Um passado sombrio

Publicado por 5.5.16


Sinopse: Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.
Autor(a): Peter Straub | Editora: Bertrand Brasil | Compre aqui: Saraiva, Submarino, Americanas

Quando li a sinopse deste livro logo imaginei que seria dotado de uma história assustadora e sufocante, porém não foi bem isso que senti durante a leitura, pelo menos não no começo.

O início do livro me pareceu um pouco cansativo, sentia como se a leitura não fluísse e ansiava por alguma mudança no ritmo ou algum personagem realmente interessante, caso contrário acabaria abandonando a leitura. Como li até a última página acredito que dá para imaginar que acabei sendo positivamente surpreendida no decorrer da leitura.

O protagonista desta história leva o leitor por um mundo sombrio através de recordações de outros personagens, já que alguns fatos interferiram de forma não positiva na vida das pessoas. Aos poucos o leitor passa a compreender alguns mistérios e a desejar por novas descobertas e neste quesito o autor não decepciona. Os momentos mais arrastados são compensados pelo suspense eletrizante e pela incrível descrição dos acontecimentos relatados pelos personagens.

O envolvimento com a narrativa do autor pode demorar um pouco para acontecer, mas se você sofrer no início como eu sofri, digo-lhe para não desistir, valerá a pena a persistência. Agora, se você já conseguiu iniciar a leitura preso às páginas, então esteja preparado para devorar o livro em poucas horas.

Não vou me aprofundar na história em si, já que a sinopse da obra diz bastante sobre ela e corro o risco de liberar algum spoiler caso tente ir mais a fundo, mas posso dizer que Um passado sombrio é capaz de exceder expectativas e levar o leitor à momentos de tensão.

 


10 comentários

Comentários
10 Comentários
  1. Olá, eu li esse livro no mês passado, mesmo não sendo muito fã do gênero eu decidi me arriscar e gostei de Um Passado Sombrio, foi diferente do que eu imaginava, menos assustador.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oioi! Tudo bem?
    Esse livro eu achei a capa linda demais, mas nao me interessei em nada em ler Um passado sombrio.
    Não sou mto fã do genero e agora sabendo que ele é cansativo no começo me desanimou ainda mais.
    Mas foi bom conhecer mais aqui do livro.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Li uma ou outra resenha do livros, e todas diziam que o livro deixava a desejar no quesito terror. Realmente ela parece mais sombrio do que assustador, sorte que curto todos esses estilos!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro aqui para ler e confesso que estava bem desanimada com ele, porque vi muitos comentários negativos. Mas pelo visto você se surpreendeu com a leitura, então me deixou um pouco mais animada. Parece ser uma história bem densa que pretendo ler em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Oii Ale, tudo bom? Eu li esse livro mês passado e não gostei :/ Persisti e terminei ele, mas foi duro, vou confessar. Tinham momentos tão parados, tão desnecessários, que minha vontade era jogá-lo na parede! hahaha juro. Fico feliz que tenha gostado, apesar dos pesares. Definitivamente não é um livro fácil.
    Gostei muito da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gosto muito desse estilo de livro, e quando vi essa capa me empolguei demais pra comprá-lo. Mas, percebi que tem muitas resenhas positivas e negativas dele. Acho que vou esperar um pouquinho para amadurecer a ideia.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oie
    é realmente muito ruim quando o livro começa meio estranho de engolir, a capa me chamou atenção e adoro o gênero mas a sinopse não me atraiu tanto, então estou aquela "leio ou não leio?" hahaha ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse livro parece ser bem bacana, adorei a premissa e sua resenha. Já quero ler também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Deve dar uma agonia quando livros de mistério começam de uma forma agoniante pro leitor, que não nos prende. Mas que bom que a leitura fluiu depois de um tempo pois adorei a premissa da obra e se tiver oportunidade com certeza lerei.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. A premissa do livro é ótima, mas fiquei um pouco com medo por você dizer que tem partes arrastadas. De qualquer forma fiquei curiosa para saber o que ocorreu nesse ritual macabro.

    Beijos!

    ResponderExcluir