Depois das cinzas

Publicado por 30.4.16


Sinopse: Davi é um dos órfãos deixados após o incêndio do Edifício Joelma em 1974. Aos 17 anos ele vai aprender a se tornar um adulto sem o auxílio de ninguém. E em plena Ditadura vai entender que é difícil vir a ser uma pessoa com pensamentos autônomos, até que uma mulher, Helena, sua professora, vai modificar completamente os seus pensamentos e seu destino. E entre protestos, passeatas, repressões, prisões e torturas ele vai buscar os segredos quase que indesvendáveis da mulher amada e revelar seus próprios segredos. Esses segredos farão corações sangrarem. Mas até onde se pode lutar para conquistar um amor? 
Autor(a): Alex Almeida | Editora: Giz | Compre aqui: Extra

Como falar de uma história interessante e impactante, mas que carrega personagens não tão cativantes?

Em Depois das Cinzas o leitor encontrará uma narrativa consistente, onde fatos realmente permeiam a realidade e convencem facilmente a quem quer que esteja lendo. Muito bem ambientado durante a ditadura militar, a obra permite uma boa aula de história, mesmo que de forma indireta, pois é rica em informações e descrições necessárias para o leitor compreender perfeitamente o momento político e social que vivem os personagens.

Davi é um jovem muito maduro, com uma fala bonita e séria. Mesmo quando ele tentava ser 'descolado' ainda parecia uma pessoa de mais idade falando. Isso me incomodou um pouco, pois mesmo que tivesse plena consciência da realidade perigosa em que vivia, ainda assim ele não dava um deslize sequer. Sempre direto, curto e por vezes chato. Uma postura que não me convenceu, nem mesmo enquanto tentava conquistar Helena, sua grande paixão.

Helena já me pareceu mais humana e normal, porém não consegui imaginar ela e seu aluno Davi em qualquer tipo de relacionamento que não fosse professora-aluno. Dotada de maturidade e mistérios, Helena se mostra mais interessante que o próprio protagonista.

Para os que desejam conhecer um pouco sobre a ditadura, perseguições, ameaças e torturas, esta obra irá atender suas necessidades, mas ouso dizer que no quesito romance, Depois das cinzas, deixe um pouco a desejar, pois o envolvimento entre os personagens pode não convencer. 

Esta é minha visão sobre o livro. Se você já leu compartilhe nos comentários sua opinião também, pois é sempre bom ver outras interpretações da mesma obra!
 


12 comentários

Comentários
12 Comentários
  1. Oii, ótima dica de leitura... lendo o sinopse do livro fiquei curiosa pra saber o restante! bjs.

    ResponderExcluir
  2. Para os fãs de livros de ditadura, perseguições o livro é ideal, a capa é bem apimentado porém muito atraente, fiquei com vontade de ler o livro, Alessandra bjs.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que meu avô vai amar esse livro! Ele se amarrar em histórias envolvendo romance com ditadura!

    Vou recomendar!

    Um Grande Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom lendo parece ser um bom livro, fica meio difícil encontrar romance no meio do caos, mas quem sabe pode né?
    Já seguindo a tua ideia sobre a leitura dá a entender que o que tem menos é romance ... Talvez seja um livro para os amantes de história que querem saber um pouco mais da ditadura ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  5. Que livro bacana.
    Eu fiquei com muita vontade de ler pois tem tudo a ver com a história do Brasil.
    Vou procurar.
    bju

    ResponderExcluir
  6. que história forte
    fiquei mega curiosa para saber de tudo
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  7. A capa é interessante, não li e confesso que não chamou minha atenção, embora sua resenha tenha sido maravilhosa. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. A historia é bastante interessante mais não faz o tipo de gênero que gosto, a capa é linda e adorei o Titulo!
    Bjúús

    ResponderExcluir
  9. Gostei da capa bem chamativa.
    Sobre o livro interessante ale essa historia quem ama ditadura com certeza ira gostar bjs

    ResponderExcluir
  10. Pena que o romance e os personagens deixam a desejar, mas vou focar no pontos positivos porque gosto de enredos consistentes e dessa parte da história referente a ditadura militar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Depois das Cinzas é um livro maravilhoso. Li e me apaixonei. A estória é recheada de mistério, drama, encontros e desen desencontros, sobre o valor da amizade, e muito amor e também sofrimento. A trama tem a ditadura militar como pano de fundo e nos dias atuais serve para grande reflexão, principalmente para aqueles que só conhecem este período da história de ouvir falar. Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Depois das Cinzas é um livro maravilhoso. Li e me apaixonei. A estória é recheada de mistério, drama, encontros e desen desencontros, sobre o valor da amizade, e muito amor e também sofrimento. A trama tem a ditadura militar como pano de fundo e nos dias atuais serve para grande reflexão, principalmente para aqueles que só conhecem este período da história de ouvir falar. Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir