Vamos juntas?

Publicado por 21.3.16


Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.
Autor(a): Babi Souza | Editora: Galera Record | Compre aqui: Saraiva, Americanas

Muito se tem ouvido falar sobre feminismo, empoderamento e direitos iguais. Tenho lido textos lindos, que dá até vontade de chorar ao me sentir compreendida, mas também tenho visto cada discurso de ódio que me deixa assustada. Acredito que todas as mulheres já viram/ouviram comentários machistas, já foram vistas como culpadas ao invés de vítimas, dentre tantas outras coisas nada agradáveis.

Se você é uma das pessoas que já sentiu o machismo de perto, então estamos juntas e este é um livro que lhe mostrará que não está sozinha. A autora não tenta convencer o leitor de que ele precisa abrir mão de todos seus valores e costumes em prol de algo no qual não acredita, então não espere encontrar um texto construído sobre a base da exigência.

Vamos juntas? é uma obra que representa muitas mulheres, mesmo aquelas que eu já vi indo contra o feminismo. Isso mesmo, se você é mulher, com certeza está representada de alguma forma neste livro, independente da forma como você vê a sociedade em que vive.

Me senti acolhida a cada nova página, compreendida a cada novo texto e protegida por ver que não estou sozinha. O movimento que começou em uma página na internet ganhou proporções que nem a autora imaginava alcançar e graças a ele muitas mulheres se sentiram seguras, empoderadas e deixaram a sensação de solidão de lado. Se podemos seguir nossos caminhos juntas, unidas, protegidas, por que não por essa ideia em prática?

Uma obra repleta de informações claras, reais e dignas de reflexão.

E aí gurias, vamos juntas?

 


13 comentários

Comentários
13 Comentários
  1. Nossa que interessante este livro, já tinha escutado sobre o livro mas nunca tinha me interessa em ler. Sua resenha está ótima e me deixou curiosa. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê!
    Achei o livro tão fofinho e a idéia tão legal!
    Adoro o carinho que o pessoal do GER tem com a gente :)
    Li o meu em uma sentada hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O pessoal da GER é lindo <3 dei uma folheada neles, mas acabei dando os livros pra uma amiga minha que gosta muito desse assunto. Achei a campanha muito legal porque hoje em dia.. :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandra, tudo bem?
    Eu acompanho o Movimento Vamos Juntas há pouco tempo, fiquei conhecendo por conta desse livro e já me apaixonei, estou louca para ter meu exemplar em mãos porque com certeza é uma leitura que vale muito a pena. Ainda mais quando leio que outras pessoas estão gostando, tanto como você que se sentiu acolhida lendo. Vamos juntas nessa leitura sim,rs.

    Beijos. ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sim, flor, vamos juntas! Adorei a proposta do livro... Eu já conhecia a página no Facebook e me emocionava com os relatos das mulheres que, por sonoridade, ajudavam umas às outras indo juntas. Mas não sabia que a organizadora estava escrevendo um livro. Gostei muito e espero que a ideia dela alcance ainda mais pessoas!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii Alessandra <3 vamos juntas o//
    Menina, eu sou louca para este livro, a sua resenha está maravilhosa. Espero que a organizadora faça bastante sucesso e que venha algo maravilhoso.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não conhecia o livro, muito menos a campanha. Achei bem interessante. Minha filha pra não ser abordada na rua, nem ouvir gracinhas, resolveu andar curvada como se fosse corcunda..rsrs Achei exagerado isso, mas ela disse que consegue resultados. ^^
    Gostei do livro. Talvez compre pra ela.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. O Gênero da obra não me apetece. Mas a temática/mensagem é maravilhosa! Adorei sua resenha,é um livro que com certeza eu daria de presente às minhas melhores amigas <3
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa! Recebi também o livro e o projeto gráfico dele está lindão e super atrativo. É pequenino no formato, mas enorme em seu conteúdo.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hi baby, tudo bem? TODO MUNDO está falando sobre esse livro e o movimento "Vamos Juntas?" confesso que só conheci o movimento depois de ouvir falar do livro, logo curti a pagina no face e já pretendo comprar o livro! todas as mulheres devem ler esse livro e procurar ajudar umas as outras! só juntas conseguiremos nos proteger do machismo de cada dia!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Eu gosto muito de ler coisas feministas, curto muita coisa feminista no fb e etc hehe, quando vi os parceiros recebendo deu uma inveja! HUEUHE.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é sensacional, simples porem objetivo! A iniciativa foi muito inteligente! Todos deveriam ler! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Esse livro tem chamado bastante a atenção pela sua proposta. Li algumas resenhas e já me programei para lê-lo em breve. Nós mulheres devemos realmente ser companheiras umas das outras, mesmo que o pensamento de algumas seja de rivalidade. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir