O mistério das princesas

Publicado por 17.3.16


Sinopse: Jenna ganhou o maior presente que uma garota poderia desejar: ser uma princesa! Tudo havia começado alguns dias antes quando, entre muitas meninas, fora escolhida para representar o papel principal em um filme. E lá estava ela, na sacada de um palácio real de verdade, lindamente vestida e maquiada, acenando para uma multidão de súditos emocionados! Por algumas semanas, Jenna seria Malena, a jovem e amada princesa de Scândia, um rico e belo país onde todos eram felizes. Era como morar dentro de um conto de fadas!
Autor(a): Kirsten Boie | Editora: Fundamento | Compre aqui: Loja da editora, Saraiva

Através de uma narrativa simples e sem grandes mistérios, a autora desenvolve uma história com princesas, mas que não se parece com um conto de fadas.

Jenna é uma protagonista que não chega a surpreender, mas também não decepciona. Ouso dizer que ela representou muito bem a simplicidade e ingenuidade de uma adolescente que foi criada dentro de uma "bolha" de proteção materna. A jovem cresceu apenas com a companhia de sua mãe, uma mulher elegante, que dá aulas de etiqueta, mas que a controla de perto.

A adolescente vê uma oportunidade única de se destacar no meio da multidão, a oportunidade de estrelar um filme ao representar o papel de uma princesa. Apesar de todos os elogios feitos à ela, de toda a preocupação da produção do filme em mantê-la envolvida com o filme, de cara o leitor já percebe que tem algo errado, principalmente quando a primeira atividade como atriz faz com que ela substitua uma princesa de verdade.

Em meio a algumas revelações, ação e conspiração, o leitor se pega envolto por uma história com cara de filme da sessão da tarde, bem ao estilo dos que foram estrelados pelas gêmeas Olsen (conseguem lembrar do estilo adolescente?). Um tanto quanto previsível, a narrativa não chega a surpreender ou a chocar, tão pouco explora a imaginação do leitor. 

Apesar de se tratar de uma história um pouco mais adolescente, a temática não chega a ser "bobinha". Nada de romance açucarado entre adolescentes que acham que a vida perderá o sentido caso se separem, nem mesmo uma linda aventura entre amigos, pelo contrário, os jovens estão envolvidos em um sistema de conspiração, tornando visível a desigualdade e até que ponto alguém é capaz de se corromper para assumir o poder.

Não se pode deixar o povo na pobreza para que o outro viva no bem-bom.

Mesmo não se tratando de uma história com grande profundidade, o livro cumpre com o propósito de entreter e provavelmente será um prato cheio para os jovens leitores e aqueles que ainda se encantam pelas histórias mais light, sem grandes pretensões.

 


11 comentários

Comentários
11 Comentários
  1. Oi querida,

    Pela resenha me pareceu uma história gostosa de ser ler, apesar de não fazer muito meu estilo, por ser previsível.
    Mas vou anotar a dica aqui e numa oportunidade adquirir e ler.
    Obrigada, abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra
    Não conhecia o livro, e não sei se leria. Não costumo ler livros mais ligados ao público juvenil, mas sempre tem alguns que me interessam. De qualquer forma gostei de ver os livros e quem sabe futuramente eu me anime.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandra! Primeiro, eu não podia deixar de comentar sobre a capa do livro, pois a achei muito bonita. São poucas as vezes que procuro esses livros mais simples para ler, apenas para "limpar a mente", por isso vou guardar o nome dele para futuramente :)

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    nossa, não conhecia o livro, parece ser uma leitura bem legal para quem gosta, eu fiquei bem curiosa depois de ler sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale, não conhecia essa obra, mas fiquei bem curiosa, pois gosto bastante do gênero abordado. Parabéns pela resenha!

    Super beijo
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse eu não o leria. Mas sua resenha me convenceu. Fiquei super curioso. Só não curti a capa :/
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Antes de você falar sessão d atarde, já estava com a impressão de filme adolescente água com açúcar, o que não deixa de ser válido, porém, em minha percepção, parece ser um juvenil.

    ResponderExcluir
  8. Olá Alessandra, esse parece ser um ótimo livro para ler depois de uma leitura mais densa, com uma historia simples e sem muitas surpresas, mas que entretêm o leitor *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Alê, parece ser mesmo uma história para sessão da tarde, com um final trazendo um lição. Acho válida esse tipo de leitura quando a gente quer algo só para se distrair, sem muita reflexão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Achei a premissa muito morna, e por não fazer muito meu gênero no momento, irei passar a dica. Assim como a Nilda escreveu no comentário acima, achei o livro bem sessão da tarde também kkk. Vou indicar a leitura para minha prima, pois acho que irá gostar ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oooi, o enredo desse livro não me cativou. Essa questão de uma adolescente viver dentro de uma bolha e representar um papel importante num filme, não gostei. Acho que já passei dessa fase sabe. Mas tenho certeza que muita gente pode se identificar com a protagonista.

    Até curto livros previsíveis, afinal, alguns perderiam toda a magia se não o fossem haha. Mas esse, apesar desse sistema de conspiração, não chamou minha atenção.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir