa está muito bonita, as cores combinaram entre si e ela passa a essência da história. Eu só não leria porque acho muito juvenil e já passei dessa fase, mas com certeza compraria para os meus sobrinhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Ami a resenha! Adoro contos e gosto muito de uma versão mais sombria dos contos que crescemos escutado onde tudo acaba em um final feliz rs </3 Esse parece ser bem diferente! Quero!

    Beijão!
    Seguindo!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei :O
    Isso de nos fazer conhecer a história particular de cada personagem antes deles entrarem na aventura de "João e o pé de feijão" me deixou super curiosa!
    Quero saber o que houve com o sapo, rs.
    Esse livro parece bem interessante e esse toque sombrio me agrada.
    Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, tão objetiva e empolgante! Não conhecia a obra, mas já estou morrendo de curiosidade para conhecer. Adorei essa pegada sombria!

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Primeira resenha que leio e já fiquei super empolgada para conhecer de perto o livro.
    Gosto muito do universo dos Grimm e essa pegada mais sinistra me atrai bastante
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - http://www.livroterapias.com/

    ResponderExcluir
  11. Amo releituras e sempre gostei das histórias dos irmãos Grimm, acho que essa trama um pouco mas sombria com o enredo faria muito bem a história, a capa do livro é lindo e espero que também consiga me aventurar em meio as crueldades com os personagens, estarei lendo o livro em breve

    ResponderExcluir
  12. Oiee Alessandra ^^
    Eu até que gosto de releituras, mas não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento. Vi muita gente elogiando esse livro, e saber que ele também te conquistou me deixou um pouco animada para lê-lo, imagino que seja um livro e tanto.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!!

    Gosto de contos e preciso ler esse livro. Acho que essas releitras são ótimas para nos fazer passar o tempo.
    A resenha está simples e muito bem escrita. Espero conseguir ler me breve já que tô enrolando há muito tempo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Acho a capa desse livro linda e sempre tenho curiosidade de ler ele assim que vejo na livraria. Não sabia direito sobre o que era, mas gostei bastante da proposta. Adoro ler sobre como os contos de fadas seriam no mundo real ou como eles eram contados inicialmente, sem todas essas magias e só as partes fofas e inexplicáveis. Às vezes também é legal ouvir o lado mais bizarro também haha
    Além disso, tenho que admitir que acho que não conheço muito bem a história do João e o Pé de Feijão, parece um livro interessante! :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Alessandra, tudo bem?
    Eu já li o livro recentemente e gostei muito dele, fico feliz em ver que você gostou e que recomenda, acho que ele é um juvenil ótimo e delicioso de ler. A trama é bem envolvente e os personagens carismáticos, sempre que eu puder irei recomendar :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi *--*

    Amo contos de fadas e desde que lançou esses livros que quero conferir. Acho maravilhoso essa atmosfera dark que está no livro e fiquei curiosa pra saber como você conseguiu se divertir ahahhah Amei a resenha e a forma como vc abordou suas impressões. Fiquei ainda mais empolgada.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. João e o pé de feijão não é meu conto preferido, mas ver que ele mistura mais de um conto na história me deixou empolgada. Acho que todos eles de certa forma estão interligados e é muito legal ir lendo e tentando pensar que personagem é de que conto :)
    O que mais me dá vontade de ler esse livro e o seu anterior, é o fato de eles se remeterem mais aos contos originais - que são bem sombrios e não ao açúcar que tem nas versões mais conhecidas. Adoro releituras e essa me parece muito interessante. Cada resenha que leio fico com ainda mais vontade de ler.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir